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Black Friday mais interessante: 6 estratégias para melhorar o E-mail Marketing

Conhecida por ser a ocasião das boas compras, a Black Friday chegou para ficar no Brasil. Realizada na última sexta-feira de novembro, a data tem a expectativa de faturamento de R$ 2,14 bilhões neste ano, conforme os dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Para que alcance o potencial de vendas da data é importante que o lojista invista no planejamento de suas estratégias de marketing.

Listamos algumas práticas que ajudam a turbinar as vendas do e-commerce.

1. Invista na captação de e-mails

Se o e-commerce já possui uma página de captura (splash) para o cadastro de pessoas interessadas em receber ofertas exclusivas, mude o layout pelo menos um mês antes da Black Friday, oferecendo vantagens pelo cadastramento. Este splash pode ser ativado até dois meses antes da data. Utilize “checkbox” para as pessoas marcarem as categorias que têm mais interesse, sem solicitar digitação adicional. O único campo que deve exigir preenchimento é o do e-mail. Essas pequenas alterações podem aumentar significativamente o número de cadastros.

 

2. Informe previamente os produtos que serão ofertados

Cerca de 15 dias antes da Black Friday, envie uma campanha com uma prévia dos produtos que estarão em oferta e a faixa de descontos a ser concedida (por exemplo, de 30% a 50%). Informe também, com fontes grandes, o dia da Black Friday e uma contagem de quanto tempo falta. Conforme a data se aproxima, vale enviar um e-mail uma atualização, como: “Está chegando! Black Friday é daqui 7 dias”.

 

3. Relembre diariamente seus assinantes sobre a promoção

Apesar de já ter informado aos consumidores sobre a faixa de descontos, é importante reforçar na semana que antecede a Black Friday. Envie ao menos duas campanhas específicas no período abordando o “grande dia”. São estas iniciativas que ficam na cabeça das pessoas, fazendo com que elas acompanhem a loja e os produtos que poderão comprar em condições diferenciadas.

 

4. Envie as campanhas com as ofertas

O apelo com senso de urgência aumenta a abertura e conversão da campanha. Ative os preços reduzidos um pouco antes da meia-noite do dia 25 de novembro e neste mesmo horário é ideal já enviar a primeira campanha, apresentando os produtos com descontos. Também vale mandar outros e-mails ao longo do dia, informando das últimas horas de promoção. Lembre-se de variar os assuntos, para que as pessoas entendam que são e-mails diferentes.

 

5. Ofereça vantagens “surpresas” para quem abrir a campanha no dia

A atenção do consumidor vale ouro neste dia. Portanto, vale tudo o que o lojista puder fazer para se destacar. Surpreenda oferecendo um cupom de frete grátis para compras acima de determinado valor, um brinde ou um percentual extra de desconto sobre o valor do site. Isto potencializa a conversão, além de agradar os assinantes.

 

6. Cumpra o prometido!

Nos últimos anos, houve casos de fraude neste dia, em que alguns varejistas aumentavam o preço “normal” dos produtos para conceder um grande desconto no dia, o que não trazia nenhuma vantagem real para o consumidor. Não se deve subestimar a inteligência do público. Caso não seja interessante para o lojista conceder descontos reais e significativos, é melhor não participar desta ação promocional. Afinal, enganar o público traz consequências não apenas durante a Black Friday, mas para a imagem da loja.

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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