Em meio à transformação digital que vem ocorrendo nas organizações, muito tem se falado sobre os chatbots. Porém, ainda há dúvidas sobre suas reais aplicações por parte dos gestores. Esse é o seu caso? Se sim, saiba que é necessário compreender e, mais do que isso, pensar em implementar o recurso o quanto antes.
Para você ter uma ideia da importância da solução, uma pesquisa da Walker Information mostrou que, até 2020, 85% das interações com consumidores serão conduzidas por mecanismos automáticos. Além disso, essa será a primeira opção para diferenciar uma empresa de seus concorrentes.
Se você chegou até aqui, provavelmente quer estar por dentro das formas de utilizar os bots para otimizar processos, não é mesmo? Nesse caso, está no lugar certo! Acompanhe o nosso post e conheça algumas maneiras de implementação desse programa.
Afinal, o que são os chatbots?
Chatbots são programas de computador que se utilizam de Inteligência Artificial para funcionarem como assistentes virtuais. Esses se comunicam e interagem com usuários em chats por meio de mensagens de texto automatizadas.
Você certamente já se deparou com o recurso em algum site ou loja virtual. Sabe quando acessa determinadas páginas e surgem janelas de pop-up perguntando se precisa de atendimento ou tem alguma dúvida? Esses são os chatbots, que atuam de forma ativa, ou seja, não esperam que o consumidor busque atendimento para então se colocarem à disposição.
Quais as formas de utilização do atendimento automatizado?
Graças aos inúmeros avanços relacionados à Inteligência Artificial, os chatbots têm se tornado cada vez mais eficientes para o atendimento de uma empresa em seus canais digitais. Veja abaixo algumas formas de utilização:
Otimizar o processo de atendimento
Em sites e e-commerces existem diversas perguntas comuns que são realizadas por consumidores. Entre elas estão: formas de pagamento, prazo de entrega, possibilidade de troca e devolução. Nesse sentido, é possível otimizar o atendimento por meio de chatbots, que possuem respostas prontas para esse tipo de interação e podem solucionar dúvidas com rapidez.
Como é de se imaginar, isso poupa tempo dos colaboradores, que precisariam empreender esforços para responder muitas vezes a mesma questão. Já com o auxílio de um bot, essses só são acessados quando é realmente necessário, ou seja, quando há questões mais complexas a serem resolvidas pelo atendimento.
Relacionamento com leads e clientes
Os chatbots também são excelentes auxiliares na construção de relacionamentos positivos com leads e clientes. Isso porque, a partir de questões feitas pelos usuários, podem sugerir conteúdos capazes de sanar dúvidas e trazer informações valiosas.
Ou seja, são uma ótima ferramenta para as estratégias de Marketing de Conteúdo. Por meio de conteúdos relevantes sugeridos pelo atendimento automatizado, podem ser gerados relacionamentos sólidos e fidelização de clientes.
Coleta de dados
Os dados são um dos bens mais valiosos para as empresas atuais. Uma das aplicações mais importantes dos chatbots é justamente essa. Coletar informações importantes para que a organização mantenha o banco de dados sempre atualizado e possa desenvolver estratégias de Marketing mais assertivas, direcionadas a cada etapa da jornada de compra, é fundamental nos dias de hoje.
A vantagem é que as interações se tornam menos invasivas e monótonas, como é o caso do atendimento telefônico e preenchimento de formulários, por exemplo.
Ensino e aprendizagem
Uma aplicação muito interessante dos chatbots é na área da educação. Por meio do Machine Learning, os robôs são treinados conforme sua função, como responder, calcular, conversar e jogar. A partir daí, são formados grandes bancos de dados que os tornam uma espécie de tutores.
Um dos chatbots mais conhecidos do segmento é o Watson, da IBM. O robô prioriza o aprendizado personalizado do aluno por meio da conversação. Assim, o sistema acompanha o processo do estudante e oferece os conteúdos ideais, seja em em formato de texto, vídeo ou imagem. Tudo de acordo com suas características e necessidades.
Aumento nas vendas
Certamente um dos objetivos compartilhados por empresas de todos os setores é o aumento nas vendas. Nesse sentido, os chatbots podem ser utilizados para auxiliarem os profissionais do time comercial, já que são uma boa ferramenta para vendas cruzadas.
Por exemplo, em conversa com o consumidor, o robô pode oferecer uma série de soluções que vão de encontro às suas expectativas. A partir do momento em que o lead começa a demonstrar interesse na compra do produto ou serviço, é direcionado para a página de destino ou atendimento de colaboradores.
Pelo que você pôde comprovar, os chatbots possuem diversas aplicações que podem auxiliar as organizações a oferecerem um atendimento personalizado, ágil, inteligente e satisfatório. Isso sem contar a redução de custos, já que a necessidade de contratar colaboradores diminui.
Mas as aplicações não param por aí! A solução pode ser personalizada segundo as demandas de cada negócio. Basta planejar e criar as estratégias dos chatbots para otimizar os resultados.
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