É difícil ignorar como a transformação digital mudou o mundo da comunicação e a forma como aprendemos, jogamos, participamos de atividades e fazemos compras.
Nos últimos anos, vimos cada vez mais os profissionais de marketing se especializando e procurando ferramentas que consigam capturar e monitorar dados do consumidor de forma rápida e eficaz, possibilitando a criação de um número maior de campanhas automatizadas e personalizadas. Essa busca fez com que, desde 2013, o orçamento de marketing de conteúdo das empresas aumentasse.
A razão declarada para isso é o sucesso desse tipo de estratégia integrada. Afinal, essas plataformas inteligentes permitem que a equipe consiga gerenciar o conteúdo das suas campanhas em múltiplos canais, supervisionar sua distribuição e medir sua execução online. Tudo isso em um único lugar. É aí que entra o Marketing Cloud.
Para quem ainda conhece pouco sobre a nuvem, ela pode parecer misteriosa, confusa e complexa. Mas o cloud nada mais é do que uma maneira de gerenciar todos os seus programas de computador, aplicativos e hardware em um sistema compartilhado e hospedado de forma independente de sua rede interna.
As grandes empresas estão migrando seus recursos para essa solução há alguns anos, e agora as pequenas empresas estão se juntando a elas. Mas a migração que está acontecendo não é apenas de armazenamento e bancos de dados. O Marketing Cloud está levando vários outros serviços para a solução.
O que é Marketing Cloud?
O Marketing Cloud é uma plataforma de marketing digital baseada na nuvem que oferece diferentes canais de comunicação tais como o e-mail marketing, sms, push, além do gerenciamento da base de contatos e redes sociais sob demanda, sendo altamente escalonável. Isso permite que todas as partes interessadas alterem, utilizem e compartilhem dos recursos disponíveis de maneira rápida e eficaz.
A mecanização do Marketing Cloud faz dele uma maneira poderosa de entender o ciclo de vida do consumidor, como sua jornada de compra e seu engajamento com a marca. Isso proporciona às empresas a capacidade de planejar, criar e lançar esforços publicitários sem dependência direta de ativos do setor de Tecnologia (TI).
Quais são as ferramentas de Marketing Cloud?
O objetivo da maioria das ferramentas de Marketing Cloud é oferecer uma experiência integrada de ponta a ponta, para que o seu negócio consiga explorar ao máximo ferramentas de última geração. Por isso, as Marketing Clouds incluem recursos como os seguintes:
Chatbots
Marketing Clouds podem conter todos os instrumentos necessários para a criação e administração de chatbots. Eles, que são a nova tendência no atendimento ao consumidor, podem ser configurados e gerenciados com alguns cliques, sem que ninguém precise entender de programação para isso.
Social Media
As ferramentas de mídias sociais do Marketing Cloud automatizam o trabalho do seu departamento de marketing e amplificam os resultados que a sua empresa obtém na internet. Elas aumentam a produtividade da equipe, permitindo que menos pessoas se dediquem a uma mesma tarefa, e viabilizam desde o agendamento de posts até a geração de relatórios customizados.
Plataformas de análise de dados
São as plataformas de análise de dados do Marketing Cloud que têm o potencial de transformar de uma vez por todas a maneira como a sua empresa lida com dados. Seu grande diferencial é permitir gerenciar relatórios, informações de histórico de navegação e compra dos seus clientes, sua base de contatos ativos e inativos, além de integrar toda a estratégia aos softwares de CRM que a empresa já utiliza.
Quais são os benefícios de Marketing Cloud?
Há muitas vantagens de optar pelo Marketing Cloud em detrimento de outros softwares que permitem disparos de mensagens, por exemplo. Produtividade, economia, segurança e mobilidade são apenas algumas delas. Dá para fazer muito mais com serviços na nuvem.
Produtividade e economia
O uso de software de marketing baseado em nuvem ajuda a mantê-lo atualizado, e significa menos tempo gasto na instalação de novos programas e suas atualizações. Isso se traduz em menos dinheiro gasto em serviços de TI, sejam eles internos ou contratados. Com uma ferramenta que funciona 100% do tempo, sua equipe pode ser mais produtiva e lucrativa, trabalhando sem interrupções.
Segurança
Uma preocupação comum com relação à nuvem é a segurança. Afinal, é assustador pensar em dados importantes da sua empresa circulando por aí. Entretanto, assim como as medidas de segurança protegem as informações da empresa de forças externas na sua rede, o mesmo acontece com criptografia e outras tecnologias na nuvem.
Vantagem competitiva
Marketing Cloud é uma vantagem competitiva pois permite que o seu negócio escale conforme necessário. Precisa de ferramentas exclusivamente para uma única campanha? Não tem problema.
Esse gasto temporário não vai se transformar em uma despesa de capital, nem em altos custos de licenciamento que precisam ser administrados por um longo período de tempo. Pague apenas por aquilo que você usou e pelo período em que usou. Além disso, você consegue estar presente em múltiplos canais com a sua marca por conta da grande variedade de campanhas que podem ser feitas utilizando essa tecnologia.
Diferenciação
Ferramentas de Marketing Cloud tornam mais fácil para qualquer negócio lançar uma nova iniciativa, campanha de marketing ou linha de produtos. Afinal, leva menos tempo obter os recursos e segmentações de base necessárias.
Além disso, esses serviços são continuamente atualizados e, na maioria dos casos, totalmente integrados — oferecendo um conjunto completo de ferramentas de análise, redes sociais e segmentação de clientes que serão um diferencial competitivo e tanto para o seu negócio.
Mobilidade e eficiência
Colocar recursos de marketing na nuvem simplifica seu ajuste, utilização e compartilhamento. A equipe de marketing pode obter esses benefícios onde quer que esteja, em vez de permanecer presa às suas áreas de trabalho.
O Marketing Cloud, portanto, diminui significativamente o tempo entre organizar e executar tarefas de marketing.
Facilidade de implementação
Com Marketing Cloud não é preciso comprar um hardware diferente e fazê-lo funcionar sempre que esforços específicos de marketing forem requisitados. O modelo SaaS garante que tudo que você necessita é uma conexão com a internet para ter a última versão de software e hardware acessíveis na ponta dos dedos.
Marketing Cloud é uma tendência que vai mudar a maneira como a sua empresa consome ferramentas de marketing. Gostou de conhecê-la? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das últimas tendências do mercado.