A maneira de fazer publicidade mudou bastante nos últimos anos. Com o advento da Internet, tudo mudou: a publicidade online tornou-se altamente rentável, não-invasiva e fácil de ser executada. Para acompanhar essa mudança, diversas soluções tecnológicas entram em cena para otimizar tarefas e atividades indispensáveis para a sobrevivência de uma empresa no mercado. Uma delas é o E-mail marketing.
O E-mail marketing é uma ferramenta de comunicação que tem como finalidade enviar conteúdos para uma lista de contatos segmentada, a fim de promover um relacionamento direto e otimizado com o público. Manter clientes sempre antenados com as últimas novidades e promoções de uma marca é fundamental para gerar conversões e ampliar as oportunidades de negócio. Os materiais promocionais são direcionados para pessoas que autorizaram o envio de conteúdo, ao preencherem formulários com dados pessoais. Este fato torna a audiência ainda mais qualificada e assertiva.
No entanto, é preciso tomar cuidado na hora de desenvolver um E-mail marketing, uma vez que a prática se confunde com outra técnica, o Sending and Posting Advertising in Mass (SPAM). Saiba a diferença entre ambos
Qual a diferença entre e-mail marketing e SPAM?
A principal diferença entre e-mail marketing e SPAM é consentimento do usuário. No caso do E-mail Marketing, o envio ocorre porque o destinatário forneceu os próprios dados e permitiu que determinada empresa enviasse conteúdo por e-mail. Se o usuário desejar, pode cancelar o envio de mensagens a qualquer momento, e empresa deve sempre respeitar essa decisão. Esta ferramenta direciona conteúdo para quem realmente tem interesse em receber novidades e promoções de determinada marca. As boas práticas de envio de E-mail marketing são essenciais para garantir a reputação e a credibilidade de uma empresa.
Já o SPAM utiliza meios ilícitos para enviar propaganda para qualquer pessoa, sem que ela tenha solicitado. Esta técnica utiliza listas de terceiros para disseminar conteúdo, enviando e-mails sem mensagens relevantes de IP’s que não foram autorizados pelo usuário. O SPAM desperta uma série de sensações negativas no destinatário, desde total indiferença até a suspeita de que se trata de um vírus.
Como evitar que o E-mail marketing vá para a caixa de SPAM?
- Jamais reenvie e-mails suspeitos e sem fonte confiável
- Filtre sua lista de contatos para que as mensagens certas sejam enviadas para as pessoas certas
- Envie apenas conteúdos relevantes
- Não utilize softwares que prometem enviar e-mails por meio de formulários
- Não compre listas de e-mails: construa sua base de contatos
- Ofereça algo além do que promoção, lançamentos e outras novidades. Envie conteúdos envolventes e sem apelo comercial
Principais vantagens oferecidas pelo E-mail Marketing
- O usuário escolhe sobre os assuntos que deseja receber por e-mail
- Disseminação de conteúdo relevante e original
- Gerenciamento de contatos otimizado
- Agilidade e assertividade de envio
- Fortalecer e consolidar o relacionamento da empresa com seu público
- Chance de mensurar se sua estratégia de marketing digital está dando certo, por meio de métricas e relatórios detalhados
- Facilita a comunicação entre empresa e cliente por meio de mensagens sucintas, interessantes e valiosas
- Envio direto, rápido e massivo de conteúdo
- Oferece um excelente custo/benefício
- Surpreender o cliente com um material valioso e bem elaborado
- Aumentar as oportunidades de novos negócios
- Não utiliza recursos físicos, uma vez que se trata de um material digital
Fique bem atento às boas práticas de E-mail marketing e utilize essa poderosa ferramenta para melhorar a reputação da sua empresa!