O poder da comunicação sempre foi algo muito valorizado. Saber falar é um dom e esse dom foi responsável, inclusive, pela permanência e evolução do homem desde a era das cavernas. No mundo globalizado, nunca foi tão importante falar bem, direcionando a linguagem de acordo com a frequência e o público com os qual nos comunicamos.
Se o e-mail marketing surgiu como peça fundamental na construção de relacionamentos, ele se fundamentou na abordagem que privilegia a personalização. Claro que o objetivo final das empresas ao adotarem este canal de comunicação não é, ou pelo menos não deve ser apenas de venda imediata. Estamos falando principalmente de fortalecimento marca e fidelização de marca.
Para que a comunicação seja uma via de mão dupla, ou seja, se torne um diálogo, é necessário saber com quem estamos falando e dispor de características que ajudem a identificar quem está do outro lado da tela. Suas preferências precisam estar claras para traçar um discurso alinhado com o que ele espera da empresa e da experiência de compra.
Mais especificamente, entender o que o cliente deseja pode auxiliar no aumento do volume das vendas e será valioso para planejar seus próximos passos.
Abordagens estratégicas
A comunicação segmentada, calcada no conhecimento de seu cliente, ajudará a sua companhia a decidir onde investir. Porque à medida que você possuir a assessoria adequada no disparo de seus e-mails marketing, os relatórios de abertura, interação, conversão, entre outros que serão gerados, contribuirão para a expansão mais segura de determinados nichos de seu negócio.
Um exemplo: se você for um empresário que lida com audiovisual, livros e eletro-eletrônicos, ao oferecer para o público certo uma comunicação com novidades que efetivamente interessem, será possível calcular toda a cadeia do seu e-commerce. Produtos que merecem estar em destaque, em banners ou informativos impressos; segmentos que estão em crescimento; e até uma futura ampliação necessária do quadro de funcionários e espaço de estoque de determinados itens.
Dessa forma, a construção de um bom conteúdo e as mensagens personalizadas de acordo com o comportamento de navegação dos usuários são fatores que persistem como chaves do sucesso nas campanhas de e-mail marketing. É sempre bom lembrar, claro, que eles não andam sozinhos.
Uma pesquisa da e.life ajuda a compreender melhor esta questão. Realizada entre novembro de 2011 e fevereiro de 2012, com 1.316 usuários brasileiros de mídias sociais, revelou que 75% crêem que o e-mail ainda é o melhor meio de comunicação que pode ser utilizado por uma empresa. O funcionamento das próprias mídias sociais, aliás, também depende muito do e-mail marketing.
A conclusão está no fato de que todas as mídias que abordam os consumidores ou e-consumidores são interdependentes. Como também têm algo em comum – elas se completam na medida em que todas devem ter um discurso uniforme, em sintonia. A conquista do cliente deve cada vez mais passar pelo relacionamento eletrônico, mas a abordagem não pode ser apenas comercial. Lembre-se de levar sempre para o “lado pessoal”.
Victor Popper, CEO da All In