O email marketing está em constante evolução. O que se sabia sobre o tema há meses, já não vale mais.
Antes, era preciso construir o HTML do template de forma tão perfeita que as empresas precisavam de especialistas para isso, pois o código e as frases fiscalizadas pelos filtros antispam influenciavam quase que 100% na entrega da mensagem na caixa de entrada dos destinatários.
Hoje, não é mais assim, o código influencia em alguns casos, mas o que mais conta é como os destinatários estão interagindo com as mensagens. Grandes provedores de email, como Gmail e Hotmail, estão de olho no comportamento dos usuários. Se o usuário deixa de interagir com algum remetente, ou seja, deixa de abrir diversas mensagens de um mesmo domínio por certo tempo, as próximas mensagens começarão a cair na caixa de spam.
A proposta destes clientes de email é facilitar o dia-a-dia dos destinatários, atuando de acordo com a preferência de cada um.
O mercado brasileiro está se adequando a essas mudanças, e não vai demorar muito para que as empresas e até mesmo os usuários se atentem para a importância da relevância de cada email marketing.
Você como empresa, precisa ser relevante todos os dias para seus clientes. Deve pensar em assuntos atrativos para os emails enviados, layouts que influenciem nos cliques dos usuários, comunicar a cada destinatário o que eles esperam receber. Não podemos esquecer que, cada vez mais, a segmentação ganha força!
Se você é um spammer, fique atento: Seus dias estão contados. A cada reclamação dos usuários, a cada reporte como Spam aos provedores de emails, a reputação do seu domínio é prejudicada.
O email marketing não é mais o mesmo. E não é mesmo! Quem poderia imaginar que reputação (de domínio ou IP) seria a palavra de ordem? Isso aconteceu por milhares de reclamações de usuários, se antes era simples para spammers enviarem mensagens indesejadas para milhares de destinatários, posso dizer que, a cada dia que passa isso se torna uma tarefa extremamente complicada e torço para que, a curto prazo, impossível!
* Por Any Zamaro, coordenadora de Produto da All In Mail
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Última modificação: 30 de outubro de 2020