Usado no marketing para testar a performance e o retorno de uma campanha, o Teste A/B tornou-se uma prática indispensável na estruturação de um email marketing.Ele consiste em enviar dois ou mais formatos de uma mesma campanha para amostras de pessoas diferentes, a fim de medir o melhor desempenho gerado.
O uso do Teste A/B permite que você analise tanto o subject quanto o conteúdo ou peça de uma campanha. É possível avaliar :
-o melhor dia da semana e horário com maior taxa de abertura,
– qual linha a ser seguida para construção do assunto,
– qual promoção que poderá ter o maior destaque na mensagem do email marketing, dentre outros.
Daremos um exemplo do Teste A/B para o subject: antes de enviar o email marketing para toda a sua base de contatos, pense em dois ou mais assuntos diferentes. Retire cerca de 10% de sua base (amostra) e divida-as em duas ou mais partes iguais.
Faça os disparos correspondentes ao número de subjects escolhidos. Com essas métricas é possível avaliar o melhor retorno e consequentemente a melhor maneira de aumentar a conversão da campanha. Sendo assim, utilize o subject que obteve um maior número de cliques e/ou visualizações para enviar ao restante da sua base.
Caso sua base de contatos seja muito extensa, empregue a prática de segmentação a partir de um ID do usuário (número de identificação). Separe pelas variáveis par ou ímpar e envie para pequenos grupos. Assim é possível garantir o retorno e evitar gastos de recursos ou da própria imagem do seu negócio.
Campanhas de email marketing mal estruturadas geram baixos resultados. Por meio do Teste A/B é possível avaliar o alcance de sua ação e planejar, já que elas têm impacto direto nas vendas e são eficazes na conquista de novos clientes.
Comunicação All In Mail
Escrito por hivelabs• 28 de fevereiro de 2011• 14:33• Estratégias
Teste A/B: Estruturar, planejar e aumentar suas chances de sucesso
Usado no marketing para testar a performance e o retorno de uma campanha, o Teste A/B tornou-se uma prática indispensável na estruturação de um email marketing.Ele consiste em enviar dois ou mais formatos de uma mesma campanha para amostras de pessoas diferentes, a fim de medir o melhor desempenho gerado.
(Visited 425 times, 1 visits today)
Tags:campanha, conteudo, desempenho, email-marketing, Marketing, metricas, performance-2, subject, teste-ab
Última modificação: 3 de novembro de 2020
É sobre fazer as pessoas se apaixonarem pela sua marca
Oferecemos uma suíte de soluções que usa inteligência para transformar dados em experiências de consumo personalizadas, para que você esteja presente em todos os momentos importantes da jornada do consumidor — sejam eles pequenos ou grandes.
Inscreva-se em nossa newsletter e mantenha-se atualizado!
© 2020 All iN Marketing Cloud e/ou Locaweb. Política de Privacidade / Política Anti-Spam.