Escrito por 10:48 Estratégias

Política da boa vizinhança no ambiente web

Um estudo realizado pela Borrell Associates aponta que 80% das pequenas e médias empresas dos Estados Unidos utilizam o email marketing para se comunicar com consumidores ou futuros consumidores. Trata-se de uma realidade que pode ser percebida com grande facilidade no Brasil, graças à eficácia já comprovada, ao baixo custo e ao ótimo ROI conquistado com estas ações.

Um estudo realizado pela Borrell Associates aponta que 80% das pequenas e médias empresas dos Estados Unidos utilizam o email marketing para se comunicar com consumidores ou futuros consumidores. Trata-se de uma realidade que pode ser percebida com grande facilidade no Brasil, graças à eficácia já comprovada, ao baixo custo e ao ótimo ROI conquistado com estas ações.
Este desempenho está fortemente associado também a diversos outros aspectos, entre eles a proposta de utilização da ferramenta de email marketing. Neste contexto, definir o objetivo de suas iniciativas é imprescindível para o sucesso. Nesta linha, pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd) aponta que, entre 68 empresas pesquisadas, 36% utilizam o email marketing para ações promocionais; 33% para apelos de venda; 31% para ações de relacionamento; e 31% para envio de conteúdo.
Este quadro mostra que as empresas, pouco a pouco, se conscientizam da necessidade de oferecer informações exclusivas (envio de conteúdo) e propor algo realmente diferente para seus clientes (ações de relacionamento). A venda de produtos, nestes casos, vem logo na sequência e está associada a uma experiência, agregando ainda mais credibilidade à ação.
O mesmo estudo da Abemd revela que 34% das empresas realizam de 3 a 5 campanhas por mês; 29% fazem de 10 a 15; e 10% mais de 50 campanhas, índice muito alto e desnecessário, na maioria dos casos. Neste contexto, independentemente do porte ou segmento de uma empresa, está mais do que provado que a comunicação precisa ser direta e objetiva, com uma linha de diálogo e de relacionamento muito clara e eficaz.
Entupir as caixas de entrada com campanhas desnecessárias somente irá irritar os consumidores e contribuirá para seu domínio perder relevância. Grandes quantidades de emails não abertos pelos usuários faz com que os provedores enxerguem sua mensagem como pouco relevante e, se não é relevante, a tendência é jogar no lixo eletrônico. Pense nisso e pratique a política da boa vizinhança no ambiente web: trate bem para também ser bem tratado.
Por Victor Popper, CEO da All In
* Artigo publicado no site ResultsOn
Para ler na versão original, acesse http://resultson.com.br/colaboradores/politica-da-boa-vizinhanca-no-ambiente-web/

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Última modificação: 3 de novembro de 2020
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