Antes de pensar nas técnicas que precisam ser utilizadas para que os usuários interajam com suas mensagens, é preciso garantir que seus emails passem pelos filtros dos provedores e entrem na caixa de entrada dos usuários.
Para garantir que seus clientes receberão suas mensagens é preciso tomar certos cuidados. Listamos aqui 5 dicas que devem ser seguidas para otimizar a entrega das suas mensagens. Confira:
1. Configure o DKIM:
Domain Keys Identified Mail (DKIM) é um protocolo de autenticação, utilizado para garantir a legitimidade do remetente do email. Funciona da seguinte maneira: os conteúdos e o cabeçalho da mensagem são criptografados com o objetivo de gerar uma assinatura única, com uma palavra-chave, que será verificada pelo provedor de email e terá sua autenticidade comprovada. O DKIM é utilizado para impedir que assinaturas falsas sejam geradas e remetentes mal intencionados enviem mensagens no seu lugar.
2. Configure o SPF:
Sender Policy Framework, ou simplesmente SPF, é uma tecnologia utilizada para impedir a falsificação do endereço do remetente a partir da verificação do envelope da mensagem. Ao configurar o SPF o administrador de um domínio consegue definir os servidores autorizados a enviar emails em seu nome, impedindo que remetentes mal intencionados se utilizem de suas configurações para enviar conteúdos indiscriminados. A verificação SPF é feita no servidor do destinatário a partir das regras definidas no registro TXT do servidor de nomes do próprio remetente.
Para obter mais detalhes sobre a configuração de DKIM e SPF clique aqui
3. Cuidado com o tamanho do HMTL:
Uma peça produzida para email marketing precisa levar em consideração que quanto mais leve for o email, mais rápida será a entrega. Além disso, temos que ter em mente o tempo que o usuário irá gastar até que sua mensagem seja carregada. De nada adianta você configurar uma mensagem cheia de elementos, se na hora de abrir o email, o usuário acabar desistindo porque se cansou de esperar, não é mesmo? Por isso, lembre-se, em email marketing, na maioria das vezes, menos é mais!
4. Faça testes de visualização em diferentes clientes de email
De acordo com a configuração, suas mensagens poderão se comportar de maneira diferente dependendo dos provedores de email ou aplicativos em que serão abertas. Para garantir que seus emails cheguem a todos os usuários da mesma forma, ou seja, funcionando perfeitamente, ao terminar a produção do template de seu email marketing, é indicado que você realize testes de envio para diversos provedores, assim poderá verificar a maneira como as mensagens estão sendo apresentadas em cada uma das plataformas, assim, se houver algum erro, você ainda terá tempo de corrigi-lo antes que os disparos sejam iniciados. Nada pior do que o usuário receber sua mensagem e não conseguir abri-la por erros de configuração!
5. Cuidado com os termos associados a Spam
A maioria dos provedores de email submetem as mensagens a testes antispam antes de permitir que elas cheguem a caixa de entrada dos usuários. Esses testes funcionam como filtros e avaliam os termos presentes nos emails para classificar a probabilidade dessa mensagem ser Spam ou não. Fuja de termos como “aproveite”, “imperdível”, “clique aqui”, entre outros do gênero. Eles não são indicados, já que, para a maioria dos provedores, essas expressões são encaradas como Spam. Quando isso acontece, a mensagem é encaminhada diretamente para a caixa de Spam dos usuários.
Esses são alguns cuidados que devem ser tomados para que suas campanhas alcancem o objetivo desejado. Tomando essas atitudes, certamente você verá suas taxas de abertura crescerem significativamente.
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In Mail
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Última modificação: 30 de outubro de 2020