Com uma rotina cada vez mais corrida, muitas vezes os pais não tem tempo ou disposição para sair e enfrentar o já habitual tumulto das lojas em busca dos presentes dos filhos. Neste contexto, o e-commerce vem conquistando a preferência dos consumidores apresentando-se como uma das melhores alternativas para alavancar as vendas por meio de descontos, produtos exclusivos e sugestões de presente.
Assim como no varejo tradicional, as datas sazonais são de enorme importância para as lojas virtuais. De acordo com o e-bit, no primeiro semestre de 2012, o Dia dos Namorados e o Dia das Mães foram responsáveis por 16,6% dos R$ 10,2 bilhões faturados por todo o comércio eletrônico no período.
Aumentando ainda mais essa receita, o dia das crianças já é apontado como a terceira melhor data para o e-commerce brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Este ano as lojas online estão prevendo um faturamento de R$ 855 milhões, o que representará um crescimento de 20% do obtido com as vendas na mesma data em 2011.
Ainda segundo o e-bit, as categorias de Informática e Eletrônicos e de Brinquedos e Videogames devem ser as mais procuradas. Sabendo disso, as lojas estão investindo em ações de e-mail marketing que conquistem os adultos para garantir a felicidade dos pequenos. Oferecer benefícios e promoções exclusivas utilizando templates que remetam à data e despertem o desejo de presentear é uma ótima alternativa.
Sabemos que encantar o cliente é essencial em qualquer estratégia de marketing. Porém, no ambiente virtual isso se torna ainda mais importante, uma vez que seu maior concorrente pode estar à distância de um clique. Para aumentar a conversão de suas campanhas de e-mail marketing é preciso que elas sejam dinâmicas, modernas e cativantes. Nesta época as pessoas recebem muitas ofertas e o seu e-mail deve chamar a atenção, se possível lembrando a comodidade e a otimização do tempo ao comprar em sua loja virtual.
Outra estratégia interessante é incluir no e-mail marketing os seus diferenciais – que o frete é exclusivo, por exemplo. Uma dica importante é que elas sejam integradas às redes sociais. Cada vez mais o público infantil tem acesso a essas mídias e o compartilhamento de campanhas pode ajudar a fixar a sua marca na preferência destes usuários.
Invista em boas estratégias em e-mail marketing e prepare-se para os lucros!
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In