Escrito por 09:15 E-mail Marketing

Boas práticas são responsáveis pelo sucesso das campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing foi protagonista no último E-mail Evolution Conference, realizado em Miami. Mais de 75% dos participantes apontaram a ferramenta de envio como a melhor forma de uma empresa entrar em contato com o público, mesmo diante da concorrência acirrada das mídias sociais.

Em tempos de Oscar e grandes estreias, começo a pensar no quanto a boa propaganda pode influenciar um negócio. Mesmo no cinema, vem destaca-se como favorito um filme de baixo orçamento, com grandes estrelas, chamado “O Lado Bom da Vida”. Se você ainda não assistiu, as apostas populares, em blogs, enquetes e redes sociais, torcem pelo filme sair vencedor nas categorias de elenco e roteiro original. A história tem pitadas tragicômicas,e a propaganda, por incrível que pareça, teve o tão famoso boca-a-boca como um grande aliado, assim como aconteceu com Pequena Miss Sunshine e Juno em anos anteriores.
65897_337244323054475_1273298995_nEste não é um fenômeno tão inusitado assim. Ao promovermos um conteúdo, temos que ter em mente o público que queremos atingir. Se a propaganda não corresponder à realidade de quem a recebe, as repercussões negativas irão prejudicar a sua imagem. Porém, assim como no cinema, no e-mail marketing, além da propaganda, o sucesso depende muito do conteúdo e da relevância da mensagem. Muito já foi feito no passado para que se apresentem mesmices. É preciso inovar para se destacar, sempre!
Uma campanha exitosa chamará a atenção se estiver inserida em um contexto de relacionamento relevante e se for trabalhada adequadamente. Assim como em “O Lado Bom da Vida”, ao respeitarmos as características e utilizarmos o e-mail marketing para as finalidades para as quais ele foi desenvolvido, em conformidade com as boas práticas, nos tornaremos unanimidades. Simplesmente não haverá equivalentes no mercado.
Não sou só eu que digo isto. O e-mail marketing foi protagonista no último E-mail Evolution Conference, realizado em Miami. Mais de 75% dos participantes apontaram a ferramenta de envio como a melhor forma de uma empresa entrar em contato com o público, mesmo diante da concorrência acirrada das mídias sociais.
O “lado bom” da reputação
Uma reputação impecável será conquistada com o tempo e a confiança dos provedores dependerá de planejamento, subdividido em estratégias passo a passo, em grande parte porque os provedores estão estreitando cada vez mais os filtros de spam para impedir que mensagens irrelevantes alcancem a caixa de entrada de seus usuários.
Da mesma maneira, o público dos cinemas também já não se deixa impressionar somente pelo que a mídia decide promover. As redes sociais e os blogs revelam verdadeiros especialistas na sétima arte – ou seja, não há possibilidade de fazer as pessoas acreditarem em algo que elas assistem e não gostam, tentando dissuadi-las. Elas interagem em sites, no Facebook e em tantos canais abertos para reportar o que as agrada ou desagrada.
Estas pessoas não aceitarão positivamente suas campanhas ao se sentirem incomodadas. Se o conteúdo for ofensivo ou o usuário não tiver solicitado a inclusão de seu e-mail na base de contatos, prepare-se: os filtros de reputação, sofisticados o bastante para bloquear e-mails com base em feedback, engajamento e uma variedade de outras métricas advindas do usuário, irão agir!
Por isso, vale a pena o esforço de atuar dentro das regras de boas práticas do e-mail marketing e garantir que suas mensagens cheguem ao usuário sempre na caixa de entrada. Vá além do domínio das boas práticas, focando na criação de valor para o usuário por meio da divulgação de conteúdo relevante.
O engajamento do seu público-alvo será proporcional ao seu esforço em entregar o melhor.
Victor Popper é CEO da All In

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Tags:, , , Última modificação: 30 de outubro de 2020
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