Falta pouco mais de um mês para a Black Friday e a proximidade com a data aumenta o número de dúvidas das empresas sobre como melhorar sua estratégia e garantir boas vendas no período. A data é conhecida por oferecer ofertas e descontos exclusivos que não são encontrados em outras épocas comemorativas como o Natal. Mas quais são os elementos de uma boa oferta?
Para que seja percebida pelo consumidor como uma “oportunidade”, toda oferta precisa ter credibilidade, envolvimento e criatividade. Não adianta oferecer preços especiais sem detalhar condições de pagamento, limitação de estoque, dentre outros. O consumidor pode achar que a propaganda é enganosa se por algum motivo algum detalhe relacionado à compra ou disponibilidade do produto for omitido.
Entre as opções de oferta estão:
•Incentivos de preço: Nessa oferta, o cliente vai ganhar algum desconto sobre o preço normal do produto ou serviço.
Esse tipo de oferta é a mais frequente na data. A dica é tomar cuidado com o “metade do dobro”. Pesquisas mostram que em média 70% dos consumidores usam buscadores e comparadores de preços para pesquisar produtos. Por isso, esteja sempre alinhado com os preços do mercado e tente usar diferenciais como formas de pagamento, tempo de entrega e atendimento exclusivo na data para conquistar mais clientes.
•Prêmios: geralmente ofertados sem custo adicional para incentivar a compra de um produto em especial.
Esse tipo de oferta abre uma oportunidade para se diferenciar dos competidores que podem oferecer o mesmo preço que você em produtos cujo a margem é menor. Aqui também estão contemplados os sorteios que podem ser feitos para quem comprou no período específico.
•Amostras: Envio do produto para teste e experimentação (geralmente ocorre quando é algo novo ou de difícil descrição).
Por que não aproveitar a Black Friday pra apresentar aos seus clientes um novo produto? Isso pode funcionar muito bem com itens de beleza e cosméticos por exemplo. Você pode aproveitar a compra para enviar uma amostra de uma nova cor de sombra ou um perfume da nova coleção.
Um outro ponto importante para o período é não focar apenas em conquistar novos clientes, já que a maioria das marcas esquece que mais barato do que atrair novos consumidores, é se relacionar com antigos compradores.
Pensando nisso, é interessante que seu e-commerce desenvolva estratégias de atração diferentes para cada público. Além de oferecer um desconto de primeira compra por exemplo (focado em novos clientes), você pode fazer uma estratégia de Member Get Member (MGM). Nesse caso, o cliente da sua base ganharia descontos a indicar um amigo para efetuar um novo cadastro ou compra.
Outra dica que pode aumentar as vendas é disponibilizar descontos progressivos até a data em alguns produtos específicos que tenham maior disponibilidade no seu estoque ou que estejam parados há algum tempo. Com essa estratégia, aproveitamos os compradores que desejam receber o produto mais rápido e os que ficam satisfeitos com um desconto de 20 ou 30% sob o valor do produto que desejam adquirir. Dessa forma, sua loja consegue aliviar um pouco da sobrecarga com infraestrutura e logística durante o período.
Avalie sempre seu público-alvo e decida qual estratégia se encaixa melhor no seu negócio! A única regra é ser criativo e cativar o cliente com boas ofertas e um bom atendimento.