Tudo é comunicação! Somos seres comunicadores por natureza e tudo à nossa volta exige que façamos isso. Se nos comunicamos na padaria, no mercado, na escola, no banco e no bar, no trabalho não pode ser diferente, concorda? Pensando nisso, preparamos um guia para você entender a importância da comunicação interna e externa no ambiente corporativo.
Confira agora as principais diferenças entre os dois tipos de comunicação, a importância de implementá-las em seu negócios e algumas dicas que vão te ajudar a colocar a comunicação interna e externa em prática de forma efetiva, vamos lá? 🤩
O que são e quais as diferenças entre comunicação interna e externa
A comunicação é um fator indispensável para o sucesso do seu negócio, tanto àquela que atinge seus clientes e leads, quanto à interna, onde você conversa com colaboradores e fornecedores. Por isso, é importante entender exatamente do que estamos falando quando pensamos em comunicação interna e externa.
A comunicação externa é aquela que você usa para interagir com o público externo: clientes, leads e usuários em geral, é através dela que você transmite a mensagem do seu negócio para o mundo.
É importante ressaltar aqui que comunicação externa não é publicidade, não é sobre vender os seus serviços, mas sim trabalhar no awareness da sua marca, mostrando a instituições, governo e população quem é a sua empresa: valores, propósitos e posicionamento, o que ajuda a potencializar a relação do seu negócio com outras companhias e ampliar a sua mensagem.
Vale lembrar também que publicidade, assessoria de imprensa e marketing são estratégias dentro da comunicação externa que, aí sim, são usadas para divulgar a sua marca comercialmente.
Já a comunicação interna é aquela que facilita a sua interação com os usuários da empresa: colaboradores e fornecedores, por exemplo. É através dela que você informa o seu quadro constituinte sobre o que acontece na empresa, o que é preciso ser feito, regras, comunicados importantes, metas, entre outras necessidades que demandam da comunicação.
A comunicação interna é vista como um pilar que contribui para o crescimento organizacional, portanto, a falta de comunicação no ambiente corporativo é um dos principais motivos para o fracasso das atividades propostas.
Por que ter uma boa comunicação interna e externa?
Comunicação interna e externa trabalham como complementares, afinal, não adianta você se comunicar extremamente bem com o público externo, enquanto o seu público interno não sabe o que está acontecendo na empresa ou está insatisfeito com a falta de clareza das informações e vice-versa.
Isso, inclusive, pode ser muito arriscado: já pensou você investindo na comunicação externa com novos leads e ex-funcionários desmentindo suas informações e propósitos, já que nunca foram comunicados do que acontecia na empresa? Nesse cenário, ambos os trabalhos vão por água abaixo, basicamente, por falta de comunicação.
Ou seja, comunicação interna e externa andam lado a lado e trabalham integradas, com o intuito de otimizar os processos e aperfeiçoar a comunicação da sua empresa como um todo.
Dicas para uma boa comunicação interna
Agora que você entendeu um pouco sobre comunicação interna e externa, será que a sua empresa sabe como trabalhar uma boa comunicação interna? Quais são os pontos principais de uma boa estratégia de comunicação com o seu público interno? Confira algumas dicas que separamos para te ajudar:
Aprofunde-se
Saiba detalhadamente sobre os propósitos, missões e valores da empresa, aprofunde-se na marca, afinal, só assim você conseguirá comunicar a mensagem da maneira mais clara possível. Aprofunde-se também no seu time, conheça os colaboradores, saiba quais são as dores, necessidades e objetivos do grupo para poder trabalhar em ajudá-los.
Seja acessível
Esteja aberto a ouvir os colaboradores e saiba receber feedbacks, eles são parte fundamental de uma cultura organizacional saudável. Ser acessível tem relação com dar espaço para o time falar, trocar e construir juntos. Tem hora para falar, para ouvir e para agir, não esqueça de investir no reconhecimento dos profissionais que se destacam na empresa.
Transparência é tudo
Esse é um dos pontos mais fundamentais da comunicação interna: transparência e clareza nas informações. Seja sincero e comunique os acontecimentos com clareza e empatia, lembre-se que o seu time é feito de pessoas, por isso, é preciso usar as palavras com responsabilidade.
Dicas para uma boa comunicação externa
E aí, tendo consciência sobre comunicação interna e externa, com o público externo, como lidar? Claro que as dicas podem ser compartilhadas, mas é preciso entender que esses públicos se comportam de maneiras diferentes e, principalmente, nutrem relações diferentes com o seu negócio, por isso, o ideal é ter uma estratégia para cada tipo de comunicação.
Planeje-se
Para conversar com o público externo, é recomendado que você tenha um planejamento de comunicação, afinal, os seus valores não vão mudar de um dia para o outro e podem ser trabalhados com muito planejamento e embasamento. Garanta que todas as etapas do seu plano de comunicação estejam coesas e façam sentido para o seu público-alvo.
Público e tom
É fundamental saber com quem você está falando: quem é o seu público-alvo? Você tem uma persona definida? Só assim você vai compreender qual o tom de voz e a linguagem mais adequada para se comunicar com esse público. Além de conseguir também, definir quais os principais canais onde essa comunicação pode acontecer, de acordo com as preferências do seu usuário.
Gestão de comunicação
O trabalho de comunicação interna e externa não é pontual. Eles funcionam de forma contínua e, por isso, precisam de acompanhamento e uma gestão ativa e organizada do planejamento. Invista na gestão da comunicação e observe se a sua mensagem está sendo efetiva, se é preciso aperfeiçoá-la ou se você precisa mudar a rota, por exemplo. Acompanhe de perto para obter melhores resultados.
A sua empresa já trabalha com comunicação interna e externa? Quais os principais benefícios que vocês já notaram?
E se ainda não trabalha, quais vocês consideram os principais desafios para aprimorar a comunicação interna e externa? Compartilhe com a gente nos comentários e aproveite para conhecer outras estratégias que vão contribuir com o seu negócio em nosso blog. Esperamos por você! 😉