Tida por muito tempo como uma característica de grandes empresas, hoje a comunicação corporativa ampliou sua atuação e tornou-se fundamental para o bom andamento do negócio, independente do nicho ou tamanho da empresa.
Antes, só se falava de comunicação empresarial para multinacionais e empresas com muitos funcionários, mas em tempos de pandemia e home office, a comunicação corporativa passou a estabilizar e otimizar esse relacionamento interno.
Segundo a pesquisa realizada pela Aberje, a comunicação interna sofreu um impacto de 83% durante a pandemia. No qual, 85% das empresas afirmam que, o maior desafio é, justamente, manter os colaboradores engajados durante a crise da Covid-19.
O meio que mais se destacou para relacionamento e emissão de comunicados, devido aos bons resultados, foi e-mail, com 94% de engajamento. Mas para além dele, existem outras formas de conquistar efetividade nos resultados. Venha conferir quais são eles!
O que é comunicação corporativa?
A comunicação corporativa baseia-se nas ações tomadas na hora de comunicar-se com o público, seja ele interno ou externo. Através dela é possível criar relações transparentes e sinceras com as pessoas que estão envolvidas diretamente com o seu negócio.
Em tempos de pandemia, onde mais de 40% das empresas adotaram o trabalho remoto, a comunicação corporativa ganhou destaque e tornou-se essencial para o funcionamento das empresas, uma vez que, sem o contato presencial, era quase impossível saber o que acontecia no dia a dia dos funcionários.
Além da comunicação corporativa, existe também a organizacional, porém, essa possui diferentes concepções em localidades específicas. A maioria considera a comunicação organizacional como um tipo de ação que visa beneficiar não só a empresa, mas também funcionários e até instituições externas, como ONGs.
No entanto, em alguns países da América Latina, comunicação organizacional é vista como Relações Públicas, enquanto nos Estados Unidos está mais ligado a comunicação e eventos internos na empresa. Você pode adotar a estratégia que preferir agora que já conhece as opções!
Comunicação corporativa externa e interna
A comunicação corporativa divide-se em duas frentes:
- Comunicação interna: os funcionários e colaboradores têm conhecimento do que acontece na companhia;
- Comunicação empresarial: está ligada a manutenção da imagem da marca, como quando você envia e-mails de novidades aos seus clientes, por exemplo.
Ambas são fundamentais para o bom funcionamento da sua marca, pois:
- Propõem a construção de uma relação de transparência com os colaboradores, além de fomentar o engajamento, cultivando a ideia de “vestir a camisa da empresa” e também valorização dos contribuintes.
- Refletem na otimização do relacionamento com clientes. Lembre-se que o consumidor também está interessado em saber o que acontece dentro da empresa, analisando se a mesma possui métodos humanizados, avalia feedbacks de SAC para melhorias no atendimento, assim como se ela recebe certificações pelo serviço oferecido, gerando maior credibilidade nos clientes. É por meio dessas ações que é transmitido o verdadeiro valor da marca.
Compartilhar acontecimentos relevantes da empresa com o cliente faz com que ele veja que você está em constante melhoria, buscando as melhores opções para o seu negócio e, consequentemente, impactando positivamente no atendimento que ele recebe.
Esse pode ser o momento para trabalhar a relação com o usuário também, mas dessa vez, por meio de redes sociais da empresa. Um estudo realizado pela Later, aponta que, durante o COVID-19, houve um aumento de 18% no engajamento do público com as redes sociais de uma marca. Sendo que 31% dos consumidores passam mais de 5 horas por dia no celular.
Qual a importância da comunicação corporativa?
Muito além de informativos, a comunicação corporativa envolve processos, gerenciamento e ações para manter todos os envolvidos na “mesma página”, mas como essa comunicação pode impactar com efetividade no seu negócio? Veja algumas estratégias:
Opte por um bom engajamento
Uma equipe que se sente conectada com os propósitos da empresa e que sabe quais são os próximos passos, mostra-se mais disposta e engajada. Portanto, motivar o time é um passo fundamental para alcançar sucesso no mercado e a comunicação corporativa vai ajudar diretamente nesse processo.
Segundo estudo realizado pela ONG Kaiser Family Foundation, atualmente 53% das mulheres e 37% dos homens se sentem ainda mais preocupados e estressados no trabalho em decorrência do coronavírus, e por isso, escutá-los e fazê-los sentir pertencentes ao ambiente em que trabalham os engajam bastante.
Proporcione menos ruídos
Uma vez que todos os colaboradores sabem o que está acontecendo dentro da empresa, a chance de haver ruídos na comunicação é infinitamente menor, pois não há falhas na passagem de informação.
Os ruídos podem causar grandes problemas para a marca, como:
- Vazamento de informações;
- Desentendimento entre equipes;
- Informações erradas sobre clientes.
A partir dessa estratégia, você também consegue realizar o gerenciamento de crises.
Aproveitamento
A partir de estudos, 15% das informações e dados trabalhados podem ser perdidos ou mal gerenciados devido a problemas com a comunicação corporativa. Ou seja, se a sua comunicação não for efetiva, o aproveitamento das informações recebidas pelo time será bem menor do que o ideal.
O que faz uma comunicação corporativa efetiva?
Já citamos algumas das características que não podem faltar na hora de elaborar a comunicação corporativa, dentre elas: transparência e engajamento. Mas para além delas, conheça 4 ações que otimizará os resultados:
- Interação: Ao abrir um canal de contato direto com os colaboradores, é possível criar vínculos que promovem a interação e a lealdade ao ambiente de trabalho;
- Reconhecimento: Dê o reconhecido àqueles que se destacaram, mas também acredite no potencial dos que não, ações como essas estão diretamente ligadas a felicidade no trabalho. Profissionais felizes estão sempre dispostos a conquistar mais e, consequentemente, contribuir mais.
- Celebrações: Todo o time merece estar presente nas celebrações, como a conquista de um novo cliente, e a comunicação corporativa vai articular os colaboradores para que eles participem mais, e se sintam parte desse mérito.
- Normas e regras: Toda empresa tem suas regras e a comunicação corporativa ajudará a disseminá-las de forma efetiva. Os programas de compliance têm sido aliados da comunicação interna nesse quesito.
Num estudo realizado pela Aberje, 39% dos gestores das organizações avaliadas acreditam que o programa de compliance trouxe bons resultados financeiros para o negócio depois de implementado. Outros 23% afirmam que a medida trouxe melhoras para a imagem e a reputação.
Como construir essa relação?
Para construir uma boa relação nas empresas é essencial repassar com clareza os objetivos e propósitos a serem seguidos. A partir disso, faça alguns exercícios para desenvolver esse planejamento, como:
Avalie suas metas
Converse com gestores e identifique a imagem que os stakeholders têm da empresa. Uma boa opção é fazer um exercício que estimula os colaboradores, com perguntas como:
- Como você se imagina daqui há 5 anos?;
- Como você vê a empresa daqui há 5 anos?
Essa é apenas uma data fictícia, você pode analisar o melhor período de acordo com a sua estratégia.
Elabore um bom planejamento
Realize pesquisas com os seus colaboradores. Dessa forma, você consegue alinhar as ideias da empresa com os pensamentos dos funcionários e, por fim, chegar a uma conclusão benéfica para ambos.
Estruture um time de comunicação corporativa
Grande parte das empresas optam por deixar essa responsabilidade com o time de RH, outras criam times específicos para a comunicação interna. Certifique-se que esses profissionais estão altamente treinados, passando as mensagens da forma correta e adequada.
Realize pesquisas externas
Se questione:
- Como os clientes e fornecedores vêem a sua empresa?
- A comunicação com eles é efetiva?
Obter feedbacks, como esses, podem te ajudar a aperfeiçoar a estratégia, tanto para a comunicação interna, quanto para a externa.
Esses desafios podem tomar um certo tempo, esforço e recursos, mas as conquistas obtidas por meio dessas estratégias certamente serão valiosas.
Fluxos da Comunicação corporativa
Os fluxos da comunicação corporativa são também estratégias para implementação de ideias e otimização do ambiente de trabalho. Conheça agora um pouco sobre eles:
Fluxo descendente
Quando a conversa é, diretamente, entre cargos mais altos aos mais baixos. Nesse cenário, é preciso tomar muito cuidado para não soar autoritário e desgastar a relação com a equipe.
Ascendente
Quando a conversa é, diretamente, entre cargos mais baixos aos mais altos. Aqui, é preciso saber escolher as palavras para não soar oportunista ou desinteressado.
Fluxo horizontal
O fluxo horizontal acontece de forma linear, normalmente entre funcionários da mesma equipe ou com posições semelhantes.
Transversal
No fluxo transversal é possível se comunicar com todos, independente da posição ou equipe. Utilizando o fluxo de comunicação transversal, a conversa é consideravelmente mais fácil, fluída e leve, entretanto, é preciso se atentar com a organização para que não se perca o controle do que é dito e proposto.
Circular
Bem diferente das anteriores, o fluxo circular não segue nenhuma direção e pode ser utilizada por todos os colaboradores da empresa, o que é comum em empresas mais informais.
Esses são alguns fluxos de comunicação corporativa possíveis para você implementar em sua empresa.
Para saber por qual optar, crie hipóteses, no entanto, todo o organograma deve ser pensado antes de dar início a qualquer tipo de implementação. Desta forma, evita-se frustações.
Ferramentas para a Comunicação corporativa
Antigamente, era possível acompanhar as atualizações da empresa somente através dos murais impressos, presentes ainda hoje em 61% das empresas.
Mas com a modernização da tecnologia, já existem os murais digitais, presentes em 48% das empresas, sendo um plano para outros 21%.
Além disso, temos outros modos de comunicação que já viraram clássicos quando falamos de comunicação corporativa, como:
-
- E-mail;
- Intranet;
- Aplicativos;
- Reuniões;
- Videoconferência;
- Caixa de sugestões;
- Redes sociais corporativas.
Se o seu negócio nunca passou por esse processo de construção e constante aperfeiçoamento da comunicação corporativa, é hora de implementá-lo. Muito possivelmente a área existe, mas pode não ser ativa, por isso, a dica é colocá-la em prática o quanto antes para notar e somar os resultados.
Case de sucesso
O Citibank é instituição financeira com mais de 200 anos em atuação, já presente em 98 países, sendo 23 deles na América Latina.
A empresa criou uma campanha de comunicação corporativa, chamada “Sou Mais Citi”, no qual, sem que os funcionários soubessem, os fotografou com a mão no peito para demonstrar o afeto que sentiam pelo local de trabalho.
As peças foram utilizadas como material publicitário para a campanha de comunicação corporativa, além de deixar os funcionários mais motivados, pois foram surpreendidos com esta ação de comunicação interna, também comoveu o público, potencializando a visão positiva sobre a marca.
Aperfeiçoar a comunicação corporativa é uma estratégia que proporcionará qualidade e saúde mental no trabalho, e com isso, muitos outros benefícios. Portanto, aproveite e coloque em prática as dicas e ferramentas que encontrou nesse conteúdo.
Muito bom!