Escrito por 16:52 Estratégias

5 dicas para vender mais no Dia das Mães

O dia das mães está chegando e a expectativa do aumento de vendas dos e-commerces para a data comemorativa é alta. Mesmo com uma queda de vendas de 4,1% no ano passado, a expectativa é mais animadora para esse ano, por conta da liberação das contas inativas do FGTS no mês passado, o que já incrementou as vendas do varejo em 3%.

Entre os itens mais comprados, a preferência de 62% dos consumidores ainda está nas roupas, acessórios e calçados. Em segundo lugar, com 50%, temos os itens de uso pessoal, perfume e itens de beleza. Flores e chocolates ocupam o terceiro lugar com 41%.

Mas para garantir um bom resultado nesse período, não vamos apenas esperar pelo incremento natural das vendas não é mesmo? Quanto mais usarmos comunicações assertivas e com conteúdo relevante ao nosso público, mais podemos convencer alguns clientes indecisos ou manter antigos compradores. Para ajudar você nessa corrida, confira algumas dicas para potencializar suas vendas no Dia das Mães:

1- Se antecipe!

Sair na frente do seus concorrentes é tão bom para você quanto para o seu cliente. Afinal, além de já lembrá-lo de se preparar para a data, você vai garantir que seu consumidor tenha tempo suficiente para escolher o produto e garantir que a entrega acontecerá antes da data comemorativa. A dica é se antecipar em enviar comunicações com alguma antecedência do Dia das Mães, indicando informações como tempo para entrega e diferenciais do produto.

2Reconquiste antigos clientes

Adquirir novos clientes é importante, mas é ainda mais rentável e barato fidelizar a sua base de clientes, afinal, eles já conhecem sua marca, produto e se ficaram satisfeitos com a última compra, certamente podem comprar de novo. A dica aqui é trabalhar com e-mail marketing para a sua base de inativos, ou seja, clientes que não compram nenhum produto em um determinado período de tempo (30, 60, 90 ou 180 dias). A escolha de dias de inatividade dependerá do seu negócio e da média que um cliente volta a seu site para comprar outro produto.

3- Que tal oferecer algo a mais?

Pesquisas revelam que no ano passado, 80% dos compradores pesquisaram preços de produtos em outras lojas antes de comprar. No entanto, ter o menor preço ou oferecer frete grátis ou desconto não são as únicas formas de entregar valor para o seu cliente. Você pode tentar diminuir o prazo de entrega do produto, oferecer embalagem especial ou ainda, oferecer conteúdo de qualidade. Como? Ajudando os filhos(as) indecisos a escolher o melhor presente. Você pode fazer isso montando looks especiais para “cada tipo de mãe”, indicando tipos de sapato que combinam para determinadas ocasiões (trabalho, casual, etc). Fotos podem auxiliar bastante nessa estratégia.

4- Use o Remarketing

Usando as tags de remarketing do seu site, você pode impactar de forma rápida e assertiva os clientes que abandonaram algum produto no seu carrinho ou visitaram a página de determinada categoria de produtos. A tecnologia do remarketing está tão desenvolvida, que já é possível, por exemplo, ajudar um cliente indeciso entre comprar um Iphone ou Samsung para a mãe. O sistema automaticamente busca qual produto foi mais vendido e apresenta o resultado via e-mail. Ou seja, usar essa estratégia garante que seu cliente receba uma comunicação personalizada com o produto de interesse, aumentando sua chance de conversão em até 40%.

5- Cuidado com sua logística

De acordo com o site Reclame Aqui, o descumprimento do prazo de entrega lidera reclamações no e-commerce. Por isso, só prometa o que você pode cumprir! Tente oferecer algo a mais para clientes que anteciparem a compra, mas lembre-se dos esquecidos que adoram escolher o presente de última hora e deixe claro qual seu prazo de entrega.

Agora é só colocar a mão na massa e começar já a sua campanha para o Dia das Mães. Boas vendas!

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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