O consumidor moderno mudou, e hoje, proporcionar uma experiência a clientes com necessidades e valores cada vez mais diferentes vem direcionando as ações de marketing das empresas, a fim de ganharem um pouco mais de espaço em um mercado tão competitivo.
O conhecimento em tempo real tornou-se vantagem competitiva e o relacionamento se tornou chave do processo. Mas o que fazer para garantir um maior engajamento dos seus clientes, conquistando-os e tornando-os leais à sua marca? Confira abaixo algumas novidades do mercado e estratégias que podem ser usadas para conquistar a fidelidade.
1 – Identificação dos clientes – IBeacon: Tecnologia que estende os serviços de localização do seu smartphone, alertando apps quando você se aproxima ou deixa um local onde tenha IBeacon. A distância de identificação vai desde alguns centímetros até 50 metros. Imagine por exemplo, que você seja cliente frequente de uma loja de departamentos. Quando você se aproximar do local, você receberá mensagens personalizadas no seu celular lhe dando as boas-vindas e oferecendo produtos exclusivos para seu estilo de compra.
2 – Provador virtual – Realidade Aumentada: Sistema que reúne realidade aumentada e internet, proporcionando informação online relevante em qualquer lugar a qualquer tempo, fazendo com que a imagem visualizada pareça incorporada ao seu ambiente natural (mesma tecnologia usada pelo fenômeno Pokemon Go!). No mundo do varejo, a Apple utiliza a mesma tendência com o produto Apple Watch, permitindo que os clientes tenham a ideia real de como o relógio fica no pulso.
3 – Jogue para ganhar – Gamification: Ação que gera engajamento no cliente usando recursos de game em um momento não jogo. Parece confuso? É simples! O Gamification estimula que o cliente possa acumular pontos, concorrer a prêmios ou ganhar algum incentivo através de um momento “jogo”. Um exemplo simples pode a ação do Monoply feita pela Mc Donald’s, que estimulava que as pessoas se cadastrarem no site para acumular pontos (conseguindo informações valiosas dos seus clientes) e em uma escala mais ampla, o caso da Disney com a pulseira Magic Band que é distribuída para todos que se hospedam nos seus resorts. Além de poder comprar qualquer coisa dentro do parque usando a pulseira, os usuários ainda acumulam pontos e podem ser surpreendidos pelo Mickey chamando seu filho pelo nome, por exemplo.
4- Encante seu cliente – Crie Relevância: Para conquistar a relevância, proporcione ao seu cliente uma experiência que envolva originalidade, envolvimento, descoberta, autenticidade e valor em um prazo determinado de tempo. Um grande exemplo foi feito pela companhia aérea XXXX, surpreendendo seus clientes no Natal com uma ação mais que inesperada:
5- Estimule a participação – Co-criação ou colaboração: Qual o melhor jeito de diminuir os gastos com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou serviços e ainda por cima, engajar seus clientes? A resposta para essa pergunta está na co-criação, movimento que estimula que os seus clientes participem ativamente do desenvolvimento das suas novidades. A Apple por exemplo, aproveita a opinião dos seus usuários mais recorrentes para implantar novas melhorias no próximo aparelho. O mesmo acontece na indústria automotiva na hora de planejar o novo modelo do carro e também com alimentos e bebidas, através da distribuição de sabores experimentais para votação do público.
Apesar das dicas serem bem diversificadas, todas tem um denominador comum: para conseguir o sucesso, você precisa ter um profundo conhecimento da sua base de clientes, além de segmentar corretamente seus clientes. Além das suas preferências e gostos, você precisa identificar a sua sensibilidade com ações desse tipo e o quanto ele ficaria engajado com a sua marca.