Escrito por 14:23 Estratégias

5 dicas essenciais para não errar na escolha de um serviço antifraude

Empreender atualmente vai muito além de definir um nicho de mercado ou trabalhar uma estratégia ou comunicação direcionada. Além de escolher a melhor plataforma, criar sua loja, controlar estoques e preços e criar processos, é necessário ter cuidado com possíveis fraudes na sua loja virtual.

Pensando nisso, separamos 5 dicas essenciais especialmente preparadas pelos especialistas da Clear Sale para te ajudar a escolher esse serviço da melhor maneira possível.

1 – Sempre peça informações sobre índices de aprovação e chargeback

Para ter segurança em relação ao serviço contrato é importante ficar atento com algumas informações básicas, como:

– Peça referências dos índices de aprovação e reprovação que a empresa atinge no seu segmento;

– Questione sobre a diminuição das taxas de chargeback. Ou seja, o cancelamento de uma compra online realizada através de cartão de débito ou crédito. Fique atento à taxa de aprovação total;

Lembre-se fraude é um evento raro (apesar de custoso), portanto baixas taxas de aprovação podem significar baixa eficiência da análise de prevenção à fraude.


2- Como e com qual agilidade este fornecedor calibra a sua performance?

Fraudadores investigam continuamente novas brechas para atuar, ou seja, conseguem criar rapidamente modelos de transação cada vez mais autênticos. Sendo assim, caso o serviço antifraude não tenha mecanismos para identificar antecipadamente novos comportamentos, o impacto financeiro em seu negócio ganha maior proporção. 

Por isso é primordial consultar quais ferramentas ou procedimentos aquele serviço antifraude utiliza para descobrir se a análise que ele oferece está apresentando uma boa performance com curta periodicidade. Como, por exemplo, ter pessoas que analisam manualmente uma amostra de pedidos que o modelo estatístico aprovou automaticamente. Essa prática permitiria antecipar novos comportamentos de ataque. 

Caso o fornecedor não tenha preocupações neste quesito, atente-se! Pois, o acumulo de tempo para descobrir ações fraudulentas se transforma em acumulo de perdas para você.

3- Investigue qual é o nível de conhecimento do fornecedor sobre o seu segmento

Para saber se o fornecedor escolhido tem experiência em relação ao seu segmento, peça uma relação de clientes que o mesmo esteja analisando. Dessa forma, você terá uma noção de sua base de dados e também saberá se você é  um caso experimental ou não.

Empresas que atuam com vendas de produtos de alto risco, como games, celulares e eletrônicos em geral, devem se preocupar muito com o know how que aquele fornecedor detém, pois poucos erros já podem lhe custar muito caro.

Caso o seu negócio não tenha um tamanho expressivo ou atue com estes segmentos, cuidado! Mínimos detalhes fazem total diferença na hora de fechar o contrato, podendo impactar em grandes perdas futuramente. Sua conta jamais deve ser feita apenas sobre o valor mensal pago ao fornecedor.

4- Socorro, cálculos!

Ao pedir todos os números necessários (que basicamente devem ser os indicadores de perda e reprovação previstos, além do custo total da ferramenta) não saia correndo! Analisar números é muito importante e você não precisa fazer isso sozinho.

Sempre pergunte ao antifraude se ele tem algum simulador de resultados ou pode juntar aqueles números e fazer as contas junto com você. Enxergar todos os pontos que podem lhe dar lucro ou prejuízo, e o resultado desta equação com qualidade, com certeza lhe darão a clareza necessária para visualizar seus possíveis ganhos e perdas não só na hora do acordo, mas sim ao decorrer da relação.

5- E o pós-venda como fica?

Se tem um ponto que geralmente é um dos últimos a serem lembrados quando fechamos um serviço antifraude é o pós-vendas. Saber como será o relacionamento com quem se contrata é essencial, pois se houver qualquer tipo de problema com sistema, serviços prometidos x serviços oferecidos, dúvidas sobre pagamentos, performance de score, qualquer coisa, quem vai te ajudar?

Analise o máximo de pontos possíveis que possam gerar um contato com o SAC ou seu gerente de relacionamento como: quais são os horários de atendimento, eu terei suporte a X ou Y tipo de problema, terei um gerente de relacionamento, caso não tenha: quais serão os canais de atendimento, receberei visitas periódicas para reavaliação de resultados, entre outras.

Sane todas as dúvidas possíveis, pois tempo é dinheiro e resoluções ágeis e de qualidade são essenciais. 

Quer saber mais sobre as soluções da All iN? Acesse nosso site!

(Visited 216 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar