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Como fazer remarketing e quais as suas vantagens para conversão?

Mulher mexendo em computador

Você já teve a impressão de ser seguido por determinado produto? Olhou uma promoção e depois disso só notou a presença de anúncios com essa mesma oferta? Essa é a estratégia que pretende alavancar as suas vendas e nós vamos te ensinar agora o que é e como fazer remarketing e retargeting.

A abordagem é utilizada por diversas marcas e empresas e promete mudar a jornada de compra, se bem executada. Continue acompanhando o artigo!

Mas afinal, o que é remarketing?

O termo remarketing indica a ação de fazer marketing novamente para a mesma pessoa. Mas, como fazer isso? Nós te explicamos!

Vamos imaginar um caso hipotético, porém bastante comum: você tem interesse por um produto, faz uma busca por ele, entra em alguns sites e nota que ele é mais caro do que você esperava e acaba fechando o site sem realizar a compra.

Quando o remarketing é aplicado por algum dos sites que você visitou, você começa a receber novos anúncios e e-mails desse mesmo produto oferecendo cupons ou avisando que reduziram o preço, por exemplo.

Esse é apenas um dos exemplos do que é remarketing e como ele é colocado em prática. Essa estratégia pode e é comumente usada também para itens esquecidos ou deixados no carrinho, promoções nos sites de interesse do visitante e produtos que o lead de alguma maneira demonstrou interesse.

Normalmente, os compradores fazem muitas pesquisas antes de adquirir um produto, segundo dados coletados pelo Google Adwords, apenas 3% dos visitantes de um e-commerce convertem em sua primeira visita.

Sendo assim, atingindo-o mais de uma vez com campanhas de remarketing e retargeting, e dando condições especiais para a aquisição, por exemplo, na hora em que o visitante tomar a decisão da compra, muito provavelmente a sua marca será a primeira a ser lembrada.

E esse é o grande segredo de como fazer remarketing! Manter a sua marca na cabeça dos compradores, fazer com que ela seja lembrada de forma positiva e tornar-se a primeira opção quando eles decidirem comprar o produto ou serviço.

Ainda tem dúvidas da eficácia de implementar o remarketing em sua estratégia de E-mail Marketing? Então, confira abaixo alguns dados obtidos através de um relatório da AgilOne

  • 58% das pessoas gostam de receber e-mails notificando que os produtos que elas visitaram no site entraram em liquidação;
  • 51% afirmaram gostar de e-mails personalizados e de tratamento VIP;
  • 41% dos adultos entre 25 e 34 anos apreciam os e-mails sobre abandono de carrinho de compra.

Com esses dados, fica muito mais fácil visualizar o poder do remarketing e provar o quanto ele é importante para o sucesso das suas conversões, não é mesmo?

Experimente fazer alguns testes e ver o retorno dos seus visitantes, aproveite esses dados e envie e-mails personalizados e segmentados aos seus leads, seja próximo e mostre o quanto ele é especial e individual para você.

É importante que o cliente sinta que não é apenas “mais um” na sua base de dados, mas que sim, os interesses, necessidades e particularidades dele interessam a sua empresa e que você está pronto para dar a ele o tratamento personalizado que ele espera.

Remarketing x Retargeting

Computador simulando contas de como fazer remakerting
Saber como fazer remarketing pode ser o que você esteja precisando para alavancar as suas vendas.


Saber como fazer remarketing pode ser o que você esteja precisando para alavancar as suas vendas.

As estratégias normalmente são usadas juntamente para gerar melhor performance aos seus relatórios. O remarketing trata dos e-mails que você recebe com produtos direcionados, de acordo com as suas buscas.

O retargeting, por sua vez, refere-se a “perseguição” que falamos no início desse mesmo artigo, quando você é atingido por anúncios estratégicos em diversas páginas. “Mirar de novo no consumidor” é a definição do retargeting, isso porque os seus esforços estão concentrados naquele consumidor que visitou mas não comprou.

A estratégia, bem como o remarketing, ajuda na hora de eliminar qualquer indecisão no momento da compra e é altamente indicada quando combinada com outras estratégias de marketing de conteúdo e mídia.

Antes de explicar a você as melhores formas de como fazer remarketing, vamos as suas vantagens:

As vantagens do remarketing

Conversão, conversão, conversão! Se a sua marca está sendo lembrada constantemente, você tem condições atrativas e o comprador quer fechar negócio, parabéns, você acaba de conseguir um novo cliente. As chances de conversão ao utilizar a estratégia de remarketing e retargeting aumentam consideravelmente e não é só esse o benefício.

Confira abaixo:

  • Sua marca estará exposta constantemente: por isso, é importante investir em marketing de conteúdo e saber onde o seu público está, como nas redes sociais, por exemplo; 
  • Segmentação altamente qualificada: o público para o qual você está fazendo remarketing está interessado em seus produtos e serviços, então, você já sabe quais são os desejos e necessidades deles e pode ser completamente assertivo ao enviar sua comunicação; 
  • Melhor ROI: entender como fazer remarketing vai melhorar suas conversões, e consequentemente, o seu retorno vai ser mais rápido e o custo por venda menor; 
  • Comunicação mais assertiva: vamos considerar que você compreendeu como fazer remarketing e vai aplicar essa estratégia em um cliente que abandonou o carrinho em seu site. Você já sabe o que ele quer, logo, sua próxima comunicação será específica, segmentada e, muito provavelmente, alcançará a conversão; 
  • Alinhamento de estratégias: você consegue alinhar o remarketing à sua estratégia de inbound marketing, promovendo conteúdos, como e-books e posts de redes sociais, por exemplo; e alinhando às técnicas de landing page também;

É importante ressaltar que, quando você usa o remarketing sozinho, o foco é apenas acelerar a decisão da compra. Porém, quando a estratégia é combinada com outros pilares de comunicação, você consegue criar diversas oportunidades para que o consumidor participe de todos os estágios do seu funil de vendas e, conforme ele avança, acaba criando empatia e confiabilidade por sua marca.

Ou seja, o foco não é apenas em conversão, mas também em jornada de compra, credibilidade e, principalmente, relacionamento.

Então, como fazer remarketing?

Como fazer remarketing é importante para as suas vendas, nada melhor que ter uma empresa especialista no assunto para te ajudar nessa estratégia.
Como fazer remarketing é importante para as suas vendas, nada melhor que ter uma empresa especialista no assunto para te ajudar nessa estratégia.

Como fazer remarketing é importante para as suas vendas, nada melhor que ter uma empresa especialista no assunto para te ajudar nessa estratégia.

Melhor que entender como fazer remarketing, é utilizar o Remarketing da All iN, onde suas possibilidades são super automatizadas.

Implementando esse produto em seu plano de comunicação, é possível captar o comportamento do visitante no seu site e enviar comunicações altamente personalizadas, ativando regras específicas como:

  • Abandono de Carrinho: adicionou produtos no carrinho e não concluiu a compra? Entenda porque e faça esse cliente voltar para finalizar a experiência; 
  • Abandono de Navegação: crie uma ação estratégica para se comunicar com um cliente que leu sobre algum produto mas não tomou nenhuma ação. Dessa forma, você pode enviar um e-mail incentivando o usuário a compra, já que ele demonstrou interesse no produto;
  • Busca: analisa os produtos comprados por outras pessoas que também buscaram pela mesma palavra-chave que seu cliente e envia um e-mail com sugestões.

    Por exemplo: se seu cliente efetuou a busca pela palavra ”celular” e a maioria de usuários que pesquisou o mesmo termo decidiu comprar um Iphone 7, o sistema enviará automaticamente ofertas deste item.
  • Fidelidade: dispare comunicações exclusivas para determinados clientes que você considera fiéis ao seu negócio. Além disso, é possível criar campanhas de fidelidade. A empresa define metas de compras que, caso o usuário atinja, ele se torna um cliente “VIP”.
  • Inativos: que tal reativar aquele antigo cliente que está inativo? Utilize suas novas estratégias para atraí-lo novamente para a conversão;
  • Novidades: comunique seus clientes das novidades que foram colocadas nas categorias do site que ele já navegou; 
  • Recorrência: uma das exclusividades All iN, essa regra incentiva a recompra de produtos de uso contínuo. Você pode programar para reenviar o e-mail quando o produto do seu cliente estiver acabando e garantir uma alta chance de conversão e maior índice de abertura, levando em consideração a necessidade do seu lead;
  • Reconquista: sabe aquele cliente que não compra na sua loja já faz algum tempo? Hora de reconquistá-lo! É possível que seja mais fácil do que conquistar um novo cliente e você também pode personalizar e-mails dizendo o quanto sente sua falta;
  • Pós compra: agora que o seu cliente já adquiriu um produto, você pode enviar novos e-mails com produtos complementares ou relacionados e também templates estáticos com informações adicionais de uso dos produtos adquiridos; 
  • Indecisos: identifica os produtos que o usuário teve alguma dúvida e faz um disparo de e-mail mostrando dois produtos que foram mais vendidos. Utilizando essa regra, você pode obter mais de 28% de abertura e mais de 34% de conversão.

    Por exemplo: se o usuário navegou em Celulares e olhou Iphone, Samsung, Motorola e LG, o sistema irá enviar os dois produtos que foram mais vendidos dentro do período e da categoria (iPhone e Samsung, por exemplo).

Além disso, você também escolhe módulos e cria mais de 100 combinações, alinhando os produtos abandonados no carrinho aos produtos semelhantes, por exemplo. Assim, você otimiza suas estratégias e resultados, garantindo que o seu cliente receberá exatamente o que precisa.

Curtiu a ideia de como fazer remarketing? Melhor que implementar a estratégia em sua comunicação, é contar com a All iN para te ajudar nesse projeto. Não perca tempo, estamos esperando por você!

Gostou do artigo sobre como fazer remarketing? Leia também sobre como aumentar o engajamento das suas bases!

 

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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