Escrito por 09:00 Estratégias

Campanha de marketing: ferramentas da All iN a seu favor

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Uma campanha de marketing é composta por uma série de componentes, acontece em várias etapas e pode cumprir diversos objetivos. Campanhas de sucesso são bem planejadas, buscam resultados bem definidos e devem contar com as melhores ferramentas para serem executadas corretamente.

Para completar as estratégias de marketing, de divulgação e de relacionamento com os clientes, existem inúmeras ferramentas que se comprometem a impulsionar o sucesso das campanhas. Mas, qual é o caminho para obter os melhores resultados e quais ferramentas usar?

 

Como fazer campanhas mais inteligentes e efetivas?

 

Um grande diferencial do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar resultados de forma muito efetiva. A tecnologia transformou a publicidade ao oferecer números que comprovam o sucesso de cada campanha de marketing, entre outras muitas vantagens.

Com as mudanças que a tecnologia proporcionou, surgiram dois conceitos que se tornaram muito importantes para qualquer campanha de sucesso: a integração e a automação.

As estratégias de marketing estão cada vez mais inteligentes e, agora, usam de diversos canais, mensagens e fluxos de comunicação para atrair, converter e se relacionar com os consumidores. 

Nesse processo, até conquistar um cliente, é necessário passar por várias etapas do funil de marketing. Porém, para que esse trabalho seja eficaz de verdade, a integração e a automação são fundamentais.

É nesse cenário que surge o Marketing Cloud.

 

Marketing Cloud: você precisa conhecer esse conceito


Já faz um tempo que o termo computação em nuvem surgiu, transformando a forma como gerenciamos estratégias de negócio e armazenamento de dados. Usar a nuvem significa usar do digital para centralizar a informação, organizá-la e armazenar dados de forma prática e segura.

A computação em nuvem é traduzida na forma de Marketing Cloud, um modelo de plataforma que unifica as principais ferramentas em um só lugar. 

Esse tipo de software trabalha de forma integrada aos demais sistemas de uma empresa, podendo centralizar os dados de CRM, ERPs e outras soluções de Business Intelligence (BI). Com isso, é possível criar uma estratégia de automação completa e que promova uma jornada do cliente personalizada.

À vista disso, o benefício mais claro do Marketing Cloud é oferecer um conjunto de soluções integradas de Marketing Digital, facilitando a criação da melhor campanha de marketing.

Além disso, outras vantagens de trabalhar com uma plataforma de Marketing Cloud incluem:

 

Integração das ações de marketing

 

Um dos grandes benefícios do Marketing Cloud é possibilitar a integração em múltiplos canais, o que significa praticidade, facilidade em encontrar dados para consulta e análise, além de ações que passam por mais de uma mídia.

A plataforma da All iN, por exemplo, permite a concentração das campanhas de e-mail marketing, ao mesmo tempo que traz em um único lugar a possibilidade de criar réguas de relacionamento via SMS, notificações no smartphone e outros conteúdos, até mesmo de remarketing.

Isso tudo traz todos os dados das campanhas de marketing executadas e permite analisar de perto os resultados. 

 

Redução de custos e aumento de produtividade

 

Uma única plataforma com vários serviços integrados significa uma boa redução de custos. 

Na All iN, você pode programar disparo de SMS pela plataforma, usar templates para criar suas campanhas personalizadas, segmentar mensagens via e-mail marketing e até padronizar sua comunicação nas mídias sociais.

Tudo isso leva ao aumento de produtividade, reduzindo o tempo e o dinheiro gastos na sua campanha de marketing. Na prática, isso significa que você pode conseguir um alcance maior na divulgação, mas com custos menores, já que não será necessário contratar um fornecedor específico para cada funcionalidade.

 

Ferramentas para impulsionar sua campanha de marketing


Para te ajudar a planejar e executar a melhor campanha de marketing, veja a seguir algumas ferramentas que a All iN oferece. 

 

SMS Marketing


No meio de tantos apps e de ferramentas digitais, uma opção que pode passar despercebida é a tradicional mensagem de texto. O marketing por SMS é uma realidade que não deve ser ignorada de forma alguma, porque ela pode ser muito efetiva.

Existem dados que comprovam que até 90% das pessoas que recebem SMS abrem as mensagens em no máximo 3 minutos após recebimento. Além disso, 50% dos consumidores que interagem com a marca via SMS realizam uma compra. 

Pensando nesse potencial de conversão, a All iN oferecem uma estratégia completa para envios de SMS Marketing e SMS Transacional

Essas mensagens podem ser enviadas para sua base de contatos, de forma rápida e direta. Um SMS pode conter descontos especiais, promoções com prazos limitados, do tipo “oferta relâmpago” e outras comunicações especiais voltadas apenas para quem te forneceu um contato pessoal.

Vale sempre lembrar que o SMS chega direto às notificações do celular, sem depender, inclusive, de conexão com a internet.

 

Notificações via Push


Os consumidores de hoje tem apps para as mais diversas funcionalidades. O smartphone é um grande companheiro das pessoas mas também de uma boa campanha de marketing, e grande parte da comunicação nesse sentido funciona por push notifications.

Essas são as notificações geradas por aplicativos, que podem ser gerenciadas por uma ferramenta da All iN e gerar resultados impressionantes.

De forma semelhante ao SMS, o push chama atenção do consumidor com mensagens. Com o recurso de Push Campaign da All iN, por exemplo, você consegue até 3 vezes mais retenção no seu app com um crescimento de até 88% de engajamento. O recurso pode ser usado em várias estratégias, como:

 

  • Lembretes e mensagens em tempo real, que podem trazer promoções, novidades, alertas de eventos e acontecimentos;
  • Mensagens transacionais e automatizadas, condicionadas a ações como o cadastro no app ou uma atualização no status de compra.

Ferramentas de marketing para mobileNão deixe de levar o mobile em consideração para que a sua campanha de marketing seja responsiva.

Automação de marketing

Uma das maiores vantagens que as ferramentas de Marketing Cloud trazem é a automação de diferentes atividades que podem ser feitas de forma mais rápida e gerar resultados expressivos. 

Em uma campanha de marketing, a automatização dos envios de e-mails, de SMS, de notificações por push ou quaisquer outras mensagens, pode ser feita com vários objetivos. 

Você pode, por exemplo, oferecer uma promoção para um primeiro contato após uma compra ou até mesmo para contatos transacionais, como lembretes. Essa prática ainda permite criar fluxos conforme a interação dos seus clientes em páginas do seu site ou blog, landings pages, download de conteúdos e muito mais. 

No caso da ferramenta da All iN, é possível realizar os seguintes tipos de envio:

 

  • Por data: a partir do dia do primeiro cadastro, por exemplo;
  • Transacionais: Lembretes de pagamento aprovado, pedido enviado, boas-vindas e mais;
  • Comportamentais: mensagens automáticas enviadas a partir da ação de algum cliente no seu e-commerce.

 

Os fluxos de relacionamento ou de nutrição de clientes funcionam de forma muito simples quando estruturados em um software de Marketing Cloud. 

Quando um consumidor baixar um conteúdo gratuito, como um ebook, você pode configurar o disparo de um e-mail 3 dias depois, perguntando se ele está gostando do material. Após alguns dias, você pode enviar uma oferta de um produto referente ao conteúdo do ebook ou, até mesmo, marcar um contato com o seu time de vendas. 

Estruturar campanhas de marketing em formato de fluxos permite criar um relacionamento mais duradouro com o consumidor, com a finalidade de amadurecer seu interesse pelas soluções que a sua empresa oferece – até o momento de compra.

 

Campanhas e gatilhos de remarketing

O Remarketing é uma estratégia inteligente ativada por alguns gatilhos de comportamento do consumidor. Especialmente para estratégias de e-commerce, o remarketing permite o envio de uma campanha de marketing personalizada para impulsionar a conversão dos clientes.

A ferramenta de Remarketing da All iN permitem que você personalize campanhas com dezenas de regras que podem aumentar a propensão de compra do seu consumidor. Algumas possibilidades de trabalhar o remarketing com essas ferramentas são:

 

  • Disparo de comunicação para quem colocou itens no carrinho e o abandonou em seguida;
  • Mensagens personalizadas para quem buscou determinado produto ou categoria;
  • Conteúdo voltado para quem começou a navegar pelas páginas mas desistiu pelo caminho;
  • Envio de novidades em busca de recorrência, para clientes que já compraram anteriormente.

 

Essas são algumas das possibilidades que podem variar de acordo com seu objetivo de campanha e de negócio. Combinadas, elas podem fazer com que clientes antigos voltem a comprar e que os indecisos fechem negócios, aproveitando promoções especiais baseadas no seu próprio comportamento.

 

Segmentação de base para campanhas

A campanha de marketing ideal é aquela que consegue ser personalizada de acordo com seu consumidor. Campanhas efetivas funcionam na base da identificação com o conteúdo e o momento de compra do seu cliente. E, por isso, segmentar sua base é essencial.

A segmentação de e-mails pode elevar a taxa de abertura das mensagens em até 203%, segundo dados do especialista em marketing pela Neil Patel. Além disso, uma pesquisa da eMarketer, divulgada pela HubSpot, indica que o aumento da conversão chega a 39% com essa abordagem, sendo que a capacidade de entrega de e-mail e geração de receita cresce 28%.

Na All iN, é possível segmentar sua base muito além de critérios básicos, como sexo, idade e local onde mora o seu consumidor. Assim como nas estratégias de remarketing, a All iN permite criar segmentações com base no comportamento do consumidor, separando as campanhas para diversas situações, como: 

 

  • Abandono de carrinho;
  • Busca de certos itens;
  • Navegação em determinados produtos e categorias;
  • Compras efetuadas no passado. 

Templates para editar e usar

Para fecharmos a lista com as principais ferramentas da All iN para utilizar a seu favor, nada melhor do que falar na praticidade de usar e editar templates.

As nossas ferramentas incluem templates personalizáveis, possibilitando um uso adequado para a sua necessidade. Se deseja um visual mais atraente e realizar um trabalho mais fácil para a criação das suas mensagens, aproveite para utilizar modelos prontos e adaptar como precisar.

Gerentes planejando campanhas de marketing com ferramentas adequadas.Algo fundamental para uma campanha de marketing bem sucedidas, é aproveitar as possibilidades que o Marketing Digital oferece, aplicando-as junto às ferramentas certas.

 

Quando combinadas, as ferramentas da All iN podem compor uma campanha de marketing mais efetiva para o seu negócio!

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Nossa equipe está à disposição para explicar cada detalhe e esclarecer quaisquer dúvidas. Afinal, além das nossas ferramentas, podemos te ensinar o caminho para conquistar cada vez mais clientes.

 

Fale com a gente, estamos esperando por você! 

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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