Quando falamos em marketing e projeção de mercado, é fundamental entender que novas tendências podem surgir todos os dias.
Nesse cenário, é preciso trabalhar no planejamento do ano seguinte e na projeção de vendas ideal para alavancar o seu negócio, ser um sucesso de vendas e, claro, conquistar e fidelizar o seu público.
Você consegue imaginar que em 2016 trabalhar com marketing de conteúdo, por exemplo, estava começando a se tornar uma tendência e hoje é indispensável para empresas que desejam credibilidade no mundo digital?
Apenas 3 anos se passaram e o que era uma sugestão para se diferenciar, hoje é obrigatório para dar o start em qualquer tipo de campanha online.
Quer saber se a sua empresa está preparada para 2020?
Vamos lá!
Projeção de mercado para 2020
É comum pensarmos que certas estratégias já utilizadas podem se tornar dispensáveis em algum momento. No entanto, muitas delas continuarão sendo valiosas e eficazes para quem trabalha com o movimento constante dos meios digitais. Por isso, listamos estratégias indispensáveis, como:
- Marketing de conteúdo;
- Mobile;
- E-mail marketing;
- Marketing integrado.
Lembre-se que para estar sempre atualizado e trazer o melhor para os seus clientes é preciso estar um passo à frente, sempre se preparando para as tendências que o próximo ano sugere.
Para desenvolver estratégias de acordo com a projeção de mercado para 2020, é essencial que elas sejam sempre coerentes com o cenário atual da sua empresa.
Neste novo cenário, essas estratégias serão não apenas necessárias, mas importantes para a implementação das novas que está por vir!
Confira as estratégias que não podem faltar em sua projeção de mercado para 2020:
1. Voz no comando
De acordo com uma pesquisa feita pela ComScore, até 2020, metade de todas as buscas feitas na internet será por comandos de voz. Assistentes pessoais, como Siri, Cortana e Google Now, já estão preparados para essa tendência e estão sendo cada vez mais usados.
Algumas marcas já começaram a produzir conteúdos em áudio para facilitar a vida dos seus clientes, já que alguns públicos têm preferência por esse formato ao consumir informações.
2. Inteligência artificial
Para alguns, essa estratégia pode assustar em um primeiro momento, mas a projeção de mercado do futuro precisa começar agora. Algumas inteligências artificiais já vêm sendo utilizadas nas estratégias de algumas empresas, como:
- Chatbots;
- Realidade aumentada;
- Robotização;
- Gamificação.
Todas essas opções prometem invadir o mercado digital e por serem diferenciais incríveis, estão se tornando cada vez mais necessárias.
Claro, para utilizar essas abordagens, acompanhar de perto o processo que seus visitantes e clientes fazem em seu site é mais do que necessário. Se não, tudo isso pode se tornar um processo mecânico e monótono.
Lembre-se, para uma projeção de mercado de sucesso, investir em opções criativas e descontraídas, como a junção da inteligência artificial e da empatia humana, podem ser a chave para o sucesso.
3. Customer-Centric Marketing
Atualmente, a abordagem mais utilizada é o channel-centric, uma estratégia pensada para otimizar canais. Por exemplo:
Se você trabalha com e-mail marketing, o seu foco é otimizar suas taxas, como abertura e conversão. Se esses índices não estão altos, quer dizer que a sua estratégia pode estar falhando, certo?
Errado! Quando falamos em customer-centric, aqui os clientes podem consumir todo o seu conteúdo por e-mail, mas finalizar a compra por outro canal de atendimento ou até mesmo na loja física, por exemplo.
O que muda é que o cliente está no centro da estratégia e não mais os índices do canal utilizado para chegar até ele.
4. Storytelling
Apesar de não ser novidade para quem trabalha com marketing, a estratégia promete se intensificar em 2020 e ter um papel importante para a projeção de vendas.
Hoje, as pessoas buscam boas histórias, conteúdos que engajem e emocionem, que sejam humanos e empáticos. Pense em como isso pode impulsionar a sua projeção de vendas.
Faça um bom uso dos diferentes meios, seja em estratégias de inbound ou outbound, sempre com a linguagem certa! Comunique a história da sua empresa, do produto que você oferece e como ele pode satisfazer as necessidades e expectativas de seus clientes.
O storytelling é uma ótima estratégia para adicionar a sua projeção de mercado para o próximo ano.
5. Automação, integração e otimização
O uso de funcionalidades que possibilitam a automação e integração de dados e, principalmente, a otimização na gestão do tempo estão em alta!
Existem diferentes tipos, que atendem as mais diversas necessidades e prometem facilitar a vida de quem trabalha com marketing. Por isso, procure saber, entenda qual a é a mais indicada para o seu negócio, poupe o seu tempo com o que pode ser automatizado e invista no que realmente importa.
Essas são apenas algumas tendências e sugestões para adicionar em sua projeção de mercado em 2020, mas não se esqueça: todos os dias novas opções surgem, por isso, é importante estar sempre de olho e atualizado, estudando sobre as novidades do mundo digital e do marketing.
O marketing em 2020
Você já deve ter notado como os tipos de investimento têm sido diferentes nos últimos anos. Com tantas mudanças tecnológicas, as empresas de marketing tiveram que se adequar ao novo mercado e, principalmente, as novas necessidades do público, cada vez mais específicas. Em 2020 isso não será diferente.
Em 2020, o marketing não será resumido apenas a segmentação de consumidores, mas à criação de experiências de valor e à conexões. É preciso proporcionar momentos relevantes e preciosos.
Sua marca está pronta para proporcionar essa experiência?
Desafios e soluções para a projeção de mercado
Para acompanhar a rapidez com que as transformações digitais acontecem, entenda os desafios diários que o mercado apresenta. Portanto, ao pensar em se preparar para essas novas abordagens, que tal começar a solucionar problemas antigos e fazer a diferença no próximo ano?
Além de introduzir as tendências de 2020 na sua projeção de vendas, aproveite para adequar o seu planejamento e otimizar as estratégias que você já utiliza. Pegue papel e caneta, anote e responda a estas perguntas:
- Como estão os índices do meu relatório mensal?
- Consigo uma taxa de conversão maior?
- Possuo um relacionamento sólido com meus clientes?
- Como está o gerenciamento e a otimização do meu tempo?
- O quão online minha empresa está?
- Minhas estratégias digitais estão adequadas?
Para essas e muitas outras questões, ao pensar na projeção de mercado para 2020, saiba que existe uma solução de marketing esperando para ser utilizada.
Faça o seu planejamento para 2020, observe sua projeção de vendas, entenda o que pode estar atrapalhando seus planos e qual a solução ideal para essa questão.
Analise, entenda e aja!
Para que a sua empresa esteja adequada à projeção de mercado de 2020, é necessário que falhas antigas sejam identificadas e estar atento à soluções efetivas.
Além de tudo isso que falamos até aqui, é importante estar conectado com o público.
Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), nos mostrou alguns dados interessantes:
- 97% dos internautas buscam informações online antes de comprar em lojas físicas;
- Seis em cada dez internautas, ou seja, 61% dos entrevistados compraram por meio de aplicativos em 2019;
- 66% dos entrevistados admiram as empresas que personalizam as ofertas de acordo com os seus interesses;
- 64% esperam que as marcas tenham informações sobre suas preferências de interação e canais;
- 62% dos entrevistados disseram gostar de receber sugestões de produtos e/ou serviços em sua redes.
Tudo isso porque, ao comprar online, as pessoas conseguem melhores preços, flexibilidade com o horário de compra e comodidade.
Por isso, a projeção de mercado para 2020 nos mostra que não basta apenas conhecer o seu público, mas é preciso entender o que ele precisa. Mantenha sua empresa online, atualizada e utilize boas estratégias para oferecer essas soluções!
Hoje, a internet molda o consumidor e suas preferências. Ela está sempre presente, seja nas buscas, nos reviews e até mesmo no momento da compra.
Levando esses dados em consideração, aproveite para caprichar em suas estratégias digitais para uma boa projeção de vendas em 2020. Identifique sua persona, pense em estratégias específicas para atendê-la e use os dados que possui de forma inteligente e responsável.
Lei Geral de Proteção de Dados
Falando em utilização de dados, para a projeção de mercado em 2020, teremos uma grande novidade: a Lei 13.709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ela entrará em vigor no mês de agosto (2020), prevendo a regulamentação do uso de dados pessoais coletados na internet.
Segundo pesquisas do IBGE, 94,2% dos brasileiros usam a internet para se comunicar e ainda, 7 a cada 10 brasileiros fazem compras regulares pela internet.
É nesse contexto que a LGPD entrará em vigor e fará com que agências e empresas de comunicação revisem seus processos de coleta, armazenamento e o uso de dados de seus clientes digitais.
Na prática, com a nova lei em vigor, é importante que o usuário saiba qual a finalidade do dado solicitado em um formulário, por exemplo. A intenção é fazer com que o uso desses dados seja mais responsável e consciente por parte das empresas.
O objetivo é tornar a experiência do lead mais agradável e confortável, uma vez que ele estará ciente de quais são as empresas entrando em contato e por quais canais de comunicação.
Como se adequar às regras da LGPD?
Para se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados, é importante estar ciente de todas as obrigatoriedades e exigências que o texto apresenta. Entenda todas as particularidades e treine a sua equipe de acordo com as novas informações.
É importante que revise os seus contratos e seja minucioso na sua projeção de mercado para 2020.
Analise, revise, adeque seu planejamento de marketing e busque estratégias que possam facilitar a sua rotina, sem prejudicar o seu lead. Uma boa prática são as abordagens de e-mail marketing opt-in, por exemplo.
Em 2020, para ter credibilidade e propriedade quando o assunto for comunicação e experiência do cliente, será fundamental estar de acordo com as regras da LGPD. Atualize-se! Sua projeção de mercado para 2020 vai precisar ter essas normas no radar.
A projeção de mercado de 2020 não exige apenas adaptações, mas uma otimização necessária de estratégias anteriormente utilizadas.
Sintetizando, você precisará entender o seu público, verificar suas possibilidades e buscar funcionalidades que facilitem o seu trabalho, otimize o seu tempo e gere experiências ainda mais incríveis para o seu cliente.
Faça uma projeção de vendas realista para 2020, lembre-se que o mais importante é que as suas metas sejam possíveis e coerentes com o cenário da sua empresa e as possibilidades da sua marca.
Agora que você já sabe como como dar início ao próximo ano com uma boa projeção de vendas, que tal conhecer um pouco mais sobre as funcionalidades da All iN? Nossa equipe estará à disposição para explicar cada detalhe, além de esclarecer quaisquer dúvidas!
Fale com a gente, esperamos por você!