2018 será o grande ano de experiências de viagens. Esse foi um dos resultados da pesquisa* feita por uma empresa de turismo, que entrevistou 18 mil viajantes de 26 países no ano passado.
O resultado dos turistas brasileiros não foi diferente. O estudo mostrou que ler blogs ou assistir recomendações de youtubers serão fontes de ideias para 49% dos viajantes nesse ano. Os brasileiros também se inspiram pelo o que veem em séries, filmes e tvs. Afinal, 38% dos entrevistados revelaram que se inspiram em locações que assistem na telinha.
Quando perguntados sobre uso dos meios digitais como fonte na hora de planejar uma viagem, 1/3 dos viajantes brasileiros considera a prática confiável. Outros 66% declaram que se sentem encorajados a reservar uma viagem toda a vez que recebem uma sugestão personalizada para algum destino procurado.
Com todos esses dados, fica fácil criar em novas estratégias para e-mail marketing que estão sendo usadas para o segmento Pensando em atender esse segmento que não para de crescer, preparamos um texto com 4 dicas para impulsionar sua conversão no setor de Turismo.
1. Não seja mais um e-mail de promoção de passagem
O mercado de turismo cresce exponencialmente e com isso, seus concorrentes na caixa de entrada aumentam. Por isso, é fundamental atentar para seus assuntos de e-mail. Vale a pena focar em temas diferentes que chamem atenção, como:
-Viva aventuras na Bolívia!
-Cuide de você mesmo nessa viagem!
-O melhor churrasco do mundo te espera!
Usar emojis também é uma boa saída para esse segmento. Veja aqui dicas de como planejar melhor os assuntos das suas campanhas.
2.HTMLs criativos
E-mails com fotos de praias paradisíacas e pontos turísticos na Europa chegam aos montes nas caixas de entrada dos seus clientes opt-ins. Por isso, além de mostrar promoções que também são importantes (mas que podem ser programadas em envios automáticos), prefira campanhas criativas que com certeza influenciarão nos cliques. Uma boa dica é usar gifs e questionários – de como planejar a viagem perfeita, por exemplo – estimulando o cliente a ficar engajado com seu e-mail.
Esse template por exemplo apresenta: os melhores bares para o Inverno de Londres, 8 destinos com locações da série da Netflix The Crown e 14 produtos que irão te ajudar a sobreviver em um vôo de longa distância. Esse é um ótimo exemplo que os e-mails de conteúdo podem ser informativos e sair do clichê de dicas do que fazer no destino final.
E que tal ainda tentar um upgrade do cliente de forma criativa? Veja que interessante esse e-mail que já influência o cliente a querer o depacho de uma bagagem maior e ainda explica que na bagagem grande ele poderá levar mais do que 100ml de líquidos na bagagem.
E se o foco for a venda de pacotes, ainda é possível utilizar a criatividade para impactar a sua base. No exemplo abaixo a Agência Ivoire fez um HTML que mostra o romantismo e apresenta os tipos de pacotes de forma completa e bem visual, sem seguir o padrão do nome de venda de pacote: local, valor e um link de saiba mais.
3.Utilize regras automáticas com envios personalizados para os seus clientes
A maioria dos clientes da All iN do setor de Turismo são e-commerces e um dos recursos mais utilizados é o E-mail Remarketing. Afinal, após uma simples instalação de tags no seu site, é possível identificar informações importantes sobre o comportamento de usuários opt-in da base como:
-Pacotes de viagens ou voos abandonados no carrinho;
-Destinos mais procurados;
-Quais páginas mais navegadas;
-Tipo de roteiro mais desejado, dentre outras possibilidades.
Com essa automação, que reúne mais de 20 gatilhos comportamentais, os clientes da All iN conseguem impactar sua base com campanhas personalizadas, enviando o tipo de viagem certa no momento certo.
4.Torne seus E-mails Inteligentes
Um dos principais problemas enfrentados pelo segmento de Turismo é o de enviar comunicações com ofertas com tempo limitado ou com valores que passam por variação cambial. Esses imprevistos fazem com que as comunicações precisem passar por ajustes constantes ou que percam a relevância rapidamente.
Pensando nessa constante alteração de preços, descrição e tipos de pacotes, a All iN criou o E-mail Inteligente, um recurso que possibilita a mudança automática do preço e descrição dos produtos de acordo com o XML ou API de produtos do e-commerce, mesmo depois da campanha ter sido enviada, aberta e clicada. O Hotel Urbano é um dos clientes que conseguiu otimizar o envio das suas campanhas, deixando-as atualizadas e assertivas para o perfil da sua base.
O que achou? Aproveite todas essas dicas para não ser mais uma empresa de viagem em meio as outras. Mostre que você é o destino certo.
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*fonte da pesquisa: https://news.booking.com/bookingcom-revela-oito-previsoes-de-viagens-dos-brasileiros-para-2018/