Artigo de Victor Popper, CEO da All In Mail, revela dicas para aumentar eficiência da campanha.
É cada vez mais comum as pessoas me fazerem esta pergunta em eventos ou reuniões. Atrás de uma resposta exata, que se encaixe em todas as situações. No entanto, conforme venho alertando, a escolha do horário de envio de uma campanha de email marketing depende de vários fatores, como o assunto do email, as informações contidas nas mensagens, o tipo de produto ou serviço oferecido.
Um ponto essencial é analisar sempre o perfil e o comportamento do usuário, respondendo perguntas como: em que área o seu público trabalha? Qual cargo ele ocupa? Como é a relação da sua marca com o público?
Uma pesquisa realizada pela Informz acrescenta algumas informações interessantes e amplia ainda mais esta nossa conversa. Após analisar 600 milhões de emails enviados por médias e grandes empresas de países como Reino Unido, Canadá e Estados Unidos, o estudo aponta que, diferente do que muitos imaginam, as campanhas disparadas na hora do almoço (12h) têm uma menor taxa de abertura.
De acordo com o relatório, neste período a Open Rate ficou em torno de 33,9%, um pouco acima dos emails enviados à noite e no final da tarde, quando foi registrada uma taxa de abertura de cerca de 32%.
O melhor período, de acordo com o levantamento, é realmente na parte da manhã, quando a Open Rate é de cerca de 39%, comprovando que logo que chegam ao trabalho os profissionais têm mais disponibilidade para acessar as mensagens recebidas.
Trata-se, então, de um bom argumento para revermos a nossa estratégia de disparo de emails. Mas, não se esqueça de sempre realizar testes. Eles são fundamentais para, além de ajustarmos os assuntos da mensagem, entendermos realmente como se comportam os usuários e qual são os horários que mais abrem os emails. Coloque isso em prática!
* Artigo publicado originalmente em: www.proxxima.com.br