Promoção black friday: erros e acertos da época. Confira!

Promoção Black Friday: erros e acertos da época. Confira!

Promoção black friday: erros e acertos da época. Confira!

Vinda dos Estados Unidos, a promoção Black Friday virou febre no Brasil nos últimos 10 anos. O grande dia acontece na 4ª sexta-feira de novembro, se tornando um evento imperdível para vendedores e consumidores.

Considerando a popularidade, e agora, necessidade das compras online, em abril de 2020 houve crescimento de 81%, se comparado ao mesmo período em 2019, com faturamento de 9,4 bilhões de reais.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, de janeiro à maio, o commerce cresceu 60%, representando hoje 5,8% do varejo brasileiro. Em relação a outros países, o cenário é esse:

  • Brasil (60%);
  • China (30%);
  • Inglaterra (20%);
  • Estados Unidos (15%).

A partir desses dados crescentes e a popularidade da data, as marcas devem realizar grandes preparativos para impressionar clientes e fidelizar leads.  No entanto, para proporcionar uma ótima promoção Black Friday é necessário:

  • Realizar análises;
  • Focar  total na organização;
  • Trabalhar antecipadamente;
  • Possuir um marketing assertivo.

Tudo isso para não correr o risco de cometer um pequeno erro, custando um novo cliente ou até a imagem da empresa.  Para saber mais como se organizar e evitar erros, confira agora algumas práticas importantes:

Promoção Black Friday: 3 erros mais comuns

Durante e pós Black Friday, as empresas precisam estar atentas para manter tudo dentro do esperado. Por isso, é necessário saber quais são os erros mais comuns durante as promoções da Black Friday, assim, fica mais fácil para evitá-los. 

Vamos lá?

1- Não preparar o E-commerce

Assim como as empresas, os consumidores também se preparam para essa data com meses antes de antecedência. Nesse sentido, mantenha o seu e-commerce organizado e planeje uma campanha

Desta forma, utilize estratégias de divulgação para deixar sua empresa na mente das pessoas, antes e após o período de promoção Black Friday, recorrendo à:

  • Vitrine Web com ótimos produtos;
  • Vendas personalizadas;
  • Marketing comparativo;
  • E-mail marketing;
  • Rede Sociais;
  • Influencers;
  • Memes.

Além disso, separe os produtos corretamente nas seções, demonstrando uma margem maior de desconto. Aproveite, por exemplo, para oferecer uma boa oferta em produtos que você não deseja mais ter no seu estoque.

2- Deixar o estoque para última hora

Imagine se, durante as vendas de promoção Black Friday, o seu estoque acaba?

Isso pode acontecer facilmente com empresas em que há uma maior variedade de produtos armazenados. Por isso, mantenha tudo organizado, alinhe todos os itens que precisam ser repostos e aqueles que estão em boa quantidade.

Para otimizar ainda mais o seu estoque, realize análises de mercado e veja quais os produtos com maior procura no seu nicho. Segundo uma pesquisa realizada pela Globo, em 2020 os destaques de vendas serão:

  • Roupas e acessórios (31%);
  • Smartphones (30%);
  • Eletrônicos (30%);
  • Calçados (26%);
  • Eletrodomésticos (23%);
  • Perfumes e cosméticos (21%);
  • Móveis (21%);
  • Computador ( 20%).

As lojas físicas contam com 16% das preferências, enquanto as onlines 29%, no entanto, a maioria do público alega que pretende comparar as lojas físicas quanto com os e-commerces. Por isso, se atente também ao valores de taxa para potencializar as vendas no online!

3- Não pensar na organização

Que tipo de impressão você deseja passar para quem está visitando a sua loja pela primeira vez? É importante refletir sobre isso, já que, dependendo das sensações que você provocar, é provável que o cliente volte ou não.

Nesse sentido, mantenha tanto o seu site quanto a sua loja física organizados. Utilize uma boa distribuição dos produtos nas vitrines e procure menos poluição visual possível, exceto em relação a demonstração de “melhores ofertas Black Friday”.

Se o seu foco está no e-commerce, mantenha as descrições dos produtos sempre atualizadas e bastante explicativas, ou seja, adicione o preço com a porcentagem de desconto, assim como a inclusão ou não do frete. 

Os clientes gostam de saber tudo sobre aquilo que estão adquirindo e, por isso, é essencial pensar na sua experiência e impressão ao entrar, pesquisar e sair da loja.

Além disso, proporcione boa agilidade no site, de acordo com o Aberdeen Group, 1 segundo a mais no carregamento de uma página gera uma queda de 11% nas visualizações de página e 16% na satisfação dos clientes. Por isso Minifique CSS, Javascript e HTML ou Otimize as imagens.

O que deve ser feito para a Black Friday?

A Black Friday é um evento imperdível para consumidores e, principalmente, vendedores. Por isso, conheça as melhores estratégias para venda.
A Black Friday é um evento imperdível para consumidores e, principalmente, vendedores. Por isso, conheça as melhores estratégias para venda.

Agora que já vimos os três erros mais comuns durante toda a promoção Black Friday, trataremos dos acertos. Deste modo, você consegue visualizar o que pode ser melhorado e o que você já está fazendo certo. 

Planeje os produtos e as ofertas

Realize uma projeção de vendas. Ou seja, analise os anos anteriores e outras datas comemorativas para observar qual a sua necessidade de estoque, quais produtos colocar em oferta e qual a porcentagem de desconto necessária para valer a pena tanto para o consumidor quanto para a sua empresa.

Jamais aumente o valor de um produto para diminuir durante a promoção Black Friday, pois além de acabar com a reputação da empresa, pode causar danos legais.

Capriche na divulgação

Para não errar no marketing da promoção Black Friday, invista em uma divulgação atrativa, interessante e confiável!

Lembre-se que a imagem da marca na promoção Black Friday deve ser coerente com a identidade apresentada durante todo o ano. É preciso passar credibilidade aos seus clientes, sendo a comunicação visual um dos recursos que permite isso.

De olho na logística

Você conseguiu vender para o cliente, mas não conseguirá cumprir o prazo que estipulou para a entrega? Não deixe que esse problema estrague o seu novo relacionamento.

Planeje-se e procure opções para sempre seguir os prazos acordados, quem sabe contratar mais pessoas para esse período ou deixar os produtos campeões de vendas já embalados. 

Veja quais as alternativas e faça testes para encontrar a melhor forma de garantir uma entrega segura, eficiente e confiável ao seu cliente.

Comunicação é fundamental

A sua equipe de atendimento deve estar preparada para receber mensagens de clientes com dúvidas, pedidos de informações, elogios, sugestões e até reclamações. 

Por isso, alinhe bem a comunicação, desta forma você proporciona a melhor experiência ao consumidor. Lembre-se: não basta apenas vender, é preciso dar um atendimento completo para transformar o lead em cliente!

Além de um bom alinhamento, você pode optar por utilizar diferentes canais de comunicação, como:

  • Telefone: No qual representa 68% de todos os atendimentos em contact centers.
  • E-mail: Segundo levantamento da NewVoice, e-mail e chat online custam aproximadamente 40% do valor de uma ligação.
  • Chat: Podem ser administrados por uma equipe ou através de chatbots que otimizam o processo, realizando vários atendimentos simultâneos. Porém, é muito importante contar com o auxílio humano em dúvidas específicas, oferecendo um atendimento mais pessoal.
  • Redes sociais: Segundo o infográfico da JM Service, 71% dos clientes procuram ajuda nas redes sociais.
  • WhatsApp: O aplicativo está instalado em 99% dos celulares do Brasil, ou seja, quase todo mundo usa.

Site preparado

Inúmeros são os sites que saem do ar durante a promoção Black Friday, o que pode causar uma enorme frustração.

Certifique-se que seu site está com uma boa velocidade de carregamento,  comportando grande quantidade de acessos e informações, estando elas claras e coerentes, a fim de evitar maiores transtornos.

De nada adianta fazer a maior promoção do ano e não conseguir realizar a venda por causa de um site instável, concorda? Por isso, pense em uma estratégia assertiva e eficiente para receber seus futuros clientes.

Experiência do cliente

O cliente precisa ter uma experiência agradável e positivamente inesquecível em toda jornada de compra. Por essa razão se atente, e ofereça, às seguintes variáveis:

  • Facilidade na navegação;
  • Atendimento qualificado;
  • Boa comunicação;
  • Logística;
  • Acesso;
  • Oferta.

Muitas marcas focam só em promoções e acabam não conseguindo liquidar os produtos por não oferecem uma boa experiência, e com isso adquirem feedbacks bem negativos.

Esses são alguns dos pontos que as empresas costumam pecar durante a promoção Black Friday. Porém, agora que você já sabe quais são e como fugir deles, estude alternativas para proporcionar uma jornada de compra impecável ao seu cliente.

A preparação para a promoção Black Friday é fundamental. O planejamento que antecede a data pode garantir à sua marca a exposição necessária durante o grande dia, atraindo muitos clientes.

Mas para além de atrair, o ideal é converter e fidelizar, por isso, se atente também ao pós Black Friday!

Lidando com o pós Black Friday

O evento da promoção Black Friday é muito importante, pois é nele que surge a oportunidade de fidelizar clientes, mas, para isso, proporcione um pós-venda diferenciado.
O evento da promoção Black Friday é muito importante, pois é nele que surge a oportunidade de fidelizar clientes, mas, para isso, proporcione um pós-venda diferenciado.

Você fez corretamente todos os passos da pré-venda e conseguiu realizar a venda com sucesso, mas e agora? 

É fundamental que o seu pós-venda seja tão bem planejado quanto os demais processos, isso porque é nesse momento que o visitante decide ou não se tornar seu cliente.

Para analisar esse quesito com mais precisão, se questione:

  • Minha marca está atendendo o consumidor como ele espera? 
  • Foi enviado todas as informações necessários sobre o pedido e a entrega?
  • O consumidor tem o suporte necessário caso precisar? 

Esses são apenas alguns pontos que você deve garantir na promoção Black Friday, e além dela, para que o consumidor volte e faça a propagando do seu negócio, seja por meio de feedbacks no site ou na famosa “propagando boca a boca”.

Acabou a promoção Black Friday e agora?

Agora é hora de continuar agindo!

A partir dos dados adquiridos neste evento, dê continuidade às estratégias de forma mais otimizada, ou seja, entendendo quem foram os compradores da promoção Black Friday, realizando uma segmentação e fidelizando-os

Uma ótima opção para isso é trabalhar com remarketing, que é uma estratégia para atingir clientes que já compraram anteriormente. Utilizando essa abordagem, você consegue conversar novamente com consumidores que abandonaram o carrinho ou visitaram produtos mas não concluíram a compra.

Uma ótima ferramenta para realizar estratégias como essa, é o BTG, da All iN, no qual a partir dos dados obtidos você conseguirá analisar o comportamento do consumidor e, assim, entendê-lo e fazê-lo engajar de forma muito mais eficiente e assertiva.

Lembre-se que esse foi apenas o gatilho inicial para o visitante chegar até a sua marca, você precisa estabelecer uma relação com ele, criar uma jornada de compra natural e acompanhá-la de perto..

Agora que você já entendeu quais os principais erros que podem ser cometidos na promoção Black Friday, coloque-os em seu radar para ter certeza que não cometeu nenhum deles!

Pense, organize, planeje, sempre que precisar conte com a gente. A promoção Black Friday te espera!

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