Uma pesquisa recém-divulgada pela Return Path aponta que somente 64% dos emails enviados chegam ao seu destino final. Se compararmos com a média global, que é de 81%, trata-se de um número que, urgentemente, precisa ser melhorado.
Mas, é possível reverter este quadro em um curto prazo? Sim. No entanto, algumas políticas de boas práticas precisam ser aplicadas o quanto antes. A primeira, sem dúvida alguma, é a ética.
Em uma ação de email marketing, seja uma campanha ou um material informativo, as mensagens devem ser objetivas e claras. Não se pode, por exemplo, divulgar o conteúdo incompleto, prejudicando a compreensão e obrigando o leitor a acessar um ambiente complementar. Afinal, a honestidade é a base para o sucesso de qualquer empreendimento, certo?
Esta honestidade deve fazer parte também de uma política de relacionamento. Como assim? Eu explico: não devemos, em nenhum momento, enviar um email marketing simplesmente por enviar. Ele deve ter um objetivo, uma proposta pré-definida, uma mensagem principal. Deve também fazer parte de uma política de relacionamento, na qual a empresa assume – sem poder voltar atrás – compromissos e responsabilidades junto aos consumidores.
Toda esta comunicação, é claro, deve ser totalmente relevante. Portanto, nunca incomode o consumidor com mensagens que não façam parte do universo dele. Ou seja, ofereça celular para quem realmente quer comprar um.
Pesquisas recentes indicam que os internautas querem se inserir neste contexto e receber informações de seu interesse referentes a promoções e lançamentos. No outro lado, 54% dos entrevistados pelo CMO Council, nos Estados Unidos, reclamaram do fato de receber mensagens irrelevantes.
São pontos que precisamos ter sempre em mente e analisar antes de qualquer ação. Afinal, de qual lado você quer estar: dos que enviam informações relevantes ou irrelevantes? Neste, contexto o meio termo não existe!
Por Victor Popper, CEO da All In
* Artigo publicado no site da revista Próxxima
Para ler a versão original acesse:
http://www.proxxima.com.br/proxxima/negocios/noticia/2011/11/23/Ofereca-celular-para-quem-realmente-quer-comprar.htm
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Última modificação: 3 de novembro de 2020