O grande número de envio de spam está fazendo com que os principais provedores de email como o Gmail, Yahoo e Hotmail, fiquem cada dia mais rigorosos em relação ao recebimento de mensagens comerciais. Para se ter uma ideia, em 2010, 90% dos 107 trilhões de emails enviados eram spams, segundo estudo da empresa Royal Pingdom.
Hoje é muito comum ouvirmos falar em controle de spam como as “Blacklists”. Para quem não sabe, as blacklists são responsáveis pelo bloqueio automático de emails nos servidores. Blacklist é a “lista-negra” onde são inseridos os domínios classificados como maus remetentes. Quem julga se são bons ou maus remetentes, são os organismos reguladores que possuem um sistema de monitoramento para avaliar o comportamento de quem envia as mensagens e os números de reclamações que esses remetentes recebem.
As Blacklists possuem políticas e regras bem específicas. As mais conhecidas são:
• SpamCop
• SpamHaus
• NJABL.org
• SORBS
• Composite blocking list
• Barracuda
• AHBL
• Senderscore
O grande problema de ter seu domínio inserido em uma blacklist é que essa informação chega aos provedores de email, com isso, todas as campanhas enviadas a usuários registrados nesses provedores podem ser prejudicadas, já que uma vez que um IP é listado, todas as mensagens que forem enviadas a partir dele perdem o direito de ser entregue na caixa de entrada dos usuários, sendo automaticamente direcionadas para a caixa de SPAM.
Muitas vezes, entrar em uma “lista negra” não significa que o remetente não é legítimo. Pode-se ocorrer um engano, ou uma inclusão por mau uso de terceiros. Mesmo assim, provar sua idoneidade para as Blacklists e para os servidores, certamente será mais difícil do que respeitar e seguir as boas práticas do email marketing.
Sendo assim, ter seu domínio classificado como Spammer e inserido em uma blacklist pode comprometer toda a sua estratégia de marketing.Por isso, não corra esse risco!
Então lembre-se:
– Não envie Spam
– Use bases opt-in para fazer suas campanhas de email marketing
– Higienize suas listas de emails para excluir os emails inválidos
– Mantenha um bom relacionamento com os usuários ativos
* Por Any Zamaro, Coordenadora de produto da All In Mail.
Escrito por hivelabs• 2 de janeiro de 2012• 16:02• E-mail Marketing
O que é uma Blacklist?
O grande número de envio de spam está fazendo com que os principais provedores de email como o Gmail, Yahoo e Hotmail, fiquem cada dia mais rigorosos em relação ao recebimento de mensagens comerciais. Para se ter uma ideia, em 2010, 90% dos 107 trilhões de emails enviados eram spams, segundo estudo da empresa Royal Pingdom.
(Visited 193 times, 1 visits today)
Última modificação: 30 de outubro de 2020
É sobre fazer as pessoas se apaixonarem pela sua marca
Oferecemos uma suíte de soluções que usa inteligência para transformar dados em experiências de consumo personalizadas, para que você esteja presente em todos os momentos importantes da jornada do consumidor — sejam eles pequenos ou grandes.
Inscreva-se em nossa newsletter e mantenha-se atualizado!
© 2020 All iN Marketing Cloud e/ou Locaweb. Política de Privacidade / Política Anti-Spam.