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O que é streaming: otimizando datas comemorativas

O que é streaming: otimizando datas comemorativas

Você provavelmente já sabe o que são os serviços de streaming, mas já pensou em como utilizá-los para otimizar suas estratégias de marketing e análise de dados em datas comemorativas

Assistir a um filme online, ouvir música sem precisar fazer o download, ler um livro sem encher a memória do seu celular, parece uma realidade distante, mas já é possível com os serviços de streaming!

Contudo, se você ainda não sabe o que é streaming e suas funcionalidades e benefícios, mas deseja otimizar sua estratégia em datas comemorativas, fique tranquilo, este conteúdo também é para você! 

Por isso, confira agora nossas dicas. Boa leitura!

 

Menu:

  • Afinal, o que é streaming?
  • Benefícios do uso de streaming.
  • Papel do Marketing no streaming.
  • Estratégias de streaming para o seu negócio!
  • Streaming é mesmo uma estratégia interessante? Confira os dados!
  • Algumas plataformas de streaming.

 

Afinal, o que é streaming?

Os serviços de streaming são aqueles que possibilitam que você realize ações online, sem precisar baixar o conteúdo ou estar necessariamente conectado a uma rede Wi-Fi, como a Netflix e a Apple Music.

Com eles, é possível assistir a filmes, ouvir músicas e até ler livros online, por  meio de qualquer dispositivo conectado na internet, podendo ser até o 3G do seu celular. Em algumas plataformas não é preciso estar sempre conectado a internet, você pode baixar o conteúdo e acessá-lo offline.

Antes de prosseguirmos, é importante diferenciar o que é streaming e o que é on-demand, já que os termos são facilmente confundidos.

  • O que é streaming: streamings são serviços que podem ser acessados sem a necessidade de download. Neste caso, você tem a opção de estar conectado ou não a uma rede wifi ou 3G, por exemplo.
  • O que é on-demand: são serviços que possibilitam que o usuário acesse os conteúdos que deseja a qualquer hora, em qualquer lugar, por isso o nome “à disposição”.

Ou seja, todo serviço on-demand precisa da tecnologia streaming. Entretanto, nem todo conteúdo streaming é on-demand.

Benefícios do uso do streaming para otimizar seu negócio!

Mencionaremos alguns dos benefícios que plataformas de streaming podem trazer ao seu negócio. Confira:

Assertividade

Dificilmente os serviços de streaming erram com seus usuários, já que possuem um acervo enorme e em constante ampliação, sendo possível agradar quase todos os tipos de gostos.

Eficiência em análises

Esse ponto é valioso para qualquer negócio e, na plataforma de streaming, ele é constantemente avaliado. Através deles é possível identificar o consumo do usuário, avaliações e tempo gasto no serviço, otimizando a experiência do usuário.

Automação

De acordo com a experiência do usuário é possível automatizar ainda mais a plataforma, fazendo segmentações específicas baseadas em seus últimos players.

Comodidade

Um dos benefícios mais famosos no serviço de streaming é a comodidade oferecida ao usuário. Com ele você consegue acessar seus títulos preferidos com apenas alguns cliques, além de montar sua playlist do jeito que preferir. Importante lembrar que grande parte dessas plataformas trabalham com serviço de assinatura e outras cobram individualmente por serviço.

Antipirataria

Segundo uma pesquisa divulgada em 2018, realizada pela Alexandria Big Data, 82% dos entrevistados afirmaram ter diminuído o consumo de conteúdo pirata desde o surgimento dos serviços de streaming.

Papel do marketing no streaming em datas comemorativas

As plataformas de streamings são um dos caminhos eficientes para propor uma melhor experiência do usuário.
As plataformas de streamings são um dos caminhos eficientes para propor uma melhor experiência do usuário.

As plataformas de streamings são um dos caminhos eficientes para propor uma melhor experiência do usuário.

Agora você já sabe o que é streaming e seus benefícios, portanto, analise como você pode atuar no marketing com esse tipo de plataforma.

O marketing está intrínseco nas plataformas de streaming e um  exemplo diário disso é quando você recebe sugestões de filmes baseados em suas escolhas anteriores, novas playlists que mais se assemelham às ouvidas anteriormente. 

Se você é usuário do Spotify, por exemplo, deve se lembrar da análise de fim de ano que recebeu, certo? Isso ocorre porque a plataforma realiza grandes relatórios das suas ações ao longo do ano e compila tudo em uma grande e nostálgica apresentação, que consta:

  • O que você mais ouve;
  • Quanto tempo você passou conectado;
  • Seus ritmos e músicas preferidas.

Entre outras informações que normalmente viralizam nas redes sociais como uma “retrospectiva spotify”.

Essas informações são coletadas através dos dados comportamentais que você fornece durante o período de uso, mesmo que inconscientemente. E é aqui que o marketing entra!

Os algoritmos e equipes de marketing dessas plataformas estão altamente preparados para personalizar a experiência dos seus usuários, conseguindo, inclusive, gerar uma viralização orgânica com os dados que reúnem. Sendo assim, é possível trazer soluções que agradam o público tanto em datas evergreen, quanto em comemorativas.

Diferenciais em datas comemorativas são estratégias que podem auxiliar muito em vendas de um determinado produto/solução, por exemplo!

Experiência do usuário no modelo de streaming

A experiência do usuário nas plataformas de streaming são altamente personalizadas. 

Para entender melhor sobre a experiência oferecida pela Netflix, por exemplo, a pesquisa SleepStandards, afirma que 74,98% dos entrevistados disseram não ter tempo suficiente para dormir às 8 horas recomendadas por dia, pois preferem “sacrificar” algumas horas de sono para assistir um filme ou série. A pesquisa também mostra que a Netflix é o passatempo preferido da quarentena, contanto com 38,6%.

Além disso, o tempo gasto na plataforma é surpreendente! 82,39% dos entrevistados da geração millenials informaram que assistem a plataforma por mais de 5 horas por dia. 

Estratégias de streaming para o seu negócio!

Contar com uma plataforma streaming pode ser mais um meio para conquistar seus clientes!
Contar com uma plataforma streaming pode ser mais um meio para conquistar seus clientes!

Contar com uma plataforma streaming pode ser mais um meio para conquistar seus clientes!

Você já deve ter percebido que a priorização da experiência do usuário é a estratégia principal de algumas das plataformas que citamos. 

Além de levar ao usuário exatamente o que ele gosta e precisa, elas também estão sempre de acordo com a atualidade. Sendo assim, você pode aproveitar datas comemorativas para criar e trazer soluções e projetos.

O Spotify, por exemplo, cria playlists sazonais para os seus usuários, e hoje não deixa de ser uma boa oportunidade para essa plataforma, por ser o dia mundial do rock.

Aproveite também este momento!

Streaming é mesmo uma estratégia interessante? Confira dados!

Para entender a grandiosidade dos serviços de streaming no Brasil, segundo uma pesquisa divulgada pelo Terra em 2019, 93% dos entrevistados acessam alguma plataforma de streaming, enquanto 53% dos entrevistados consomem o serviço diariamente, sendo a Netflix o serviço campeão de popularidade.

De acordo com o App Annie, entre 2016 e 2018, o Brasil aumentou em 200% a receita gerada por apps de streaming de vídeo, sendo considerado o 2º país com maior consumo de vídeo no celular no mundo, ficando atrás apenas da Índia. 

Você provavelmente já assistiu a alguma live de show, por exemplo, certo? Esse é um modelo de streaming musical. O relatório anual do Pró-Música Brasil revelou que, em 2016, o consumo de músicas através de plataformas de streaming cresceu 52% no país. 

Entender o que é streaming e conferir esses dados pode ser muito benéfico para o seu negócio, segunda, 13/07 é o dia mundial do rock, por exemplo, sendo uma ótima oportunidade. Assim como o dia dos pais, 09/08/2020, e dia da Televisão, 16/08, entre muitas outras datas comemorativas.

Algumas plataformas de streaming

Para finalizar, é importante que você conheça algumas das principais plataformas de streamings do mercado!

Você, provavelmente, conhece muitas plataformas que citaremos, e talvez, seja até assinante de uma ou mais plataformas, mas é importante conhecê-las mais a fundo. 

  • Netflix: Fundada em 1997, o serviço conta com mais de 2000 filmes / 1000 séries no Brasil, além das mais de 700 produções originais Netflix. Considerada uma das mais famosas plataformas de streaming de filmes e séries, este ano divulgou que passou dos 167 milhões de assinantes.
  • Spotify: Lançado em 2008, já é considerado o serviço de streaming de música mais famoso e utilizado do mundo. O serviço fornece mais de 30 milhões de músicas e em 2019, contava com mais de 230 milhões de usuários ativos e mais de 110 milhões de assinantes. Baseado no seu tamanho e popularidade, já foram criadas diversas ações de publicidade dentro do serviço, como uma playlist especial para o dia mundial do rock, por exemplo.
  • Youtube: O tempo gasto ouvindo músicas na plataforma de vídeo do YouTube é 2x maior do que em todos os serviços de streaming de música juntos. É, por exemplo, um dos canais preferidos para fazer publicidade, durante a pandemia do Covid-19, tornando-se um canal oficial das lives de artistas de todos os gêneros musicais. Com a popularidade das lives, já são preparados shows ao vivo para aniversários de cantores e datas sazonais como a festa junina e o dia mundial do rock.
  • Amazon Prime Video: Apesar de recente, já é detentora de um grande público. Lançada em 2006 pela Amazon, possui mais de 150 milhões de assinantes em todo o mundo. A plataforma oferece serviço de vídeo e música, além de benefícios nas compras com a Amazon, como frete grátis, por exemplo.
  • Apple Music: Lançado em 2015 pela Apple, tem mais de 56 milhões de assinantes em todo o mundo

E aí, o que você acha do marketing por trás das plataformas de streaming? É uma estratégia, principalmente, em datas sazonais. Por isso aproveite o dia mundial do Rock para oferecer um diferencial aos seus clientes que gostam dessa modalidade.

Ficou curioso para saber mais sobre o marketing digital e personalizadas de dados, então venha conferir mais conteúdos no nosso blog e algumas soluções no nosso site!

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Última modificação: 4 de janeiro de 2021
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