Escrito por 09:37 E-mail Marketing

A importância do e-mail marketing em 2019!

O cenário do marketing digital está em constante evolução à medida que novos programas, inovações e plataformas são criados e impactam o mundo tecnológico que muda continuamente.

Embora essas mudanças tenham o potencial de introduzir oportunidades comerciais interessantes para sua empresa, elas também podem representar uma nova gama de desafios e incertezas. Uma das incertezas que certamente já passou pela mente de muitas pessoas é se sua equipe ainda deve continuar priorizando o e-mail marketing como um canal de comunicação. Afinal, nossos clientes e até nós mesmos já somos impactados por uma variedade de mensagens vindas das mais diferentes mídias.

Tendo em mente esse dilema, trouxemos abaixo alguns dados sobre o canal de E-mail:

  • O e-mail possui uma taxa de conversão 69% maior do que as redes sociais ou canais off-line*
  • Metade das pessoas do planeta, 3.8 bilhões possuíam e-mail em 2018*
  • 72% dos consumidores escolhem o e-mail como o canal para receber comunicações de marcas e empresas*
  • 13h da jornada semanal de trabalho é passada verificando a caixa de entrada do e-mail *

E aí, foi convencido de que esse é um excelente canal? Esses dados mostram como o e-mail marketing, se utilizado da maneira correta, é uma ótima maneira para se conectar a novos clientes, fortalecer e manter o contato com os consumidores atuais.


Agora que você já tem certeza por onde vai impactar seus clientes, vamos ver 3 dicas que irão fortalecer suas campanhas neste ano.

 

INOVE: E-MAIL APENAS COM TEXTO

Todos que trabalham com e-mail marketing acabam, muitas vezes, deixando de lado os e-mails apenas com texto e dão prioridade àqueles com belas imagens para demonstrar sua variedade de produtos ou serviços, templates com fotos de pessoas e textos ou elementos gráficos que mostrem a pegada moderna da sua empresa.

Essa tática é comumente utilizada com o intuito de dar mais destaque aos e-mails. Porém, comunicações somente com fotos e produtos, acabam se tornando muito semelhantes a mil outras que seus clientes recebem todos os dias e, em alguns casos, podem ser consideradas rasas dependendo do perfil de seu cliente, da informação que você precisa passar para ele ou do setor da sua empresa.

No caso de empresas que B2B, por exemplo, seus clientes provavelmente busquem um atendimento mais personalizado, não desejando ser impactados por e-mails padrões cheios de propagandas. Um e-mail se apresentado e mostrando a intenção com o seu cliente, parece mais um convite para iniciar uma parceria e negociação do que um e-mail de venda de pacotes corporativos.

Já no caso de e-commerces, e-mails com um pouco mais de texto podem ser uma opção para quebrar a monotonia e aquele padrão de comunicação já esperado. Aqui na All iN, tivemos um case de sucesso, com um e-mail que continha apenas texto. A comunicação trazia uma historinha sobre um cupom de desconto especial, dando a entender que esse disparo tinha sido enviado escondido por uma pessoa que trabalhava na loja, já que o e-mail era todo em texto. Essa ação foi tão impactante que o e-commerce ficou alguns minutos fora do ar com o número de acessos a loja após o disparo.

Uma vantagem desse tipo de e-mail é que eles são mais fáceis e práticos de serem criados, exigindo apenas um pouco de imaginação e um texto envolvente e curioso.   

Portanto, não se limite em suas comunicações e dê asas à sua imaginação!

SEJA ATENCIOSO COM A SUA BASE    
 

A cobrança para que as campanhas de e-mail marketing alcancem um ROI positivo é uma constante. Porém, muitas vezes as empresas se deixam levar por esse foco na meta de venda e acabam sobrecarregando seus clientes com muitos e-mails repetitivos e insistentes, sem nenhum conteúdo de fato relevante. Isso pode gerar uma diminuição da sua base devido a solicitações de optout e spam, causando o efeito contrário ao esperado.

 

Dessa forma, é aconselhável deixar as metas de vendas um pouco de lado e focar em um contato mais pessoal e significativo com a sua base. Uma dica interessante é realizar pesquisas para saber quais são os conteúdos que seus clientes preferem receber e preparar uma comunicação mais assertiva a partir daí.

É bem simples fazer esse tipo de pesquisa. No template de seu e-mail, coloque botões com as categorias de sua loja e peça para seus clientes cliquem naquelas que mais os interessam, que eles gostariam de receber promoções, lançamentos ou dicas. Outra opção é permitir que o usuário indique a quantidade de vezes que ele deseja receber e-mails na semana ou selecionar temas que ele gostaria de ler nos seus disparos de conteúdo de inbound marketing.

Ao olhar os relatórios desses disparos, basta segmentar e criar listas com aqueles clientes que escolheram cada uma das categorias ou frequência dos envios e preparar um conteúdo específico para cada grupo. Conteúdo e frequência adequada de e-mails cria um vínculo com a sua base e mostra que você está preocupado com a opinião dos seus contatos e não apenas focado em vender.

DIVERSIFIQUE SEUS CANAIS

Segundo uma pesquisa da Return Path – empresa que realiza certificação de entregabilidade de e-mails – campanhas cross-channel aumentam os resultados de vendas em até 57%.

Aproveite os canais disponíveis na plataforma de e-mail marketing que você utiliza e crie conteúdos para impactar seus clientes de diversas formas.

A All iN possui 4 canais (e-mail, SMS, Push e Web) onde suas campanhas podem ser criadas de forma fácil e rápida, tudo isso em uma única plataforma.

Agora que o ano virou, chegou a hora de focar na estratégia e começar o ano com muito sucesso nas suas campanhas!

Quer uma ajuda em estratégia, gestão de base, entregabilidade, criação de templates ou outros assuntos relacionados à e-mail marketing? Fale com a nossa Equipe de Estratégia! Eles possuem diversas opções para atender qualquer tamanho e tipo de negócio. Entre em contato com estrategia@allin.com.br.

Quer saber mais dicas para as suas campanhas de 2019? Nos siga nas redes sociais e continue acompanhando nosso blog.

(Visited 142 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar