Toda movimentação que acontece na internet gera diversos dados. Só o marketing digital é responsável por movimentar diariamente milhões deles. Nas empresas, esses dados se transformam em informações valiosas sobre os usuários.
Imaginou que confuso seria gerir todos os dados que chegam diariamente? É exatamente aí que a DMP (Data Management Plataform) entra. A DMP surgiu como uma plataforma de gerenciamento de dados, que pensa na organização dos dados que as empresas recebem sobre os consumidores — principalmente para quem trabalha com marketing digital e campanhas segmentadas de e-mail marketing.
As DMPs ajudam os usuários a receber comunicações exatas sobre as suas necessidades e desejos, deixando de lado e anulando todas aquelas outras propagandas indesejadas de marcas que não estão atentas aos seus hábitos de consumo.
Quer entender melhor o que é a DMP e como funciona? Hoje é seu dia de sorte! Separamos tudo que você precisa saber sobre como as DMPs facilitam a sua vida e a do seu cliente.
O que é DMP?
As DMPs coletam, organizam e ativam os dados que recebem, apresentando-os de maneira simples e útil. O que facilita a vida de quem precisa lidar com diferentes informações de maneira assertiva.
Além disso, a DMP melhora a experiência do cliente, uma vez que permite que ele receba, por exemplo, um e-mail marketing com o que deseja, no momento mais oportuno possível.
Como funciona uma DMP?
A plataforma de gerenciamento de dados DMP trabalha fundamentalmente com três tipos de informações:
1st ou first party data
São as informações geradas através da sua própria empresa, seja pelo site, CRM, plataformas sociais, aplicativos, etc. Aqui, a plataforma recolhe dados pessoais básicos, como: nome, e-mail, informações demográficas e dados comportamentais, e também os organiza para ajudar na hora de gerar insights para criar sua próxima campanha segmentada.
2nd ou second party data
As informações recebidas dos parceiros unem-se aos dados 1st e ajudam a enriquecer ainda mais a base de dados, contribuindo para a excelência, pois atinge o seu consumidor de maneira certeira.
3rd party ou third party data
Integra também os dados de terceiros, que são recebidos de centenas de fontes diferentes, como: aplicativos, ferramentas de analytics, dados de CRM do cliente, dados de wi-fi, entre outros.
Normalmente, os dados de 3rd contribuem no enriquecimento das informações do 1st, ajudando sua empresa a conhecer melhor aquele usuário, aprofundando-se em seus desejos e hábitos de consumo.
Dessa forma, a empresa consegue realizar uma comunicação altamente segmentada e específica, aumentando as suas chances de conversão e relacionamento com o consumidor.
As DMPs coletam centenas de dados e os organizam, como se os colocassem em gavetas por assunto. Você pode encontrar informações separadas por hábitos de consumo, interesse, demografia e outras opções, de acordo com os temas escolhidos para segmentar seu público em suas campanhas de marketing.
Agora que você já sabe o que é DMP, vamos apresentar 7 principais funcionalidades deste recurso.
7 funcionalidades de uma DMP
A DMP começou a ser conhecida pela sua capacidade de gerenciar ID’s de cookies e criar segmentos de audiência para direcionar o público-alvo, através de anúncios.
Depois, passou a relacionar-se com a compra programática de mídia, pois os dados coletados através da DMP contribuem na otimização de futuras compras de mídia e desenvolvimento da parte criativa dos anúncios.
Com o passar do tempo, os profissionais de marketing passaram a utilizar também a plataforma como um sistema de gerenciamento de dados vindos de cookies, canais móveis e e-mails. Isso contribui para a unificação de centenas de informações dos clientes, possibilitando estratégias digitais mais assertivas e direcionadas aos consumidores no momento de enviar suas campanhas de marketing.
Lembre-se: é importante ter as funcionalidades da DMP em mente, independente da fase de incorporação da plataforma no seu negócio!
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Coleta, armazenamento e gestão de dados
Fundamentalmente, a DMP precisa coletar, armazenar e gerir os dados das mais variadas fontes.
Claro que existe uma regulamentação da privacidade de dados. Por isso, a plataforma não deve aceitar informações pessoais de um consumidor, apenas coletar dados que representam um cliente, como o ID de cookie ou dispositivo.
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Organização
A plataforma deve gerir e organizar os dados que recebe por segmentação de audiência. Ou seja, ao utilizar uma DMP você já conta com dados segmentados — sejam eles por região, idade ou hábitos de consumo —, o que vai facilitar o seu trabalho na hora de direcionar suas campanhas para públicos específicos.
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Refinamento
A DMP deve trocar informações com plataformas de CRM para refinar a segmentação da audiência e, assim, ser o mais assertiva possível quando entregar os dados ao profissional que criará a campanha.
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Mensuração
A plataforma também permite a facilidade na hora de analisar seus resultados. O que é extremamente valioso, já que é através da mensuração dos dados que você tem um panorama geral do andamento da campanha e outros importantes índices, como engajamento e conversão.
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Centralização
Utilizando uma plataforma de gerenciamento de dados, o seu cliente torna-se o centro da sua estratégia de marketing digital, pois personaliza as mais diversas estratégias através de vários outros canais, como websites e aplicativos.
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Integração
Algumas plataformas têm integração limitada. Nesse caso, é interessante escolher uma DMP que integre com automação, e-mail, entre outras ferramentas de marketing, de acordo com as suas necessidades.
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Recursos
Na hora de escolher, avalie quais recursos de segmentação a DMP oferece. Algumas apresentam opções simples. Em outras, a segmentação de clientes é extremamente avançada. Analise as opções e escolha de acordo com o que você precisa e cabe na sua empresa.
A inteligência da plataforma de gerenciamento de dados consegue captar todos os interesses de um público específico. A tecnologia utilizada na DMP vai além, permitindo a captação de dados baseados no comportamento do seu público e não só nas páginas que ele visita.
Essas são algumas das funcionalidades que a DMP precisa ter para facilitar e otimizar o trabalho da sua equipe e, principalmente, para fazer com que o cliente seja atingido no momento, da maneira e com o serviço certo, contribuindo para uma boa experiência com a sua empresa.
Qual é o momento certo para aderir uma DMP?
Essa resposta você terá ao pensar nas demandas da sua empresa e equipe. Então, faça um levantamento:
- Suas campanhas de e-mail marketing são bem segmentadas?
- Você acredita que poderia ter uma segmentação mais específica para atingir os clientes certos para a sua campanha?
- O seu ROI está satisfatório?
- Você consegue coletar todos os dados que precisa dos consumidores?
- Quando os dados são coletados, você consegue analisá-los e entendê-los?
- Com os dados que você coleta, é possível gerar insights para novas ações e campanhas?
Se você respondeu “não” a, pelo menos, duas ou três dessas seis perguntas, é hora de começar a pensar em contratar uma plataforma de gerenciamento de dados para otimizar seus resultados e melhorar a experiência do seu cliente.
Quando você escolhe utilizar uma DMP em sua campanha, tempo e recursos da sua empresa são economizados. Isso porque, você cria segmentações extremamente específicas e diminui o ROI.
Levando em consideração que o seu consumidor precisa passar por todas as etapas do funil e concluir a jornada de compra, imagine como cada processo que ele finalizar será rico em dados e informações, recebendo os dados da DMP.
Inclusive, para saber mais sobre como o funil de marketing pode ajudar o seu negócio, confira este material aqui.
A DMP na fidelização do cliente
Ao receber esses dados da DMP e analisá-los, você pode transformá-los em insights e segmentações ainda mais específicas para ser cada vez mais assertivo com esse consumidor. Lembre-se, é fundamental acompanhar o cliente em toda a jornada de compra.
Nesse sentido, a DMP ajuda a fortalecer as relações da sua marca com o cliente, já que será perceptível que você se interessa pelas necessidades dele e está disposto a ajudá-lo no que for preciso, melhorando a relação com esse novo lead e caminhando para um ótimo fluxo de conversa e, possivelmente, fidelização.
Você pode utilizar as informações coletadas pela plataforma em suas campanhas de retargeting, no analytics, business intelligence, lookalike, para segmentar seu público de acordo com os interesses e perfil de navegação, além de outras diversas possibilidades.
Não esqueça! Não confunda a DMP com a DSP (demand side plataform). A plataforma de gerenciamento de dados serve para coletar, armazenar e organizar os dados, já a DSP funciona no processo de compra de mídia.
Agora que você sabe tudo de DMP, conta pra gente: você está considerando contratar uma DMP para otimizar suas campanhas? Analise o seu negócio e conte com a All iN nessa jornada!