Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e não podemos fechar os olhos para nenhuma forma de comunicação. Essa necessidade de comunicação torna-se ainda mais intensa quando falamos de e-commerces, uma vez que este tipo de empresa precisa estar atenta aos hábitos dos consumidores para traçar estratégias diferenciadas e conseguir destaque em um mercado tão competitivo.
Um recente estudo desenvolvido pela Ipsos analisou o comportamento de 19.216 mil usuários de internet em 24 países diferentes. Ao concluir o trabalho, foi constatado que 85% dos entrevistados acreditam que o email é o principal canal de comunicação entre empresas e clientes, além de ser a maneira mais usada para a obtenção de informações, enquanto apenas 62% utilizam as redes sociais para os mesmos fins.
O email marketing foi responsável por uma grande parcela dos 20 bilhões de reais que movimentaram o ecommerce nacional em 2011. Estudos apontam que somente as buscas orgânicas e os links patrocinados apresentam maior influência na decisão de compra dos usuários.
Mesmo com esta constatação de 85% dos usuários preferem usar o email para se informar e ter acesso a ofertas de produtos, não podemos nos esquecer de que as redes sociais estão mudando conceitos. Elas foram responsáveis por uma verdadeira revolução nos padrões de comunicação entre as empresas e seus clientes (B2C). Ao dar voz aos consumidores, as redes sociais ofereceram às empresas um canal fantástico para medir a satisfação e compreender as necessidades de seus públicos específicos.
Um estudo com e-commerces de diversos segmentos apresentado no início deste mês pela Social Media Examiner apontou que, em 40% das empresas, o SMM (Social Media Marketing) está contribuindo diretamente no aumento das vendas. Ou seja, mesmo não representando a maior parcela das fontes de compras online, as redes sociais merecem destaque. Quando mudamos o critério de avaliação para visibilidade da marca, por exemplo, as “novas” mídias correspondem a 76% da exposição ao público em geral.
Se o email marketing é a principal fonte de acessos aos sites, é preciso pensar que, muito provavelmente, os mesmos usuários que recebem seus emails, estão disponíveis em alguma rede social, e se você não investir nesse segmento, poderá estar perdendo uma boa oportunidade de se relacionar e até mesmo fidelizar esses clientes.
Assim, a melhor resposta para a pergunta do título seria: invista nos dois! Aliás, invista em todas as formas de comunicação. Mas lembre-se: para se comunicar é preciso ouvir!
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In Mail