Sempre que ouvimos falar da importância do e-mail marketing na criação e manutenção de relacionamentos entre as empresas e seus clientes ficamos traçando estratégias avançadas de segmentação, horário de envio, definição de subject e tantas outras que são, de fato, extremamente importantes. Mas, às vezes, nos esquecemos de que as grandes paixões acontecem à primeira vista. Sendo assim, aquele primeiro e-mail, o de boas-vindas tem que ser muito bem pensado, de forma que você conquiste para sempre o usuário.
Como deve ser um e-mail de boas-vindas?
A primeira coisa que o usuário tem que sentir é a satisfação em fazer parte de suas listas de mensagens; algo como sentir-se VIP. Agradecer cada uma das pessoas cadastradas pelo interesse em receber suas mensagens mostra o respeito com que você trata seu público.
O e-mail de boas-vindas pode ser encarado como o seu primeiro contato efetivo com o público. É bom que você lembre o usuário e indique qual tipo de conteúdo que ele passará a receber, com qual freqüência seus e-mails chegarão.
Seja relevante! Aproveite o e-mail de boas-vindas para, logo de cara, oferecer vantagens e apresentar benefícios. Se você tem uma loja virtual, crie promoções exclusivas para o primeiro acesso, caso suas newsletters sejam de conteúdo, insira links que levem às áreas mais interessantes de seu site.
Todo mundo gosta de se sentir único. Para isso, é importante que cada e-mail enviado tenha o nome do usuário que irá recebê-lo. As pessoas sentem mais confiança em uma empresa que se preocupa em valorizar e identificar seus clientes. Por isso, além do nome, você pode aproveitar esse e-mail para refinar sua segmentação. Muitas vezes vale a pena fazer uma breve pesquisa, perguntando ao usuário quais são seus principais interesses.
Outra dica importante para um e-mail de confirmação é a velocidade com que ele deve chegar a caixa de entrada dos usuários. Eles precisam ser enviados imediatamente após o cadastro.
Na internet, a memória é curta, por isso, aproveite o interesse desse usuário e envie o e-mail de boas-vindas antes que ele se esqueça de você!
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In
Adooooro