Escrito por 14:31 Estratégias

Descubra quais são os dados mais relevantes na análise de uma campanha de e-mail marketing

O caminho de uma campanha de e-mail marketing bem sucedida pode ser definido por uma fórmula muito simples.

*Por Victor Popper
O caminho de uma campanha de e-mail marketing bem sucedida pode ser definido pela seguinte fórmula:

Abertura + Clique = Conversão

Mas para que isso aconteça é preciso estar atento ao tipo de reação que suas ações estão provocando nos usuários. Saiba mais sobre cada uma destas etapas.
       1.      Taxa de abertura:
Ao analisar a taxa de abertura e o perfil é possível definir estratégias de acordo com o que gerou interesse imediato em seu público alvo.
O assunto do e-mail é o primeiro contato do usuário com a mensagem e, por isso, um dos fatores que mais influenciam na taxa de abertura. Por isso, é fundamental que ele seja atrativo e ofereça destaque à sua campanha em meio a tantas outras mensagens que o usuário recebe diariamente.
Uma dica é não criar títulos muito extensos, uma vez que a maior parte dos provedores, no campo assunto, mostram apenas os 30 caracteres iniciais. Desperte o interesse com temas relevantes, criativos e objetivos.
      2.      Taxa de cliques (CTR): 
O CTR é uma das métricas mais valiosa do e-mail marketing. Esta taxa informa o alcance efetivo de suas campanhas, ou seja, quantas pessoas foram impactadas pelas ofertas ou conteúdos, gerando cliques em sua peça.
Para utilizar o CTR como referência é preciso levar em consideração a importância de uma base de contatos opt-in e segmentada. Por meio de uma base específica, é possível determinar o envio do e-mail para um público segmentado, interessado em recebê-lo – e também avaliar maneiras alternativas para atrair este mesmo público para o seu site.
No momento de calcular essa taxa, lembre-se de que um mesmo usuário pode se interessar por mais de um produto da campanha e clicar mais de uma vez na mesma mensagem. Para que não ocorram erros, a fórmula mais indicada para calcular o CTR é multiplicar o total de cliques por 100 e dividir pela quantidade total de e-mails enviados.
      3.       Taxa de conversão:
A taxa de conversão indica o percentual real de pessoas que passaram por todas as etapas de sua campanha e finalizaram o processo com uma compra efetiva em seu site. Ou seja, por meio desta taxa é possível mensurar o alcance e o sucesso de suas ações.
Para garantir uma taxa de conversão elevada, é preciso levar em consideração o fato de que grande parte das vendas por e-mail marketing é realizada  por impulso. Então não esqueça de incluir em  sua mensagem conteúdos que agucem a curiosidade do usuário a ponto dele querer saber mais a respeito dos produtos anunciados. Faça com que o usuário navegue pelo seu site e ofereça vantagens para que ele finalize a compra!
No acompanhamento de resultados, é imprescindível que sua ferramenta de disparo possibilite este feedback através de relatórios gerados ao final de cada campanha. Eles devem ser cuidadosamente analisados, para que seja possível identificar as preferências de seus clientes e traçar estratégias adequadas para eles.
* Victor Popper, CEO da All In

(Visited 157 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar