Como garantir a entregabilidade nas campanhas de Final de Ano - All iN

Como garantir a entregabilidade nas campanhas de Final de Ano

2015_10_screen_shot_2015_10_02_at_17_06_44

 

Os provedores de e-mails, ou ISPs, como são mais conhecidos, são como uma caixa preta: após o disparo, eles retornam com informações básicas a respeito dos resultados, como taxa de entrega, abertura e clique. Mas ninguém sabe como eles realmente funcionam.

É nesse processo que a sua taxa de entregabilidade é avaliada. Não importa apenas o quanto você entrega, mas também como você entrega. Ou seja, as suas mensagens precisam chegar na caixa principal do seu cliente para que as taxas de retorno sejam cada vez maiores.

A reputação do seu IP ou domínio é muito importante nesse momento. Pois é para ela que os ISP’s olham na hora de classificar a sua mensagem como confiável ou SPAM. Existem algumas boas práticas para que a sua reputação se mantenha boa:

  1. A primeira, e mais básica de todas, é manter a sua base atualizada e se comunicar apenas com clientes que são opt-ins. Caso você tenha o relatório de report spam, fique de olho e coloque como opt-out todos aqueles e-mails que te reportaram como SPAM.
  2. Deixe a sua comunicação mais personalizada possível. Use filtros e segmentações por perfil ou comportamento para manter o seu cliente engajado.
  3. Fique de olho na frequência dos seus e-mails. Por mais que o conteúdo seja relevante para o seu cliente, ninguém gosta de receber e-mails da mesma empresa milhares de vezes por dia. Evite impactá-lo repetitivamente, se necessário, reúna informações e ofertas em um único e-mail.
  4. Faça testes sempre! Assim você consegue perceber como o seu cliente prefere ser impactado e acompanha qualquer mudança de comportamento.

Em época de fim de ano, os ISP’s costumam ficar ainda mais criteriosos para entregar a mensagem na caixa de entrada. Afinal, a quantidade de ofertas devido a Black Friday e o natal é tão grande que os envios de e-mails aumentam e, mesmo que você adote todas as boas práticas mencionadas acima, ainda assim as chances dos seus e-mails ficarem no limbo dos ISP’s e nunca chegarem ao remetente final são grandes. Veja o gráfico abaixo que representa essa queda:

returnpath2

Ai você deve se perguntar: “Como eu melhoro a minha entrega durante essa época de fim de ano?”.

A Return Path,  provedora global de soluções de dados e parceira estratégica da All In, tem um programa de Certificação, emitida após a realização de uma auditoria completa, que faz com que os ISP’s confiem em suas mensagens. Veja a comparação de entregas de e-mails durante o fim de ano de senders não certificados X os certificados:

returnpath1

Além de alavancar a taxa de entrega, domínios certificados tem maior agilidade e passam a entregar mensagens com imagens e links habilitados por padrão, como qualquer remetente marcado como confiável pelo usuário, aumentando as chances de engajar o assinante.

De acordo com a Return Path, clientes que possuem a Certificação tem um aumento médio de 27% na entregabilidade, 24% na abertura, 60% nos cliques e, consequentemente, 27,5% de conversões.

Outro benefício é a quantidade de relatórios e dados exclusivos sobre a reputação que a empresa oferece, permitindo um trabalho muito mais atento e com maior embasamento e organização de big data para uma compreensão cada vez maior de como é o comportamento da sua base de contatos.

Se quiser saber mais sobre o Programa de Certificação, entre em contato com nossa equipe de Entregabilidade pelo e-mail entregabilidade@allin.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *