Escrito por 16:02 E-commerce

Abandono do carrinho de compra: quando a culpa é da loja virtual?

O abandono de carrinhos é um problema que acontece em toda loja virtual e, sem dúvida alguma, é uma das maiores preocupações dos lojistas. Analisar e entender o que pode estar ocasionando os carrinhos abandonados e então tomar medidas é vital para reduzir a frequência dos casos e melhorar sua taxa de conversão.

Após averiguar as possíveis causas para a grande frequência de abandono de carrinhos, é preciso dispor de estratégias que incentivem o consumidor a finalizar a compra. É claro que não são fórmulas mágicas, e existirá situações, nas quais você não conseguirá reverter o abandono, mas é importante dispor de ações que motivem e recuperem clientes em cada ponto da jornada de compra, especialmente no check-out (processo de compra).

Para te ajudar, listaremos a seguir os principais os motivos do abandono do carrinho de compra e dicas de como você pode reverter “problemas” em vendas. Confira!

Seja justo no valor do frete

Muitas vezes o usuário está pronto para fechar uma compra, mas quando vai fazer o cálculo do frete o valor está muito acima do que ele estava esperando. É imprescindível que os valores de entrega da sua loja sejam justos.

Não caia naquela de ganhar mais com o frete, se acha que o seu lucro não está valendo a pena, aumente os preços dos produtos. Geralmente os clientes tendem a desistir com muito mais facilidade de preços mais elevados do frete do que dos itens que pretende levar.

Vejam outras ações simples para diminuir o problema de carrinhos de compra abandonado por causa do frete:

  • Ofereça várias opções de frete;
  • Dê a opção para que o cliente retire o produto na loja;
  • Ofereça frete grátis a partir de um valor mínimo de compras;
  • Permita que o cliente faça a simulação do frete antes do checkout;
  • Ofereça frete grátis caso não atrapalhe na sua margem de lucro.

Atente-se ao prazo de entrega

Em muitas situações o cliente desiste da compra pois precisa do produto em determinada data e o prazo de entrega é muito longo.

Para resolver isso é preciso que sua loja ofereça várias opções de entrega possibilitando a escolha mais conveniente para o consumidor.

Atente-se para que a entrega seja sempre rápida e eficiente. Isso vai te ajudar a fidelizar seus clientes.

Simplifique o processo de check-out

Muitos consumidores preferem comprar pela internet por não disporem de tempo ou paciência para ir a lojas físicas. Imagine se a sua loja requisita dezenas de informações no momento de fechar uma compra? Com certeza esse cliente vai desistir de finalizá-la pelos mesmos motivos: falta de tempo ou paciência para preencher tantos dados.

Portanto, peça apenas as informações imprescindíveis para que o processo de venda seja realizado de forma correta. Nada de páginas e páginas pedindo informações para seus clientes. Uma boa estratégia é utilizar o One Step Checkout (venda em um tela), que permite que o usuário forneça seus dados e finalize a compra em apenas uma tela.

Ofereça diversas formas de pagamento

Geralmente o consumidor já espera que tenham as formas tradicionais de pagamento de um e-commerce como a transferência entre bancos, cartão de crédito ou boleto bancário.

Se sua loja não dispõe da opção de boleto, por exemplo, e o cliente não possui cartão de crédito, consequentemente ele vai abandonar o carrinho. Ou pode acontecer o inverso, um cliente que deseja parcelar sua compra, mas sua loja não aceita pagamentos com cartões de crédito.

Por isso, é tão importante que sua loja virtual ofereça várias formas de pagamento e com sistemas conhecidos e seguros para que não gere qualquer incerteza no consumidor.

Evite a distração dos clientes

Pode parecer estranho, mas muitos consumidores abandonam carrinhos por terem se distraído com algo e simplesmente esquecem de finalizar a compra. Essa distração pode ocorrer dentro da própria loja virtual, o usuário clica em outros produtos ou redes sociais e não retornam ao carrinho.

Para que isso não aconteça, é importante deixar a página de checkout apenas com informações para finalizar a compra.

Deixe as informações expostas

Deixe informações como prazo de entrega, trocas e devoluções e política de privacidade visíveis e com fácil acesso. Muitos consumidores abandonam o carrinho porque não encontraram a informação que precisavam para decidir fechar a compra.

Uma outra alternativa eficiente para acabar de vez com dúvidas dos clientes, é dispor de um chat online onde o usuário pode entrar em contato com algum atendente de forma rápida e ágil.

Deixe seu cliente seguro

Muitos clientes ainda ficam inseguros na hora de comprar pela internet. Alguns chegam até a colocar os produtos no carrinho, mas no momento de concluir a compra, desistem pelo medo de não receberem o produto ou sofrerem algum tipo de fraude por ter que fornecer seus dados pessoais e de pagamento.

Para que você mostre que o usuário pode confiar na sua loja, verifique a reputação do seu negócio em sites que forneçam avaliações da sua empresa. Caso tenha criticas ou avaliações ruins, entre em contato com o cliente para resolver seu problema e fazer com que ele fique satisfeito com a compra.

Além disso, tenha certificados de segurança, como, por exemplo, o O SSL, que é  um protocolo desenvolvido para aumentar a segurança dos dados emitidos pela internet, garantindo que as informações fornecidas pelos seus clientes não serão interceptadas por terceiros. Deixe os selos visíveis, indicando que sua loja está protegida.

Invista no e-mail marketing

Em alguns casos é difícil saber por qual motivo o usuário desistiu da compra. Nessas situações, uma estratégia eficiente é o envio de e-mail marketing. Veja as formas de lembrar ou convencer seu cliente a efetivar uma compra:

  • Envie e-mails mostrando os produtos que ele abandonou, com o link direto para o carrinho de compra;
  • Avise sobre ofertas de produtos que ele abandonou no carrinho, isso pode motivá-lo a fechar a compra;
  • Ofereça um cupom de desconto caso ele opte por concluir a compra de um carrinho abandonado;
  • Envie mensagens alertando sobre produtos que estão acabando no estoque ou que a promoção está chegando ao fim.

 

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer alguma ação para diminuir o abandono de carrinhos? Faça um comentário para esclarecermos a sua dúvida.

 

Fonte: https://business.trustedcompany.com/blog/pt/abandono-do-carrinho-de-compra-quando-a-culpa-e-da-loja-virtual/?utm_source=MKTpartner&utm_medium=referral&utm_campaign=blog+post

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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