Vinda dos Estados Unidos, a promoção black friday virou febre no Brasil nos últimos 5 anos. O grande dia acontece, majoritariamente, na 4ª sexta-feira de novembro e já tornou-se um evento para vendedores e consumidores; logo, no comércio eletrônico não seria diferente. Marcas fazem grandes preparativos para atrair clientes e tentar fazer dessa, a maior e melhor data para as vendas.
Para fazer uma ótima promoção black friday são necessários muitos preparativos e foco total na organização, isso porque as marcas têm apenas um dia para alavancar suas vendas e criar uma boa imagem com os visitantes do seu site para, quem sabe então, torná-los clientes.
Para isso, é preciso que a equipe esteja com o fluxo de trabalho alinhado e que o planejamento comece, preferencialmente, meses antes. Tudo isso para não correr o risco de cometer um pequeno erro que, por acontecer nessa grande data, pode valer um novo cliente e até a imagem da empresa.
Prepare-se para a promoção black friday e fique atento para não cometer erros que podem e devem ser evitados! Confira abaixo algumas práticas importantes nesse período e risque-as da sua lista de preocupações.
Promoção black friday: erros mais comuns
Durante e após a black friday, as empresas precisam estar atentas para manter tudo dentro do esperado. Muitas vezes, como já mencionado, problemas pequenos podem se tornar grandes nesse período. Por isso, é necessário saber quais são os erros mais comuns durante as promoções da black friday, assim, fica mais fácil você evitá-los.Vamos lá?
1- Não preparar o E-commerce
Se os consumidores se preparam para essa data com meses antes de antecedência, nada mais correto que as empresas também, certo? Nesse sentido, mantenha o seu e-commerce organizado e planeje uma campanha. Além disso, utilize ferramentas de divulgação para deixar sua empresa na mente das pessoas, antes e após o período de promoção black friday.
Separe os produtos corretamente nas seções, coloque uma margem maior de desconto. Lembre-se de oferecer uma boa oferta em produtos que você não deseja mais ter no seu estoque.
2- Deixar o estoque para última hora
Imagine se, durante as vendas de promoção black friday, o seu estoque acaba?
Isso pode acontecer facilmente com empresas grandes, em que há uma maior variedade de produtos armazenados. Por isso, mantenha tudo organizado e passe a limpo todos os itens que precisam ser repostos e aqueles que estão em boa quantidade.
3- Não pensar na organização
Que tipo de impressão você deseja passar para quem está visitando a sua loja pela primeira vez? É importante refletir sobre isso, já que, dependendo das sensações que você provocar, é provável que o cliente volte.
Nesse sentido, mantenha tanto o seu site quanto a sua loja física organizados. Utilize uma boa distribuição dos produtos nas prateleiras e procure menos poluição visual possível.
Se o seu foco está no seu e-commerce, mantenha as descrições dos produtos sempre atualizadas e bastante explicativas. Os clientes gostam de saber tudo sobre aquilo que estão adquirindo e, por isso, é essencial pensar na sua experiência e impressão ao entrar e sair da loja.
O que deve ser feito para a black friday?
Durante a promoção black friday, é fundamental analisar as estratégias de vendas e buscar otimizar os processos no seu e-commerce ou loja física.
Agora que já vimos os três erros mais comuns durante toda a promoção black friday, trataremos dos acertos. Deste modo, você consegue ter uma noção do que pode ser melhorado e do que você está fazendo certo.
Planeje os produtos e as ofertas
Faça uma projeção de vendas. Analise os anos anteriores e outras datas comemorativas para observar qual a sua necessidade de estoque, quais os produtos colocar em oferta e qual a porcentagem de desconto necessária para valer a pena tanto para o consumidor, quanto para a sua empresa.
Jamais aumente um valor de um produto para depois diminuir durante a promoção black friday, isso, além de acabar com a reputação da empresa, pode causar danos sérios e legais.
Capriche na divulgação
Todas as marcas anunciarão neste período e você não quer ficar para trás, certo? Para não errar no marketing da promoção black friday, invista em uma divulgação atrativa, interessante e confiável para conquistar novos clientes.
Lembre-se que a sua imagem na promoção black friday deve ser coerente com a sua identidade em todo o ano. É preciso passar credibilidade aos seus clientes e a comunicação visual é um dos recursos que te permite isso.
De olho na logística
Você conseguiu vender para o cliente, mas não conseguirá cumprir o prazo que estipulou para a entrega? Não deixe que esse problema estrague o seu novo relacionamento.
Planeje-se e procure opções para seguir os prazos acordados, quem sabe contratar mais pessoas para esse período ou deixar os produtos campeões de vendas já embalados. Veja quais as melhores alternativas e faça testes para encontrar a melhor forma de garantir uma entrega segura, eficiente e confiável ao seu cliente.
Comunicação é fundamental
A sua equipe de atendimento deve estar preparada para receber mensagens de diversos clientes com muitas dúvidas, pedidos de informações, elogios, sugestões e até reclamações. Por isso, alinhem a comunicação para proporcionar a melhor experiência. Lembre-se: não basta apenas vender, é preciso dar um atendimento completo para conquistar aquele cliente para além da época das promoções da black friday.
Site preparado
Inúmeros são os sites que saem do ar durante a promoção black friday, o que causa uma enorme frustração entre os visitantes.
Certifique-se que seu site está com uma boa velocidade de carregamento, organizado para receber as pessoas, comportando uma grande quantidade de acessos e que as informações ali expostas estão claras e coerentes, para evitar maiores transtornos.
De nada adianta fazer a maior promoção do ano e não conseguir realizar a venda por causa de um site instável, concorda? Pense em uma estratégia assertiva e eficiente para receber seus futuros clientes.
Experiência do cliente
Como já te dissemos, não basta vender. O seu cliente precisa ter uma experiência agradável em toda jornada de compra: acesso, facilidade, oferta, boa comunicação, logística, atendimento e algumas outras variáveis que você vai encontrar durante o processo de venda.
Muitas marcas focam só em promoções e acabam não conseguindo liquidar os produtos porque não oferecem uma boa experiência, em que o usuário, além de não comprar, sai completamente insatisfeito com a marca.
Esses são alguns pontos que as empresas costumam pecar durante a promoção black friday. Porém, agora que você já sabe quais são e como fugir deles, estude alternativas para proporcionar uma jornada de compra impecável ao seu cliente.
A preparação para a promoção black friday é fundamental, como já dissemos aqui, o planejamento que antecede a data garantirá que a sua marca terá a exposição necessária durante o grande dia e atrairá clientes. Ainda assim, para obter os melhores resultados, como converter e fidelizar, não podemos esquecer o pós data, concorda?
Muitos lojistas fazem todo o planejamento de forma impecável, mas deixam a desejar depois, tanto no pós-venda, quanto na nutrição dos clientes que têm e que pretende conquistar.
Lidando com o pós-venda da black friday
Erros não devem ser cometidos durante a promoção black friday, aproveite o tempo e comece a se organizar meses antes da data!
Você fez todos os passos pré-venda corretos e conseguiu: o cliente comprou em sua loja, mas e agora? É fundamental que o seu pós-venda seja tão bem planejado (ou até mais) do que o pré-venda, isso porque é nesse momento que o visitante decide ou não se tornar seu cliente.
Você está atendendo o consumidor como ele espera? Enviou todas as informações necessários sobre o pedido e a entrega? Ele tem o suporte necessário caso precisar? Esses são apenas alguns pontos com os quais você deve se preocupar para garantir que esse comprador não seja apenas um cliente da promoção black friday, que fez apenas uma compra no seu site e nunca mais vai se lembrar da sua empresa.
Acabou a promoção black friday e agora?
Agora é hora de continuar agindo. Muitas empresas insistem em focar somente na data e, após o término, esquecem os esforços que fizeram até ali para atrair visitantes, obter dados importantes e apresentar a sua marca para diversas pessoas. Quando acaba a promoção black friday, é o seu momento de entender as pessoas que atingiu e segmentá-las para fazê-las virarem clientes fiéis.
Uma ótima opção para isso é trabalhar com remarketing, que é uma estratégia para atingir clientes que já compraram anteriormente. Utilizando essa abordagem, você consegue conversar novamente com consumidores que abandonaram o carrinho ou visitaram produtos mas não concluíram a compra.
Após a promoção black friday, você também precisa reter clientes e, principalmente, fidelizá-los. Você já nutre os seus clientes antigos, logo, o trabalho será de entender quem são esses novos clientes e do que eles precisam.
Com os dados obtidos através da campanha, você conseguirá analisar o comportamento do consumidor e entender quem é ele e, assim, começar a se comunicar com esses consumidores que chegaram até a sua marca através da promoção black friday.
Lembre-se que esse foi apenas o gatilho inicial para o visitante chegar até a sua marca, você precisa estabelecer uma relação com ele, criar uma jornada de compra natural e acompanhá-la de perto e, principalmente, estar em contato com ele para entender se a sua estratégia está dando certo.
Fidelizar o cliente é um trabalho árduo e que exige comprometimento, organização, empenho e análise. Aproveite que recebeu diversos dados durante a promoção black friday e use-os de forma assertiva, aproveite para conhecer o seu consumidor e suas necessidades.
Agora que você já entendeu quais os principais erros que acontecem na promoção black friday e acabam com empresas e relacionamentos B2C, coloque-os em seu radar para ter certeza que não cometerá nenhum deles.
Pense, organize, planeje, sempre que precisar conte com a gente e boas vendas, a promoção black friday te espera!