Com qual frequência você deixa sua base de e-mails limpa? Caso sua resposta seja nunca, então muito provavelmente você está perdendo tempo, esforço e dinheiro, fazendo envios para um público que não tem interesse nos seus serviços ou produtos.
Além disso, você sabia que suas listas de e-mails diminuem em média 22% a cada ano e que um terço dos seus contatos nunca abriram os seus e-mails e nem clicaram no seu call to action? Por isso é importante se questionar qual a necessidade em continuar insistindo em um contato com eles.
No post de hoje, você descobrirá a importância da limpeza de suas listas de e-mail e como deixar sua base limpa de tempos em tempos.
Acompanhe!
Qual o significado de limpeza de listas?
A limpeza de lista está relacionada a remoção de contatos inativos e incorretos das suas listas e pode ser feita dentro de um período de 3 meses, removendo qualquer pessoa que não tenha interagido com seus envios nesse período.
Deixar sua base limpa é simples e pode ser feita de duas formas: manualmente ou automaticamente. O mais recomendado em alguns casos é optar pela opção automática da limpeza, fazendo com que sua equipe otimize processos e tempo de trabalho.
Vantagens de manter a base limpa
O questionamento que deve ser feito nesse momento é: se a minha meta é aumentar minhas taxas de abertura, por que insistir em me comunicar com um público que dificulta que isso aconteça?
Um exemplo são os clientes que usam um provedor determinado, acharem que você está fazendo envios de spam e recusarem suas mensagens automaticamente.
Isso acontece, principalmente, quando seus envios passam a incomodar um público específico. Desse modo, ao invés de gerarem o descadastro em relação às suas comunicações, eles acabam denunciando seus envios como spam, fazendo com que seus envios passem a ser entregues em lixo eletrônico, por exemplo.
E isso é o que ninguém quer que aconteça, não é mesmo? Então, confira quais são os benefícios em manter a limpeza de suas listas!
Existem diversas vantagens em manter sua base limpa, entre elas estão:
– Redução no custo de e-mail e aumento de ROI;
– Redução em suas taxas de spam;
– Aumento em relação as suas taxas de abertura e cliques.
Confira agora como cada uma delas funciona:
Redução no custo de e-mail e aumento de ROI
Plataformas que oferecem o serviço de disparo de e-mail costumam cobrar com base no tamanho de suas listas, ou seja, quanto maior for a quantidade de e-mails em suas listas maior será seu investimento.
Por isso é importante deixar sua base limpa, pensando sempre em suas conversões e considerando a redução de custos. Afinal, não faz sentido pagar para atingir pessoas que não estão envolvidas com as suas comunicações.
Além disso, o ROI obtém um aumento uma vez que você enviará e-mails apenas para pessoas interessadas no seu conteúdo, aumentando suas taxas de visualizações e cliques. Assim, os benefícios vêm de todos os lados, viu só?
Redução nas taxas de spam
Todos nós sabemos que denúncias de spam impactam nos resultados em relação aos seus envios atuais e futuros. Com a All iN você consegue identificar quais são seus clientes que estão denunciando suas comunicações como spam.
Mas para que isso aconteça é necessário que o provedor faça parte do programa de feedback loop – onde é possível extrair esse tipo de informação. No entanto, atualmente apenas dois provedores fazem parte do programa feedback loop, que são Outlook e Yahoo.
Outro fator que tem grande impacto nessa redução é manter a sua base limpa regularmente, pois assim suas chances de receber reclamações de spam tornam-se relativamente baixas. Isso significa que suas comunicações serão direcionadas para o caminho certo, ou seja, para a caixa de entrada dos seus leads.
Aumento em relação as suas taxas de abertura e cliques
De um modo geral suas taxas de abertura e clique tendem a aumentar depois de uma limpeza em suas listas de e-mail. Mas, é importante fazer a combinação de outras boas práticas de envios já que a triagem de quem deve ficar ou sair das suas bases interfere no sucesso das suas campanhas.
Qual a hora certa para fazer a limpeza das minhas listas?
É recomendável que essa limpeza aconteça em um intervalo de 3 em 3 meses, conforme o volume de chegada for aumentando. Com o crescimento da sua base, reduza o intervalo entre essa limpeza para que seja possível acompanhar o aumento de suas demandas.
Além disso, é importante ficar de olho nos resultados dos seus últimos envios, caso haja uma diminuição padrão das taxas de entrega, abertura e clique, é um sinal de que há algum problema acontecendo.
Outro fato importante é acompanhar os casos de soft bounce e hard bounce, esses dois estão relacionados às taxas de rejeição no e-mail marketing.
O soft bounce tem como característica retornar problemas de entrega em relação há e-mails específicos e é considerado um erro temporário, caso o inbox do seu cliente esteja cheio ou haja algum erro de descrição.
Se ao invés de gmail você ou o cliente tiver cadastrado gamil, por exemplo, este erro será considerado temporário pois o nome do provedor foi escrito de forma errada, impactando a entrega. No entanto, uma vez que a correção for feita, será possível impactar normalmente esse cliente sem que suas taxas de rejeição no e-mail aumentem novamente.
Já o hard bounce tem como característica ser um erro permanente e um dos exemplos mais comuns atualmente é: você ter um e-mail corporativo e, uma vez que você for desligado da empresa, seu endereço se torna inexistente, não sendo possível gerar comunicação.
Com a plataforma a All iN é possível baixar um relatório em relação a esse bounces para que você possa fazer correções em caso de soft bounce ou deixar sua base limpa em caso de hard bounces.
Agora que você já entendeu a importância da limpeza de suas listas, vamos aumentar essas taxas de entregas e abertura? Então entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!