Você realiza alguma tarefa todos os dias no seu e-commerce da mesma forma? E você já pensou se pudesse automatizá-las? É sobre isso que iremos falar hoje, uma das soluções para automatização de ações repetitivas, as APIs. Se você é novato no assunto, não se preocupe, vamos começar do princípio.
O que é API?
Essa sigla tem origem no termo em inglês Application Programming Interface ou, em português, Interface de Programação de Aplicação.
Esta interface é o conjunto de rotinas e padrões de programação que permitem a integração de programas, construção de aplicativos, troca de informações, entre outras ações, desde que estejam conectadas a web.
Falando em termos práticos, é possível utilizar uma API, por exemplo, para transmitir os contatos obtidos em um formulário optin em seu site para uma plataforma de envio de e-mails de forma automática. Sendo assim, não seria necessário fazer o upload manual desses contatos de tempos em tempos, agilizando o processo e garantindo que sua lista esteja sempre atualizada.
Mas esse é apenas um exemplo de como uma API pode ser utilizada a favor das ações rotineiras no seu e-commerce. Vamos conferir quais são as quatro principais rotas da APIs da All iN e como elas podem ajudar nas ações de marketing do seu e-commerce!
Ao utilizar a rota certa para a ação certa, você garante que os processos sejam feitos da forma mais eficiente possível.
API E-mail Marketing
Essa API pode ser usada para diversas ações automáticas na sua conta, como por exemplo:
- Gerenciamento de lista de contatos: criação de listas, inserção ou atualização de contatos em listas já existentes, inserção de e-mails no optout, etc.
- Cadastro de HTMLs: faça com que os seus HTMLs sejam enviados de forma automática nos seus envios.
- Realização de envios tradicionais: envie suas campanhas sem precisar entrar na plataforma utilizando as ações da API.
API E-mail Transacional 1.0
Com essa API você pode realizar o envios de e-mails, SMS, Facebook e Push Notification transacionais de forma automática sempre que um cliente efetuar alguma ação no seu site, como por exemplo: novo cadastro, confirmações de compra, alteração de status no pedido, troca de senha, dentre outros.
API E-mail Transacional 2.0
Essa API oferece um canal para disparo de mensagens de email, SMS, Facebook e Push Notification de maneira mais rápida, simples e segura. Sua autenticação foi desenvolvida com base no protocolo de autorização Oauth2. Diferentemente da API 1.0, ela permite ainda, o disparo de um pacote de e-mails fazendo apenas uma única requisição.
API de Produtos
Essa API tem a mesma função do XML de produtos, porém realiza a atualização dos dados de forma mais inteligente. Ao invés de atualizar a lista inteira, gastando de 1h a 3h como é feito hoje em dia com o XML, é possível fazer a atualização somente dos produtos que de fato foram alterados em poucos minutos, deixando suas campanhas sempre atualizadas.
Gostou de saber mais detalhes das APIs? Ainda não utiliza elas no seu e-commerce? Fale conosco que nós podemos te ajudar!