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5 motivos para implementar uma estratégia de data marketing

O marketing orientado por dados, ou data marketing, está se transformando em uma abordagem inovadora para uma parte fundamental dos esforços de publicidade e negócios das empresas.

Não há organização hoje que, realizando ações de marketing, não tenha algum elemento do data marketing. Muitas, no entanto, não o fazem de maneira consciente, ou seja, estratégica.

Neste artigo, vamos conversar sobre os principais benefícios que podem ser obtidos ao adotar uma estratégia de data marketing e por que fazer isso. Continue lendo para entender!

O conceito de data marketing

Quando falamos em data marketing estamos nos referindo a ações baseadas em insights, que são extraídos da análise de dados coletados interna e externamente. As informações adquiridas por meio de interações com o consumidor, por exemplo, podem ser usadas para ter previsões sobre comportamentos futuros.

Nesse sentido, data marketing envolve entender os dados já disponíveis e os que ainda podem ser obtidos. Além disso, compreende atividades de organização, análise e aplicação de dados para melhorar os esforços de marketing.

Com a evolução das ferramentas e dos métodos de Big Data, já existem organizações atuando com Big Data Marketing, ou seja, aproveitando volumes exponenciais de informações captadas em variadas fontes para tornar suas estratégias de marketing mais eficientes.

Em suma, esse recurso veio para superar os resquícios de intuição que ainda eram utilizados nas tomadas de decisões na área de marketing. Agora, em constante transformação digital, as empresas podem agir para se destacar no mercado, conquistar clientes e se relacionar com eles de uma maneira ainda mais analítica e certeira.

Os benefícios do data marketing

Veja, a seguir, os benefícios mais significativos que uma estratégia de data marketing pode trazer para o seu negócio.

Marketing personalizado

É essencial que as empresas transmitam a mensagem certa, para o público adequado, no momento ideal. O marketing orientado por dados permite que as marcas criem campanhas personalizadas que convertam leads por meio de um entendimento mais profundo dos perfis de seus clientes.

Clareza no entendimento dos públicos

Com inúmeros dados disponíveis, os profissionais de marketing podem filtrar as informações para determinar aquelas que são mais úteis. Dessa forma, tendo uma abordagem baseada em dados, fica muito mais fácil separar e agrupar o público-alvo a ser alcançado.

Experiência multicanal

Uma boa estratégia de data marketing também ajuda a aproveitar os dados para ampliar o alcance em várias redes e levar a comunicação além do e-mail. A distribuição de anúncios segmentados por dados, mediante campanhas de marketing automatizadas, garante que a mensagem seja consistente e alinhada, e alcance cada destinatário no momento certo.

Experiência do cliente otimizada

Muitas marcas populares usam data marketing para aprimorar as experiências de seus clientes. Elas costumam orquestrar pesquisas de satisfação do consumidor e identificar áreas específicas para melhoria.

Melhor desenvolvimento de produto

O data marketing diminui consideravelmente as taxas de falha do produto. Por meio dessa estratégia, as empresas podem estabelecer uma melhor compreensão de seu público-alvo, o que leva ao desenvolvimento de produtos mais adequados para o mercado.

Os motivos para implementar o data marketing

Se a lista de vantagens que mostramos ainda não o convenceu da importância de implementar uma estratégia de data marketing, confira os motivos abaixo.

  1. Data marketing melhora as decisões do marketing

Para todos os envolvidos na área de marketing, apoiar as decisões em dados reais torna o processo decisivo muito mais fácil. Estamos falando dos diretores e gestores, mas também dos analistas e assistentes.

Um exemplo simples: conhecendo dados de tráfego de um determinado website, o time de produção de conteúdo pode pensar em materiais que acelerem a captação de leads. Em vez dos profissionais tomarem decisões baseadas somente no que acreditam que pode funcionar, passam a se fundamentar em resultados reais.

  1. Facilita a antecipação de tendências

Já existem no mercado ferramentas que conseguem mapear tendências diversas por meio das publicações postadas nas redes sociais. Elas ajudam a verificar se há determinados comportamentos que indicam que é preciso (ou viável) desenvolver um novo produto ou serviço, entre outras vantagens.

Esse é só um exemplo. As análises preditivas podem ser realizadas em diversos âmbitos, tornando a efetividade do marketing ainda maior.

  1. Cria um diferencial competitivo

Cada vez mais, a análise de dados é um diferencial competitivo. Ao fazer data marketing, não há dúvidas de que uma empresa pode se destacar de seus concorrentes e atingir resultados melhores.

Não basta criar um produto ou serviço incrível. Agora a disputa é pela atenção dos potenciais consumidores. Estes, por sua vez, estão muito mais dispersos e são o tempo todo cercados por diversas marcas.

  1. Facilita a mensuração dos resultados

O data marketing também ajuda a acabar com a intangibilidade das ações de marketing. Por meio de ferramentas digitais, agora é possível estabelecer e acompanhar métricas e indicadores que demonstram se os esforços estão ou não surtindo efeito.

Para uma área que, muitas vezes, não é compreendida pelos outros departamentos, ter dados estatísticos para apresentar resultados e defender investimentos é fundamental.

  1. Melhora a qualidade dos investimentos

Com o ROI mensurado corretamente, a qualidade dos investimentos tende a melhorar. Isso porque se torna mais rápida a percepção de que determinadas ações não vão surtir os efeitos esperados — o que também facilita a correção da rota em tempo real.

Como implementar o data marketing

Para finalizar, veja algumas dicas que podem ajudar você a implementar uma estratégia de data marketing de sucesso.

Adquira ferramentas de marketing digital

É importante reduzir o tempo que os analistas passam coletando dados. Eles precisam ter meios para reunir e consolidar informações de forma ágil para tomar decisões mais acertadas.

Estimule o poder analítico do seu time

Também é fundamental contar com um time de marketing preparado para analisar dados. Se necessário, é interessante investir em capacitação e/ou contratar profissionais já experientes em data marketing.

Aproxime o marketing da TI

Esses dois times devem trabalhar com objetivos comuns. Não é possível fazer data marketing sem soluções tecnológicas de alta performance, o que o pessoal do departamento de TI pode conseguir.

Monitore todos os canais

Quanto mais automatizado for o monitoramento, maior será o poder analítico dos profissionais de marketing. O que não pode acontecer é deixar canais esquecidos, sem acompanhamento e análise.

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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