Atualizar-se com relação às novas tecnologias é um desafio, mas essa atitude é indispensável para quem deseja conquistar vantagem competitiva para seu negócio. Nesse cenário, as estratégias de e-mail marketing são uma boa maneira de atrair, reter e fidelizar clientes.
Essa ferramenta já é utilizada há muito tempo, mas é necessário ser preciso para assegurar seus benefícios. É assim que essa estratégia se torna um dos principais métodos de relacionamento e vendas, o que permite obter resultados concretos e que verdadeiramente impactam o público-alvo.
Então, que tal entender melhor esse assunto e colocá-lo em prática no seu negócio? Acompanhe!
A relevância atual do e-mail marketing para as empresas
O primeiro passo para entender essa estratégia é saber o que ela significa. O e-mail marketing designa o envio de mensagens da sua empresa para os consumidores e potenciais clientes. No conteúdo podem ser abordados diferentes tópicos, como:
- ofertas, promoções e descontos;
- confirmação de compras online;
- indicação de leituras de um assunto específico;
- newsletter.
Por ter sido indevidamente utilizado por algumas empresas, essa ferramenta acabou estigmatizada e vista como mala direta digital. Nesse caso, as mensagens eram enviadas sem o consentimento dos consumidores e, por isso, se tornavam invasivas.
Esse modelo mudou muito e hoje o e-mail marketing é uma das estratégias que mais traz resultados positivos. Essa é uma maneira eficiente de conhecer melhor o consumidor, estabelecer um contato mais próximo e gerar vendas. Um exemplo disso é uma pesquisa recente da McKinsey & Company, que demonstrou que o e-mail marketing é aproximadamente 40 vezes mais efetivo para atrair consumidores que o Facebook e o Twitter combinados.
O mesmo estudo ainda indica que essa ferramenta agiliza a decisão de compra em até 3 vezes. Por que isso acontece? Os motivos são variados. De modo geral, o e-mail marketing:
- se enviado de forma personalizada, traduz os interesses e gostos do usuário, deixando o conteúdo mais relevante;
- simplifica a mensuração de resultados;
- é um canal de comunicação frequente e muito utilizado;
- apresenta o melhor retorno sobre o investimento (ROI) entre todos os meios que podem ser utilizados.
Outras estatísticas interessantes sobre essa estratégia são as seguintes, de acordo com o site Inteligência Rock Content:
- 3/4 das empresas acreditam que o e-mail marketing oferece um ROI de nível excelente a bom;
- 3 bilhões de usuários usarão o e-mail até 2020;
- 86% dos compradores querem receber e-mail promocionais uma vez por semana das empresas com as quais já fizeram negócios, enquanto 15% desejam obter as mensagens diariamente.
É claro que enviar e-mails em excesso tende a causar o cancelamento da inscrição por parte do usuário. No entanto, acredite: sua empresa pode alcançar muitas vantagens com essa estratégia.
Os benefícios gerados por boas estratégias de e-mail marketing
O conceito e a relevância dessa ferramenta para as empresas atuais já justificam sua utilização. Porém, há mais a considerar. O primeiro aspecto é que o consumidor aceita iniciar uma conversa — esse já é um benefício.
A partir dessa possibilidade, você consegue entrar em contato de modo mais pessoal com os leads, o que permite fortalecer o seu relacionamento e conquistar outras vantagens, entre elas:
Engajamento dos potenciais clientes
O usuário que fornece seu endereço de e-mail para sua empresa espera um contato periodicamente. Apesar de isso parecer simples, é comum as marcas esquecerem de nutrir esse relacionamento. Ao optar por esse modelo, é possível solidificar sua estratégia de marketing e engajar os leads, fazendo com que eles lembrem dos seus produtos e serviços. O resultado? Mais chances de transformá-los em clientes.
Promoção dos seus conteúdos
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais robustas do inbound marketing (ou marketing de atração). A ideia é atrair potenciais clientes por meio de assuntos relevantes para o público-alvo. Esses temas são postados no seu blog corporativo e podem ser promovidos pelo e-mail marketing. Assim, há um número maior de acessos e a visibilidade da sua marca na internet é ampliada.
Nutrição e educação dos leads
Essa ação também é fundamental para o inbound marketing, porque é por meio dela que você transforma visitantes em leads e estes em clientes. O e-mail também cobre essa atitude, sendo possível enviar mensagens personalizadas para as pessoas certas no momento adequado. Além disso, consegue-se automatizar a função com um software específico como a All iN.
Aumento das vendas
O e-mail marketing é comumente utilizado pelas empresas para anunciar promoções, ofertas e descontos em produtos e serviços. Você também pode estimular a compra ao inserir botões para finalizar a transação com apenas um clique. Nos próximos anos, a expectativa é que seja possível até efetuar o pagamento diretamente pela mensagem.
Fortalecimento do relacionamento com os consumidores
A estratégia de e-mail marketing deve ser adotada também no pós-venda, com o intuito de se certificar de que o cliente teve uma boa experiência e consolidar seu relacionamento com ele. Essa é uma forma de encantar os consumidores e mostrar que o seu negócio está interessado em suas demandas e necessidades.
Em suma, o e-mail marketing permite aprimorar o seu contato com clientes e leads, promovendo conteúdos, produtos e serviços.
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