Imagem de duas pessoas sorrindo e segurando um tablet

Escrito por 09:00 Comportamento

AIDA: Conheça tudo sobre esse método

A metodologia AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação) consiste em instigar e levar o consumidor a  passar por todas as etapas do funil de vendas, até a ação final esperada, que é a requisitada conversão.

Esse método contém 4 etapas e, enquanto o consumidor passa por esse funil de vendas, a cada etapa é possível entender o que o cliente está ou não procurando.

Por esse motivo, o método AIDA vem sendo bem utilizado, podendo trazer insights preciosos de como agir e se relacionar com seus potenciais clientes.

Quer saber como? Continue aqui com a gente para entender mais sobre essa metodologia e como aplicá-la nas estratégias de marketing da sua marca.

O que é o método AIDA?

AIDA é um método que vem sendo muito utilizado por empresas de marketing e vendas e tem ajudado equipes a entender e conduzir seus leads, de maneira que possam entender melhor seus comportamentos.

Ou seja, o intuito é fazer com que clientes indecisos passem pelo funil de vendas e sejam instigados durante cada etapa, chegando à conversão.

Com isso, a abordagem permite que as equipes obtenham informações sobre o pensamento e comportamento de seus consumidores, arquitetem as etapas para nutrição de leads e alcancem o objetivo final. 

Basicamente é um mapeamento da jornada de compra do consumidor para que possam extrair as informações, desde o primeiro contato do cliente com a sua marca, até o momento de decisão, de concluir ou não a compra.

Se você já acompanha nosso conteúdo, sabe que temos abordado constantemente a importância de mantermos os possíveis clientes como foco das estratégias criadas. Então, você chegou a ver o conteúdo sobre Customer Centric? – afinal, ele é o grande protagonista de tudo que é criado pela marca.

Vale lembrar que para entender a fundo o seu público, é preciso fazer análises que possibilitem chegarmos no detalhe do perfil desses usuários para entendermos o que é mais atraente para ele e o que pode ser efetivo durante cada etapa do funil.

Ilustração de três pessoas sentadas analisando dados coletados.

Entender o perfil do seu público é essencial!

As 4 etapas do método AIDA

Agora que você sabe o que é a metodologia AIDA, vamos desmembrar as etapas do acrônimo para que fique mais claro o que cada etapa representa, e assim entender como pode ser usada em sua estratégia de marketing. Elas são: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Vamos lá?

Atenção

Muitas empresas acham que seus produtos, por si só, já são o suficiente para que os consumidores desejem e comprem o que estão oferecendo.

E embora isso possa acontecer com grandes marcas, é um erro pensar que seu produto é reconhecido por todo o seu público alvo.

No modelo AIDA, a primeira etapa é a ATENÇÃO, afinal, você precisa “trazer” os olhos dos seus consumidores para o que está oferecendo. 

Nesse momento que o potencial cliente tem sua primeira visão do que está sendo oferecido e, para que ele se interesse ao ponto de interagir com seu anúncio, você precisa ter cuidado com a forma que pretende prender a atenção do consumidor.

Sabemos que ninguém gosta de anúncios forçados, eles não são bem quistos por quem está vendo, ou seja, eles até chamam atenção, mas de forma negativa.

Se você não souber como desmembrar as informações em um layout, por exemplo, e a forma com que deve colocar os pontos importantes, todo o investimento pode ir por água abaixo.

Por isso, é muito importante pensar em maneiras eficazes de conseguir a atenção necessária, como por exemplo:

  • Inbound marketing, que permite esse contato inicial com o consumidor alcançado através de uma estratégica orgânica.
  • CTAs convidativos e bem pensados também são essenciais nessa primeira etapa, ou até o famoso marketing de guerrilha, trazendo de formas criativas um jeito de chamar atenção e assim passar para o próximo passo: gerar interesse.

Tenha em mente que a fase de atenção é que vai permitir o desenrolar da sua estratégia e que ela precisa ser trabalhada de forma minuciosa, de acordo com o perfil do seu público.

Interesse 

Como não é só de chamar atenção que o AIDA funciona, é preciso focar muitona segunda etapa que é o INTERESSE.

Se o consumidor está nessa etapa, você conseguiu passar pela primeira e ele já está em conexão com sua marca e no seu funil de vendas.

Agora, é necessário mantê-lo interessado no que você tem a oferecer.

Para gerar interesse no seu consumidor, lembre-se sobre a importância de entender a sua necessidade e o que o atraiu na primeira etapa.

Agora, é fundamental ser relevante e mostrar que sua marca sabe o que o consumidor precisa, colocando em destaque as melhores características do seu produto e como elas atendem seus desejos, dores e necessidades.

Algo que também pode ajudar nessa etapa, é trazer em seus textos argumentos persuasivos, mostrando ao consumidor como o seu produto pode fazer a diferença. 

Utilize palavras-chave em textos de chamada para que o consumidor veja logo de cara o que ele está procurando e mantenha-o envolvido em suas ações de marketing para levá-lo sutilmente ao próximo passo, o DESEJO.

Ilustração de uma mulher apontando para seu relógio, como seu item de desejo

Mostre de que forma o seu produto se destaca e conquiste o cliente!

Desejo

Apesar de interesse e desejo serem etapas onde a empresa pode trabalhar em estratégias conjuntas, buscando gerar o interesse e desejo quase que na mesma estratégia, as etapas de Atenção e Interesse acabam sendo aquelas que o consumidor passa mais rápido, pois são mais visuais.

A etapa de DESEJO está no meio do funil de vendas e é agora que o consumidor inicia as pesquisas de comparação. Ou seja, essa etapa pode e deve ser trabalhada de forma mais específica, pois é nesse momento que o consumidor verá se sua empresa realmente tem o que ele precisa, se tem o melhor custo, a melhor qualidade, etc.

É nesse momento que você precisa se destacar para conquistar o cliente, mostrando porque a sua solução é a melhor escolha que ele pode fazer. 

Muitas marcas utilizam de campanhas de marketing onde trazem contrapontos da concorrência sempre em evidência, mas vale pensar em como mostrar os seus diferenciais, coisas que outras marcas não possuem.

Ação

Se seu cliente chegou até essa etapa, agora é com você para não deixar ele escapar.

Garanta que a etapa de AÇÃO seja a mais confortável possível, pois, dificilmente alguém irá concluir a etapa se tiver cadastros imensos, formulários e coisas que possam tirar o interesse do consumidor. Um processo muito extenso pode fazer com que o potencial cliente desista!

Esse é o momento final do seu funil e aqui é onde o resultado esperado deve aparecer e não é necessariamente uma compra. Ele pode ser uma assinatura, um arquivo baixado ou a venda, propriamente dita. Depende de qual tipo de conversão você está buscando.

Tenha em mente que o importante é gerar essa ação no consumidor, e isso pode ser feito através de gatilhos mentais: última oportunidade, oferta por tempo limitado, só hoje, especial para você, são algumas das opções que você pode apostar.

Como usar o método AIDA?

Agora que você já entende cada etapa do AIDA, seguem algumas dicas de como você pode aplicar a sua empresa:

Tenha conteúdos para cada etapa

Os conteúdos trazidos para o consumidor é o que fazem ele continuar passando pelas etapas.

Não é inteligente você fazer um belo conteúdo para a etapa de desejo se você não conquistou o consumidor na primeira etapa que é atenção, por exemplo.

O cliente precisa encontrar em cada momento aquilo que realmente precisa, por isso, os conteúdos devem estar sempre focados nas necessidades do consumidor e adequado à fase em que ele está.

Lembre-se que uma etapa puxa a outra, então os conteúdos precisam ser instigantes e convincentes de acordo com a etapa em que estiver.

Ilustração de um funil de vendas com uma moça ao lado

Trabalhar com cada etapa do funil ajuda a atrair clientes em momentos distintos da jornada de compra.

Apresente bem o seu produto

Parece óbvio, mas não é! É essencial que você conheça cada detalhe do seu produto para apresentá-lo com riqueza de detalhes e especificidades aos consumidores.

Se seu produto for apresentado de forma clara e o leitor tiver fácil entendimento das suas funções e qualidades, ele poderá falar dele com facilidade para outras pessoas que também podem se tornar potenciais clientes, o famoso marketing boca a boca!

Outro ponto muito importante é a usabilidade e clareza do seu site. Apresente as informações de forma fácil, evite informações que podem confundir o usuário, afinal clareza é a palavra de ordem para que ele compreenda todas as informações dispostas.

Lembre-se: um site bem estruturado, prático e funcional faz toda a diferença para que o cliente efetue a ação final, seja ela qual for.

Conheça seu público

Essa talvez seja a premissa que mais trabalhamos em nossos conteúdos, por que, sem dúvidas essa dica é muito importante para qualquer estratégia de marketing.

Conhecer o seu público alvo é a base para criar ligações com seu cliente e saber como se comunicar com ele.

Feito isso, você também conseguirá estruturar sua persona e se comunicar de forma mais humanizada com o público.

Nunca é demais lembrar: é fundamental que a criação dessa persona seja feita de forma bem planejada e através de dados confiáveis, para garantir que ela realmente atinja o público e seja assertiva.

Trabalhe de forma data-driven

A cada dia que passa o marketing se torna mais data-driven e vemos a importância de construir estratégias e planos de ação sempre baseados em dados confiáveis.

Para trabalhar com a metodologia AIDA, lembre-se que o investimento em análise de dados é essencial, só assim você conseguirá oferecer a melhor experiência para o consumidor de maneira personalizada e assertiva.

E você já sabe, né? Se o seu negócio busca inteligência, experiência e comunicação personalizada, a All in é a referência que você precisa. Vem com a gente!

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Última modificação: 16 de fevereiro de 2023
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