Você sabia que o brasileiro, em média, é quem mais passa tempo na internet? E mais: você sabia que também somos quem mais passa tempo na internet via dispositivos mobile?
Para que tenha uma noção desses dados, trouxemos o gráfico abaixo, que compara diversos países e seu acesso à internet via desktop e mobile:
Além disso, hoje, o percentual da população adulta brasileira que usa mobile é de 53%, enquanto via desktop é de 34%. Veja abaixo:
Ou seja, há muitas oportunidades para levar sua marca, seu negócio e seus valores para esse público, que até há alguns anos não existia e que hoje é mais frequente e latente do que imaginamos.
Para se ter uma ideia de como está o mercado mobile e sua importância, principalmente no canal de E-mail Marketing, trouxemos diversos dados e, além disso, um passo-a-passo com 8 dicas baseadas nesses dados para otimizar suas estratégias mobile.
De início, é importante deixarmos claro que, caso seu negócio não possua estratégias para esse mercado, você pode estar perdendo muitas oportunidades, e é importante passar a considerar essa possibilidade.
O E-mail Marketing na era mobile
O E-mail Marketing evoluiu bastante nos últimos anos e continua sendo uma das melhores formas de atingir sucesso; com essa estratégia, é possível comunicar-se com pessoas via desktop, mobile e wearables. E tudo isso de forma personalizada, escalável, automatizada e pessoal.
De acordo com uma pesquisa feita pela Litmus em 2016 através da análise de mais de 1 bilhão de emails, hoje, 54% das aberturas de emails são feitas via dispositivos móveis.
E os consumidores mobile estão cada vez mais exigentes: o Consumer Adoption & Usage Study (2016), da Adestra, sugere que 71,6% dos consumidores deletará emails caso não seja otimizado para mobile, enquanto uma média de 10% lerá mesmo assim.
Ou seja, tendo 54% de participação no mercado e com uma exigência alta, não podemos nos dar ao luxo de ignorar esses consumidores.
Todos esses dados e informações nos indicam que estamos em meio a uma revolução da comunicação mundial, na qual deve-se pensar e repensar as estratégias de Marketing Digital, e não é diferente com o E-mail Marketing. Por isso, devemos otimizar campanhas, layouts, CTAs, segmentações e estratégias para atingirmos o público certo. É isso que traremos nesse post.
8 Dicas para otimizar seus emails na era mobile
1) Use templates mobiles prontos
Segundo o estudo “E-mail Marketing Compass: The Season of Mobile”, feito em 2015 pela Yesmail, a taxa de CTO (Click-to-Open – saiba mais sobre essa taxa em nosso Glossário de E-mail Marketing no Guia do E-mail Marketing) é 40% maior para marcas que enviam exclusivamente emails responsivos em comparação com as que não enviam seus e-mails otimizados.
Para aumentar suas taxas de abertura e clique e trazer assertividade à sua estratégia de E-mail Marketing, é importante que sua campanha esteja preparada para ser lida em todos os tipos de dispositivos.
Caso você ou seu time tenham conhecimento em código HTML e CSS inline, você pode optar por criar sua campanha otimizada para mobile, mas isso demanda tempo, tecnologia e conhecimento. E a maioria das equipes de Marketing não possui esses 3 fatores. Assim, é possível agilizar esse processo com templates prontos.
2) Mantenha o assunto do seu e-mail o mais curto possível
Enquanto em desktop é possível trazer até 80 caracteres para leitura, em mobile esse número cai para 30 caracteres.
Na imagem abaixo, por exemplo, podemos perceber quem está otimizando seus assuntos para Mobile.
As chances dos e-mails com assuntos curtos e contextualizados aumentam significativamente em relação aos assuntos longos e incompletos. Consegue perceber?
3) Otimize seu nome de remetente
O nome de remetente é a informação sobre sua empresa mais demonstrada por e-mail e, além disso, 68% das pessoas dizem abrir os e-mails com base nessa informação.
Portanto, tal qual o assunto do e-mail, é importante otimizar o nome de remetente. Pelo mesmo motivo (encurtamento de espaço em mobile), é importante que o nome do remetente seja curto (com no máximo 23 caracteres, de preferência), para que o leitor contextualize com a sua empresa de forma rápida e intuitiva.
Para que tenha uma ideia, essa é a capacidade de visualização de nome de remetente nos principais dispositivos mobile:
Iphone 6: 32 caracteres
Samsung S4: 32 caracteres
Iphone 5: 23 caracteres
Obs.: Caso o nome da sua empresa seja longo, tente usar abreviações. Elas acabam por encurtar e, ainda assim, geram contextualização com sua marca.
4) Personalize seus botões Call-to-Action (CTA)
Segundo um estudo do MIT, a média de tamanho do dedo de um adulto é entre 1,6cm e 2cm. Traduzindo isso para pixels, encontramos o ideal entre 45 x 45px e 57 x 57px. Este deve ser o tamanho mínimo de largura e altura dos seus botões.
Veja um exemplo de Call-to-Action que usamos na Resultados Digitais:
É importante inserir CTAs até quando seu e-mail for somente em texto, para que o leitor tenha a facilidade ao clicar.
Se o seu e-mail não tiver CTAs otimizados, pode acontecer de o leitor clicar em algum link errado e isso prejudicar a experiência do usuário, fazendo com que ele delete ou não leia mais seus e-mails.
Facilitar o clique nunca é demais.
5) Mantenha seus e-mails curtos e leves (balance entre imagem e texto)
Essa é uma tendência. Usuários mobile tendem a ler rapidamente seus e-mails e têm total preferência por e-mails leves e rápidos. Pesquisas mostram que a média de tempo de leitura por e-mail é de apenas 51 segundos.
Portanto, o ideal em um layout e em uma campanha de e-mail é usarmos imagens para contextualização rápida (o tempo de processamento de uma imagem por humanos é muito mais rápido que por leitura) e, consequentemente, trazermos o texto para argumentação e contextualização rápidos.
Resumindo:
- Imagem para contextualizar
- Texto curto, direto e argumentativo
6) Traga movimento
Sim! Outra tendência.
Em 2016, emails com GIFs têm capturado muito mais a atenção do que emails estáticos.
O que são GIFs?
GIF é um formato de imagens com o qual é possível trazer movimento. Há diversos sites que auxiliam a compor esse tipo de imagem rapidamente ou a encontrar um GIF pronto com direitos livres de uso.
As oportunidades de uso são bastante amplas. É possível fazer seu público rir, contextualizar uma ideia de forma divertida ou até mesmo explicar funcionalidades – use sua criatividade. Isso certamente irá aumentar o engajamento das pessoas com seu email.
7) Traga sua melhor oferta ou seu melhor conteúdo nos primeiros 250px de altura
Em paralelo com a dica 5, a leitura dos usuários tende a ser cada vez mais curta e rápida, portanto traga seu melhor conteúdo para o início para que o usuário, logo ao abrir seu e-mail, possa contextualizar e entender sua oferta de cara.
O percentual de pessoas que abrem o e-mail e não efetuam a rolagem é de 60%. Ou seja, a maior parte do resultado do seu email virá destes 250px.
8) Use Landing Pages responsivas (vá além do email)
Conseguir que seu usuário clique em suas campanhas de e-mail é somente metade da experiência. Se ele clicar em sua campanha e a Landing Page também não for otimizada para mobile, a tendência em ter uma experiência ruim é alta e as chances de que essa pessoa volte a clicar em seus e-mails diminuem consideravelmente.
Por isso, otimize também suas páginas de destino para que a experiência dos seus leads seja a mesma.
Além de pensar na oportunidade que essas otimizações podem trazer ao seu negócio, pense, principalmente, na experiência do seu usuário. Preste atenção no comportamento deles e do seu mercado.
Isso trará insights rápidos e melhorará seu negócio consideravelmente.
Tire um tempo extra e otimize suas campanhas de Email Marketing para mobile: os resultados serão rápidos e significantes!