O Dia das Mães é uma das datas que mais movimenta o varejo físico e online no Brasil. Em 2021 – como no ano anterior os consumidores demoraram um pouco mais para ir às compras. Segundo o nosso Relatório de Dia das Mães 2021, o pico de vendas aconteceu no dia 6 maio e coincidiu com as visitas aos e-commerces.
Os dados são estimulantes quando falamos do faturamento do varejo online, que teve um aumento de 14% em 2021, quando comparado com 2020. Ou seja, se o seu e-commerce ainda não tem campanhas e promoções especiais de Dia das Mães, a sua marca está perdendo dinheiro. Acompanhe o nosso passo a passo sobre o que fazer para vender no Dia das Mães e surfe nessa onda também! 🌊😎
Em 2021, entre os itens mais comprados em pequenas e médias empresas, a preferência de 12,4% dos consumidores ainda está nas roupas, acessórios e calçados. Em segundo lugar, com 11,6%, temos a categoria de casa e decoração. Esses dados demonstram o potencial das pequenas e médias empresas para vender em datas sazonais. Por isso, não perca tempo, comece a investir em um calendário sazonal adequado para seu e-commerce.
A grande questão é: o que fazer para vender no Dia das Mães? Quanto mais usarmos comunicações assertivas e com conteúdo relevante ao nosso público, mais podemos convencer alguns clientes indecisos ou manter antigos compradores, certo? Mas, além disso, é importante ampliar a sua estratégia. Para isso, confira o nosso passo a passo.
5 passos para vender no Dia das Mães
Para ajudar você nessa corrida, confira nossas 5 ideias para vender no Dia das Mães:
- Se antecipe!
Sair na frente dos seus concorrentes é tão bom para você quanto para o seu cliente. Afinal, além de já lembrá-lo de se preparar para a data, você vai garantir que seu consumidor tenha tempo suficiente para escolher o produto e garantir a entrega antes da data comemorativa.
O primeiro passo é antecipar o envio de comunicações para o Dia das Mães, indicando informações como: promoções especiais, tempo para entrega e diferenciais do produto.
- Reconquiste antigos clientes
Adquirir novos clientes é importante, mas é ainda mais rentável e barato fidelizar a sua base de clientes. Afinal, eles já conhecem sua marca, produto e se ficaram satisfeitos com a última compra, certamente podem comprar de novo.
Lembrando que, no Dia das Mães de 2021, 3% dos consumidores compraram na mesma loja que em 2020. Isso significa que a data sazonal pode ser um importante momento para conquistar o cliente e fidelizá-lo.
Aqui, a ideia para vender no Dia das Mães é trabalhar, por exemplo, com e-mail marketing para a sua base de inativos, ou seja, clientes que não compram nenhum produto em um determinado período de tempo (30, 60, 90 ou 180 dias). A escolha de dias de inatividade dependerá do seu negócio e da média que um cliente volta a seu site para comprar outro produto.
Vale também mandar mensagem para aqueles que compraram com você para saber se o produto chegou em bom estado, se está funcionando ou se precisa de ajuda com algo e assim oferecer um atendimento amigável que o cliente não esquecerá.
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- Que tal oferecer algo a mais?
Ter o menor preço ou oferecer frete grátis ou desconto não são as únicas formas de entregar valor para o seu cliente. Você pode tentar diminuir o prazo de entrega do produto, usar uma estratégia omnichannel, oferecer embalagem especial ou ainda, oferecer conteúdo de qualidade.
No blog da marca, por exemplo, você pode ajudar os compradores indecisos a escolher o melhor presente. Isso pode ser feito com conteúdos de looks especiais para “cada tipo de mãe”, indicando tipos de sapato que combinam para determinadas ocasiões (trabalho, casual, etc). Fotos podem auxiliar bastante nessa estratégia.
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- Use o Remarketing
Usando as tags de remarketing do seu site, você pode impactar de forma rápida e assertiva os clientes que abandonaram algum produto no seu carrinho ou visitaram a página de determinada categoria de produtos.
A tecnologia do remarketing está tão desenvolvida, que já é possível, por exemplo, ajudar um cliente indeciso entre comprar um Iphone ou Samsung para a mãe. O sistema automaticamente busca qual produto foi mais vendido e apresenta o resultado via e-mail. Ou seja, usar essa estratégia garante que seu cliente receba uma comunicação personalizada com o produto de interesse, aumentando sua chance de conversão em até 40%.
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- Cuidado com sua logística
De acordo com o site Reclame Aqui, o descumprimento do prazo de entrega lidera reclamações no e-commerce. Por isso, só prometa o que você pode cumprir! Tente oferecer algo a mais para clientes que anteciparem a compra, mas lembre-se dos esquecidos que adoram escolher o presente de última hora e deixe claro qual seu prazo de entrega.
Agora que você já sabe o que fazer para vender no Dia das Mães, é só colocar a mão na massa e planejar a sua campanha!
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