Escrito por 09:00 Marketing Digital

TikTok Ads: alcance ainda mais clientes com essa ferramenta!

Se você está minimamente familiarizado com o mundo digital, com certeza já ouviu falar do TikTok, né? Mesmo antes do TikTok Ads, a plataforma nascida em 2018 já tinha ganhado alta relevância e se popularizado, principalmente, entre os jovens.

O aplicativo se consagrou no Brasil em 2020 e já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo, sendo mais de 74 milhões de brasileiros! 

Estima-se que essa é a rede social que mais cresce no mundo! Além disso, segundo uma pesquisa publicada pelo Opinion Box, 56% dos usuários seguem alguma marca ou empresa na plataforma e 65% concordam que a rede é capaz de aproximar marcas e serviços.

Então claro que as marcas já estão de olho e vivendo essa tendência, né? Quer saber como? Vem com a gente entender como funciona o TikTok Ads e como as marcas podem se beneficiar com a funcionalidade.

O que é TikTok Ads?

O TikTok Ads é a ferramenta de anúncios exclusivos do TikTok. A plataforma diz que seu objetivo é auxiliar as empresas a soltarem a criatividade e, por isso, oferecem não só um e-learning para aprender a usar o app, mas também orientação para a criação de anúncios no TikTok Ads Manager.

Na rede, é possível criar campanhas por leilão, pagas por cliques ou visualizações, como nas outras plataformas de anúncios das demais redes sociais. Além disso, o TikTok Ads também contribui com a estratégia do time de marketing, desde o processo de criação de anúncios, definição de orçamento, alcance de públicos-alvo até a análise de dados das campanhas.

Essas campanhas podem ser rodadas em diferentes formatos e segmentadas por público-alvo ou segmento de mercado, por exemplo; mas fica tranquilo, ainda vamos nos aprofundar nos formatos mais adiante!

Ah, a ferramenta também possui features de otimização e monitoramento dos anúncios, o que contribui com o entendimento do desempenho das campanhas.

Quer ver como funciona, quanto custa e quais as possibilidades no TikTok Ads? Continue com a gente.

Ilustração de uma pessoa gravando um vídeo na horizontal

O TikTok se torna cada dia mais relevante – tanto como rede social quanto para oportunidades de negócio!

Como funciona o TikTok Ads?

Assim como no Facebook Ads, no TikTok Ads é preciso criar uma conta no gerenciador de anúncios e configurar as informações da sua empresa e de pagamento para começar a criar suas campanhas.

Feito isso e com a validação da plataforma, você terá acesso ao TikTok Ad Manager que permite selecionar entre dois tipos – que podem ser alterados quando quiser:

  • O simplificado, onde você parte para a criação do anúncio e as demais configurações ficam a cargo do algoritmo;
  • E o personalizado, onde você tem controle total sobre os anúncios, segmentações, personalização, interação, etc.

Aqui, você também pode selecionar o objetivo do seu anúncio: reconhecimento, tráfego e conversão, como já conhecemos. Além de outras otimizações, como definição de verba, segmentação de público, formato, estratégia de leilão e etc.

Vale lembrar que os anúncios são analisados em até 24h e devem seguir algumas especificações para serem aprovados, como:

  • Ter entre 5 a 60 segundos;
  • Não pode conter uso excessivo de símbolos, espaços, números ou letras maiúsculas.
  • Estar no idioma da região a que está direcionada ou conter legendas.
  • Cuidado com produtos ou serviços proibidos
  • É preciso que o criativo tenha qualidade e não esteja embaçado ou pixelizado. 

Vale relembrar que você encontra todas as informações necessárias para a criação da sua conta e especificidades de anúncios diretamente no site da rede social.

TikTok para B2B

Mas dá para usar o TikTok em uma estratégia B2B? Claro que sim! Engana-se quem pensa que o TikTok é só dancinha! 

Nos últimos anos, a rede evoluiu consideravelmente e se tornou uma opção interessante para marcas anunciarem, inclusive as B2B.

Lembre-se que o público B2B também são pessoas, por isso, criar conteúdo de qualidade, interessante e atrativo também deve estar na sua estratégia.

Para começar a investir no TikTok para o público B2B, recomendamos:

  • Abra o app e estude o conteúdo do seu nicho na rede;
  • Confira se os seus concorrentes já estão por lá e como você pode se diferenciar;
  • Observe as hashtags utilizadas e como você pode adequar sua linguagem à rede;
  • Conheça profundamente o seu público para entender se a estratégia é realmente viável para o seu negócio;
  • Autenticidade é a palavra de ordem no TikTok, como você pode incluir sua marca nessa grande trend que é a rede?!
  • Conte com influenciadores para contribuir com o alcance dos seus conteúdos.

Formatos de anúncio no TikTok

Mas não é só vídeo? Também, mas o TikTok Ads vai além nos formatos, possibilitando até 6 tipos de anúncios. Confira quais são:

In-Feed Ads

A primeira página que aparece ao acessar o app é a aba “For You”, onde aparecem vídeos baseados nas preferências do usuário. É nessa página que o “in-feed ads” é veiculado.

Esse anúncio deve ser veiculado com um vídeo de até 60 segundos e aparece a partir do quarto vídeo na abertura do for you.

TopView Ads

Já o anúncio topview aparece assim que o usuário abre o app. Também vídeos de 60 segundos, os topviews aparecem antes dos conteúdos orgânicos e têm uma cobrança por CPM (custo por mil).

Ilustração de um celular cercado por elementos que rementem à rede social

O TikTok Ads pode potencializar o engajamento das campanhas de empresas de diversos formatos.

Spark Ads

Sabe o botão “impulsionar” do Instagram que você patrocina um criativo já existente no feed? O Spark Ads funciona mais ou menos assim, ou seja, não é preciso criar uma campanha para impulsioná-lo, basta selecionar um conteúdo que já foi publicado.

Brand Takeover

Aqui, os formatos começam a mudar. No brand takeover é possível utilizar topview, in-feed e branded hashtags combinados, além de vídeos, gifs ou imagens.

Os conteúdos anunciados através do brand takeover também aparecem assim que o usuário abre o feed, mas o grande diferencial é que o TikTok veicula apenas uma empresa por dia nesse modelo. Exclusividade que chama, né?

Branded Effects

É diferencial que você quer? O TikTok Ads tem! Nesse modelo, é possível incluir artes em 3D junto aos vídeos para divulgar seus produtos e serviços. 

Adesivos e filtros, por exemplo, são possibilidades utilizadas pelas grandes marcas, principalmente porque aumentam o alcance, além de incentivar o engajamento na rede.

Branded Hashtags

As hashtags são assuntos polêmicos em todas as redes, né? Mas no TikTok é possível ir além com elas. 

Criando anúncios branded hashtags, é possível colocar a # desejada pela marca no topo da página Discover do TikTok e incentivar a criação de conteúdo através dela.

Ou seja, a marca pode usar esse formato e, diferente do Twitter, por exemplo, o acesso é exclusivo ao anunciante. Já pensou?

Quanto custa anunciar no TikTok?

Assim como em outras plataformas, é possível gerenciar os custos das campanhas no TikTok Ads.

Como os anúncios funcionam por meio de leilões, você pode limitar os gastos diariamente ou definir o limite total por campanha, mas vale ressaltar que existem mínimos pré estipulados pela plataforma: para campanhas, o mínimo é de U$ 50 diários; enquanto para grupos de anúncios, o valor mínimo é de U$ 20.

Apesar da rede não informar os custos para anúncios individuais, dá algumas dicas para quem quer investir no TikTok Ads, são elas: 

  • Ao usar o limite de leilão ou custo de leilão, prefira optar por um orçamento de campanha como “sem limite” e um orçamento diário do grupo como 20 vezes o custo por ação desejado (CPA);
  • Se optar por “otimização de eventos em app” ou “conversão” com menor custo, opte por um orçamento inicial de, pelo menos, U$ 100 ou 20x seu objetivo (CPA) –  opte pelo mais alto.

TikTok Ads vale a pena?

Você ainda tem dúvidas sobre as vantagens do TikTok Ads? Então vamos lá, dizem que contra dados não há argumentos, né? Separamos 10 informações que podem te ajudar a entender a viabilidade do app. Confira!

  1. O TikTok foi a marca que mais se destacou em 2022 com um crescimento de 215%;
  2. 82% dos usuários acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia;
  3. 39% entram no TikTok várias vezes ao dia;
  4. 42% dos entrevistados disseram que também usam o TikTok para acompanhar e curtir os vídeos de marcas e empresas que gostam;
  5. 66% disseram conhecer produtos que nunca tinham visto através do TikTok;
  6. 53% gostariam que suas marcas preferidas utilizassem mais a rede;
  7. 35% já compraram algum produto ou contrataram serviço que descobriram na plataforma;
  8. 38% já compraram algo a partir de um anúncio na rede;
  9. 46% dos entrevistados acreditam que são impactados por anúncios que têm a ver com eles;
  10. 37% já deixaram de comprar/contratar alguma marca por ter visto reviews ruins sobre no app.

E aí, o que achou dos dados? Você confere a pesquisa completa aqui.

Se contra dados realmente não há argumento, já estamos convencidos do poder da plataforma de anúncios do TikTok Ads, né? 

Dancinha? Mais que isso! Posicionamento, reconhecimento de marca, engajamento e o que mais a sua estratégia contemplar, podem ser conquistados no TikTok.

Comece agora mesmo!

Se você precisava de dados para confiar no TikTok Ads, não precisa mais, né? Vamos começar sua nova estratégia então?

É importante relembrar que o app chegou como tendência e se consolidou, sendo a rede social que mais cresce no mundo; mas que também é preciso conhecer profundamente o seu público para entender se é possível adequar a sua estratégia e tom de voz para a rede.

Se a sua estratégia busca autenticidade, awareness, engajamento e proximidade com o público, com certeza o TikTok é uma ótima oportunidade para a sua marca e o TikTok Ads só potencializará esses resultados.

Quer saber mais sobre tendências, estratégias de sucesso e como melhorar seus resultados no mundo digital? Então vem com a gente, nosso blog está repleto de informações valiosas para sua marca.

Clique e descubra mais sobre possíveis soluções para otimizar os resultados da sua marca.

(Visited 184 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 24 de janeiro de 2023
Fechar