Está chegando o dia mais esperado do e-commerce nacional! Dia 28 de novembro, acontecerá a megaliquidação virtual, conhecida por Black Friday.
O evento é inspirado no já tradicional dia de descontos que acontece nos Estados Unidos na penúltima sexta-feira de novembro, um dia depois do Dia de Ação de Graças, onde os americanos aguardam ansiosamente a abertura das lojas ainda na madrugada de quinta para sexta-feira.
No Brasil, para a alegria de todos os gestores de e-commerce, os consumidores também podem aproveitar as ofertas, com a vantagem de usarmos um mecanismo um pouco diferente. Aqui, as lojas físicas não tem esse costume, salvo uma ou outra, mas a grande maioria, faz o dia de ofertas exclusivamente online.
Segundo o E-bit, este ano, a data deve movimentar cerca de R$ 1,2 bilhão, o que representa um aumento de 56% em relação a 2013 quando foram movimentados R$770 milhões. Ainda segundo o estudo, em números absolutos, deverão ser feitos 3,37 milhões de pedidos virtuais, com média de consumo de R$355 por compra.
Por ser o e-mail marketing uma das principais formas de apresentar os descontos aos clientes, as empresas devem ficar atentas na preparação de suas campanhas, visando oferecer aquilo que realmente interessa aos usuários. Nessa hora é válido resgatar os históricos de interação e realizar segmentações específicas e adequadas a cada perfil individual.
As categorias que devem se destacar na data são: informática, eletrônicos, eletrodomésticos, moda e telefonia. Mas se você não conhece o perfil de seu público, essas indicações podem ficar muito genéricas. Neste momento, mais do que nunca, você precisa entender o comportamento de navegação e as necessidades de seus clientes.
Outra pesquisa feita pela Opinion Box, em parceria com o site Mundo Marketing, apontou que, mesmo com 3 em cada 4 tendo intenção de compra, 47% desses internautas ainda não decidiram quais produtos específicos irão adquirir.
Ou seja, focando no comportamento dos usuários, enviando os itens que ele já demonstrou interesse, suas chances de venda aumentam exponencialmente uma vez que eles estão mais aptos do que nunca a comprar!
Bárbara Gengo, Analista de Comunicação e Marketing da All In Mail
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Tags:blackfriday, ecommerce, segmentacao
Última modificação: 30 de outubro de 2020