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Push e SMS: conheça essas tendências de mobile marketing

Relacionamento é palavra-chave para as empresas atraírem e fidelizarem clientes. O desafio, no entanto, é saber como ser relevante para os consumidores em um mundo cheio de informações e estímulos, em que ele tem total poder de escolha sobre o que vai consumir.

Uma das soluções para essa questão é estar presente onde o consumidor está, a fim de resolver sua necessidade naquele momento. E qual é o melhor meio de alcançar qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer lugar? O celular.

Smartphones estão sempre por perto para tirar uma dúvida no Google, consultar um aplicativo, distrair-se nas redes sociais e “até” telefonar para alguém. Por isso, o mobile marketing ganha tanta força: o celular é um poderoso meio de comunicação e relacionamento com o consumidor.

Neste post, você vai conhecer duas tendências importantes do mobile marketing: Push e SMS e saber como essas ferramentas podem ajudá-lo a se conectar com o consumidor atual e gerar mais negócios para a sua empresa.

O que são Notificações Push?

Se você tem um smartphone, certamente já recebeu push notifications. São aqueles avisos enviados para a interface do seu celular por algum aplicativo instalado no sistema.

Por exemplo, quando você recebe um e-mail, o aplicativo do Gmail envia uma notificação para que você saiba dessa novidade. Ou quando um amigo comenta na sua foto, o aplicativo do Facebook avisa para que você confira essa atualização.

Notificações dos aplicativos de e-mails, mensagens instantâneas e redes sociais são as que mais recebemos. Mas se a sua empresa tem um aplicativo móvel, você também pode usá-las para interagir com o usuário.

O que é SMS Marketing?

SMS (Short Message Service) é uma tecnologia de envio de mensagens de texto curtas pelo celular. Por muito tempo, elas foram chamadas de “torpedos”, que independem de conexão com a internet e estão presentes em 100% dos aparelhos de celular.

A tecnologia existe desde 1992, e falar dela pode parecer ultrapassado diante do crescimento dos aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Messenger.

Mas é preciso esclarecer: para uso pessoal, o SMS está obsoleto. Porém, para a comunicação de marca, essa ferramenta ainda apresenta vantagens para as empresas.

Como usar Push e SMS nas estratégias de marketing?

Notificações Push e mensagens por SMS podem ser usadas para os mais diversos fins dentro de um objetivo maior: o relacionamento com o consumidor.

Você pode atualizar sobre novas interações no aplicativo (e-mails, mensagens, likes, comentários etc.), informar sobre o pagamento ou envio de um produto, oferecer descontos e ofertas, alertar sobre a proximidade de um local, parabenizar em datas comemorativas, entre outros usos.

O que importa para o usuário é que essas mensagens ofereçam valor, sejam úteis, resolvam alguma necessidade. Do contrário, tornam-se inoportunas e prejudicam o relacionamento com o consumidor.

Portanto, confira abaixo algumas dicas para usar essas ferramentas de maneira relevante!

Envie apenas com a autorização do usuário

Essa é a regra básica para enviar mensagens relevantes por Push e SMS. Nos aplicativos, você pode perguntar ao usuário, no seu primeiro uso, se ele deseja receber notificações. E não dificulte o caminho dentro do app caso ele mude de ideia e queira ser descadastrado dos envios.

No caso do SMS Marketing, uma resolução da Anatel determina que o recebimento seja uma escolha do consumidor de telefonia móvel. Então, você pode pedir autorização quando ele preenche um formulário no site ou faz uma compra, mas também deve oferecer uma forma simples de descadastro — uma resposta com a palavra “SAIR”, por exemplo.

Enviar mensagens sem autorização ou dificultar o opt-out só afasta o consumidor da sua marca e prejudica o relacionamento com a sua base. Deixe que o usuário escolha se quer ou não receber mensagens da sua empresa.

Dê opções para que o cliente defina as configurações de envio

Para tornar o envio de notificações e mensagens mais personalizado, você também pode permitir que o seu cliente decida as configurações de envio.

Ele pode definir por qual canal deseja receber suas comunicações (por e-mail, Push ou SMS) e por quais motivos (como para monitorar o envio de um produto, para saber de novas mensagens recebidas ou para receber descontos exclusivos).

No WhatsApp, por exemplo, você pode silenciar um grupo indesejado. No Facebook, é possível desabilitar notificações de novos comentários em seus posts.

Quando o consumidor está no controle, a experiência com a marca é mais satisfatória, pois atende especificamente aos seus gostos e necessidades.

Personalize a mensagem com segmentação

Para ser relevante, a mensagem precisa ser enviada no momento certo para a pessoa certa. Para isso, você pode segmentar os usuários com base em dados de perfil (gênero, idade, localização, profissão) e comportamentos (frequência de uso do app, última compra realizada etc.).

Por exemplo, alertar sobre o trânsito no caminho é importante para quem está na estrada. Porém, essa mesma pessoa talvez não precise saber que a livraria perto da sua casa está com desconto naquele dia em que ele está fora da cidade. Nesse caso, a segmentação geográfica resolveria.

Então, coloque-se no lugar do consumidor e entenda o que ele gostaria de saber naquele determinado momento.

Quais são as vantagens de Push e SMS?

Quando as mensagens de Push e SMS são usadas da forma como descrevemos acima, elas trazem vantagens para as empresas no relacionamento com o consumidor. Veja como as marcas se beneficiam:

Comunicação relevante

Notificações Push e SMS Marketing são formas relevantes de contato com a sua marca. Elas facilitam a vida do consumidor com informações úteis e ágeis, em um dispositivo (o celular) que está sempre junto dele, e só são enviadas com a sua autorização.

Comunicação direta

Mensagens de Push e SMS têm poucos caracteres. Por isso, elas precisam ser diretas, sem enrolações. Dessa forma, a empresa transmite rapidamente sua mensagem e obtém resultados imediatos do consumidor, que também ganha agilidade no seu dia a dia.

Custo-benefício

O custo do SMS é de alguns centavos por mensagem, e o de Push está envolvido no desenvolvimento do aplicativo. Assim, os investimentos nessas ferramentas são bem menores se comparados à publicidade tradicional.

Estímulo de interação com a marca

Toda notificação ou SMS que chega para o usuário é um novo estímulo de interação com a marca. No caso dos aplicativos, o envio de Push melhora a taxa de retenção e evita seu esquecimento no celular. E, no caso do SMS, a mensagem estimula a lembrança da marca.

Taxa de abertura

Em relação ao e-mail marketing, notificações Push e mensagens SMS são enviadas em menor quantidade, apenas quando são relevantes para o usuário. Dessa forma, elas concorrem com poucas marcas por atenção e, por isso, apresentam maior taxa de abertura.

Enfim, Push e SMS são ferramentas importantes do mobile marketing para tornar sua marca mais relevante no dia a dia do consumidor. Com notificações e mensagens de texto, você consegue conquistar a atenção do usuário para transmitir sua mensagem e motivar uma ação por parte dele.

Quer se manter conectado conosco? Continue acompanhando nosso blog e descubra como melhorar sua estratégia de mobile marketing 😉

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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