Escrito por 20:52 Marketing Cloud

Por que sua taxa de abertura não melhora?

Uma das principais métricas para medir o sucesso de uma campanha de e-mail marketingé a taxa de abertura. Mas se ela estiver baixa, você sabe o que fazer para mudar este cenário?

Se você respondeu “Melhorar o assunto do meu e-mail”, já te adianto que o texto é responsável por uma pequena parcela de culpa do porquê sua taxa de abertura estar baixa.

Calma! Não estou dizendo que o assunto e o conteúdo não são importantes, mas antes disso a sua preocupação tem que ser se sua mensagem está chegando na caixa de entrada do destinatário. Ou seja, além das boas práticas de redação você precisa checar se os servidores SPF, DKIM e CNAME estão bem configurados e se a sua base é qualificada.

Ter muitos e-mails em sua base não quer dizer que ela é qualificada. O mais importante é ter uma base limpa e atualizada com clientes que sejam opt-ins e interessados em sua marca ou no seu conteúdo. Existem diversos meios para captar esse público, veja aqui algumas dicas de como fazer isso.

Além de tudo isso é necessário entender as métricas que os principais ISPs (Internet Service Provider) analisam para verificar se a sua empresa está “fazendo a coisa do jeito certo”. O Hotmail, por exemplo, possui uma lista de Super Usuários, chamada SRD. Um usuário SRD recebe e-mails de diferentes marcas e sinaliza se este é spam ou não. Se o volume de SRD negativo for alto, o provedor entende que sua empresa está agindo de má fé e passa a entregar a maioria de seus e-mails na caixa de spam ou, pior ainda, bloqueia os seus envios.

Já o Gmail se preocupa muito mais com o nível de engajamento da sua base. Em outras palavras, o provedor analisa as ações do seu público em relação ao seu e-mail, taxa de abertura, quantidade de cliques, quem te favoritou, encaminhamentos, marcar como remetente confiável, rolagem até o final, entre outros. Mas também pontua negativamente quando alguém deleta sem ler, marca como spam ou não clica nos e-mails.

Depois de deixar tudo isso em ordem, se você tiver um assunto chamativo e um HTML bem montado, é certo que os resultados das suas campanhas de e-mail marketing serão muito melhores, suas vendas vão aumentar e o engajamento do seu usuário também.

Na All In, além de relatórios que mensuram a qualidade do seu HTML, tem a área de Entregabilidade que é dedicada a analisar a inteligência de performance de envio e te auxilia a melhorar a sua reputação como remetente.

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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