Homem segurando um notebook com cara de dúvida por estar pesquisando o que é tráfego

Escrito por 09:00 Marketing Digital • One Comment

O que é tráfego e como impulsionar o alcance orgânico?

O que é tráfego pago ou orgânico? Qual a diferença e como trabalhar com ambos? Entenda agora! 😉

O que é tráfego digital? 

O tráfego digital é, de forma geral, a movimentação dos usuários pelas suas páginas online. Ele pode ser orgânico ou pago e seu principal objetivo é levar as pessoas para conhecerem o seu produto, interagirem nas suas redes sociais ou ajudá-las a sanar alguma dúvida através do seu blog, por exemplo.

Se você trabalha com marketing digital, com certeza, já se preocupou com o tráfego dos seus canais em algum momento, isso porque essa movimentação é fundamental para a saúde de qualquer negócio. 

Não faz sentido colocar uma vitrine em uma rua que ninguém passa, né? 

É exatamente a mesma coisa com o tráfego, não adianta criar redes sociais, sites, blogs e estratégias super elaboradas se você não trabalhar o alcance da sua marca e mostrar aos consumidores o que você está fazendo, concorda? 

É por isso que nós da All in estamos aqui, buscando sanar suas dúvidas sobre o que é tráfego e te apresentar maneiras de alavancar o alcance do seu site!

Qual a diferença entre tráfego orgânico e pago?

Ilustração de homem com cara de dúvida se questionando o que é tráfego.

O que é tráfego orgânico? O que é tráfego pago? Está na dúvida? Calma, a gente te explica!

Bom, quando falamos em alcance, existem dois jeitos: o tráfego pago e o orgânico. 

Entenda melhor a definição de cada um a seguir: 👇

Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico se resume a toda a movimentação que você consegue de forma natural, sem investir dinheiro. Por exemplo, você criou uma estratégia de marketing de conteúdo e as pessoas se interessam por seus posts, compartilham e clicam no link do seu site, sem que você pague para que o Google dissemine esses conteúdos.

Quanto mais pessoas você consegue levar aos seus canais de forma orgânica, maior a relevância e autoridade da sua empresa no assunto ou nicho que ela representa. 

O alcance orgânico mostra que de fato as pessoas se interessaram por aquilo e escolheram ter alguma ação de maneira autônoma, seja uma curtida, visualização no vídeo ou clique no site, por exemplo.

Tráfego Pago

Já o tráfego pago é conquistado a partir de um investimento em mídia, ou seja, você paga determinado valor para que seus conteúdos alcancem mais pessoas. 

Isso não quer dizer que as pessoas não se interessarão genuinamente pelo que está sendo postado, apenas que você teve uma “ajudinha” a mais para chegar até os interessados. 

Com o tráfego pago é possível definir segmentações para os seus posts e campanhas, além de otimizar os resultados nos motores de busca.

Agora um resuminho, afinal o que é tráfego pago e orgânico?

  • O tráfego orgânico gera mais autoridade ao negócio;
  • O tráfego pago dá mais resultados a curto prazo, enquanto o orgânico a longo prazo;
  • É possível trabalhar com os dois de maneira equilibrada e para objetivos específicos;
  • Além do tráfego, é preciso considerar outras métricas para entender a saúde da sua estratégia, afinal, não adianta atingir muitas pessoas e não ter engajamento ou conversão provenientes dessas visitas, concorda?

Como trabalhar com tráfego na internet?

O primeiro passo para trabalhar com tráfego na internet é estruturar uma estratégia de marketing digital para o seu negócio. Para isso, é fundamental conhecer o seu público: quais canais eles mais utilizam? Quais formatos preferem? Como se comunicam no digital?

Entender melhor com quem você precisa falar facilitará a estruturação da sua estratégia e, assim, você conseguirá criar os canais adequados para gerar tráfego.

A partir desse momento, você pode passar a pensar em algumas estratégias de marketing de conteúdo para criar posts nas suas redes sociais, trabalhar com textos educacionais no blog, utilizar as melhores práticas em seu site e até aperfeiçoar outras estratégias, como o e-mail marketing, por exemplo.

Como impulsionar o alcance orgânico?

Ilustração de homem subindo em gráfico, porque agora ele sabe o que é tráfego e pode impulsionar o do seu site.

Agora que você já sabe o que é tráfego é importante criar estratégias eficientes e nisso a All in te ajuda!

Pensando que você já tem conhecimento sobre o que é tráfego e conhece o seu público, é hora de aperfeiçoar a experiência dele com a sua marca ou otimizar as suas estratégias para conseguir atrair novos visitantes que podem se tornar novos clientes. 

Para isso, é preciso trabalhar com outros conceitos e estratégias complementares, que vão ajudar em diversas frentes, além de contribuir com o impulsionamento do seu alcance orgânico e alcançar mais pessoas sem investimento em tráfego pago.

Quer conhecer algumas estratégias que podem te ajudar nessa jornada? Dê uma olhada:

  • Data Driven

Dados são presente e o futuro  do marketing, então é fundamental trabalhar com marketing de dados. Assim, você conseguirá criar comunicações e campanhas mais assertivas e embasadas, tudo com base nas informações que os usuários disponibilizam. Quer saber melhor como funciona o data driven? Clique aqui!

  • Controle de dados

Se você quer ter um negócio online, é fundamental saber como manipular dados. Nem toda informação é útil ou pode ser usada livremente, por isso, é preciso saber como coletar, armazenar e extrair insights das informações que você tem. Fique atento e garanta que o seu negócio está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

  • Otimização de SEO

SEO é uma estratégia fundamental para quem quer melhorar o tráfego dos canais. Por isso, também é importante contar com otimizações da estratégia, através dos dados estruturados, por exemplo. Eles funcionam como um esquema de informações padronizadas para facilitar a pesquisa, organização e exposição do site para os mecanismos de buscas. Saiba mais aqui!

  • Backlinks

Os backlinks também ajudam no aumento do tráfego do seu site. Através dele, você cria hiperlinks para outras páginas do seu site ou até para outros sites, podendo usá-los em parcerias com outras marcas, por exemplo.

  • Segmentação de público

Como dissemos, a segmentação de público é parte fundamental do tráfego pago, é através dela que você define quem são as melhores pessoas para serem atingidas pelo seu conteúdo. Assim, consegue qualificar o público e trazer visitantes que tenham mais feat com a sua marca.

  • Gatilhos comportamentais

Você conhece essa poderosa estratégia de marketing? Através dos gatilhos você pode atrair o seu público de forma orquestrada e, literalmente, atraente. Desperte senso de urgência, curiosidade, prova de sucesso social e muito mais.

  • Relatórios

Não tem para onde correr: quem quer trabalhar com marketing digital precisa acompanhar os números! É através dos relatórios que você consegue entender o que está funcionando, o que precisa ser melhorado, o que deve mudar e quais serão os próximos passos do seu negócio. Contra dados não há argumento, então invista em uma análise de qualidade.

Você já utiliza algumas dessas estratégias? Conte pra gente nos comentários! E se ainda não implementou em seu negócio, procure saber sobre essas opções e faça testes para notar as diferenças.

Como a All in pode ajudar? 

Agora que você já sabe o que é tráfego é preciso ter consciência que para aumentá-lo é preciso de inteligência estratégica e soluções digitais para otimizar os seus processos, e isso  você encontra aqui na All in. 

Vamos te ajudar a entender o comportamento do seu consumidor, adequar suas estratégias de marketing, de acordo com os seus objetivos, impulsionar o alcance dos seus canais, além de, é claro, oferecer ferramentas para te ajudar nesse processo.

Com a nossa solução BTG, você capta o comportamento do usuário para entender melhor suas ações no mundo digital, pode acompanhar e analisar a performance das suas campanhas com apenas alguns cliques e ainda conta com um relatório completo sobre a opinião dos consumidores em relação a experiências omnichannel.

Conheça a estratégia BTG com a Isabela:

Quer entender melhor como a All in pode te ajudar hoje? Nos envie uma mensagem, nós temos soluções e estratégias ideais para o seu negócio. 😎

Clique e entenda mais sobre essa nova estratégia de comunicação para redes sociais.

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Tags:, , , Última modificação: 26 de setembro de 2022
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