Escrito por 09:00 Marketing Digital

Martech: o que é e quais são seus benefícios?

O termo Martech surge seguindo a tendência de vários outros setores – você com certeza já ouviu os termos “fintech”, “edtech” ou “healthtech”, certo? Eles surgem a partir da inovação através da tecnologia em diversos setores.

E, claro, o marketing e as empresas não poderiam ficar de fora da modernização e inovação que tem ocorrido nos últimos tempos. Agora que você já tem uma ideia do conceito, vamos entender mais sobre o que são as Martechs e quais seus benefícios?

Acompanhe mais um conteúdo exclusivo da All in para você!

O que é Martech?

Para começar a falar do assunto, é importante esclarecer que, apesar da popularidade das “techs” de forma geral, o termo ‘martech’ é relativamente novo: apenas 25% dos profissionais da área conhecem o conceito e você, com certeza, quer fazer parte desse grupo seleto e sair na frente da concorrência, né? Então vem com a gente!

Vamos lá: martech é uma junção de “marketing” e “tecnologia”, ou seja, o nome é usado para diferenciar agências e empresas de marketing digital que têm a tecnologia como um de seus principais recursos, além de forte presença da transformação digital constante. 

Nas martechs, não há espaço para achismos e feeling, tudo é feito com base em dados, o que ressalta a característica de usar a tecnologia como protagonista dos processos.

Um dos grandes diferenciais do modelo é que essa tecnologia, além de contribuir ativamente na tomada de decisão e na definição de estratégias, fortalece a automação: recursos, tempo e pessoas são melhor empregados e otimizados – o que contribui ativamente nos resultados de geração de insights, fidelização de clientes, redução de desperdícios e etc.

Relembrando: toda martech é uma empresa de marketing, mas nem toda empresa de marketing é uma martech!

Ilustração de duas pessoas em pé, observando um quadro na parede repleto por dados e informações para uma martech

Uma martech é uma empresa guiada por dados.

Martech vs. Adtech: tem diferença?

Principalmente nesse começo da disseminação do conceito, muitas pessoas confundem martech e adtech, mas tem diferença! E claro que nós vamos te explicar agora.

As adtechs, um modelo ‘mais antigo’ e já consolidado no meio ‘tech’, trabalham de forma mais específica, com foco em campanhas e resultados de anúncios pagos, podendo inclusive fazer parte de uma martech – que engloba toda a cadeia do marketing.

Em suma, as adtechs centralizam seus esforços em publicidade paga, enquanto as martechs em soluções completas de marketing digital.

Características de uma MarTech

O conceito já ficou claro pra você, certo? Então vamos nos aprofundar no modelo de negócio e entender quais as principais características das martechs e como elas podem impactar e otimizar o seu negócio. Bora!

Mensurar resultados

Você já sabe que o acompanhamento e a análise de resultados é imprescindível para o negócio. Nas martechs essa prática é ainda mais forte, afinal, você não consegue gerenciar o que não mensura.

A mensuração da performance das suas estratégias e campanhas é quem ajuda na tomada de decisão e ajustes de rotas; por exemplo: aqui na All in, você conta com uma solução onde acompanha os insights das suas campanhas para entender quando os leads estão caindo e onde é preciso atuar, recuperando a performance da sua estratégia em tempo real. 

Digital + estratégia + tecnologia trabalhando integrados para oferecer o melhor ao seu negócio!

Gestão de processos

Essa é uma das características mais tradicionais das martechs: para ser data driven, é preciso saber gerir os processos, tanto internos, quanto externos!

Ferramentas e softwares ajudam a fazer um trabalho de gestão eficiente, otimizando a produtividade do time, o tempo, melhorando a organização dos processos e orquestrando para que os processos internos sejam refletidos externamente de maneira integrada e consistente.

Já pensou em sua equipe focando no que realmente importa: estratégias e tendências? É isso que essa gestão de processos possibilita: a parte burocrática ser completamente automação e tecnologia, melhorando, inclusive, o controle das informações e minimizando erros humanos de coleta, armazenamento e análise de dados, por exemplo.

Ilustração de um computador com um check de confirmação, ilustrando os softwares mencionados

Softwares de otimização podem ajudar (e muito!) sua estratégia

Automação

Essa característica já é considerada quase que a essência das martechs: automação em tudo que é possível. Já pensou se não existissem as ferramentas de e-mail marketing, agendamento de publicações, dashboards atualizados em tempo real e outros softwares que ajudam (tanto) os profissionais de marketing? 

A ideia é que o que possa ser otimizado, seja dentro de uma martech; facilitando a vida do time, a efetividade das estratégias, a obtenção dos resultados e a otimização do tempo

É importante ressaltar que nesse caso, a automação é vista não só como uma forma de otimizar processos e tempo, mas também a estratégia como um todo.

Funil de vendas

Um clássico já muito utilizado nas agências e empresas de marketing de forma geral, o funil de vendas ganha uma roupagem mais específica, segmentada e minuciosa nas martechs. 

A automação permite que o funil de vendas seja trabalhado de forma mais precisa, acompanhando toda a jornada do usuário de perto e promovendo melhorias ao longo das etapas, além de possibilitar até a geração de funis ainda mais detalhados dentro da estratégia macro. Já pensou nessa possibilidade?

Relacionamento com o consumidor

Só de considerar as características anteriores, já vimos o quanto o cliente ganha nesse modelo, né? Mas além disso, as martechs também visam o uso intensivo de CRM‘s e a aplicação do omnichannel – tendência consolidada que integra os pontos de contato e canais de atendimento – facilitando a vida dos usuários. 

Como todo o processo e funil de vendas são acompanhados de perto, a geração de dados também é constante, otimizando cada vez mais a experiência do usuário com a marca e o seu relacionamento com ele, que tende a ser mais próximo, orgânico e assertivo.

Ilustração contendo duas pessoas, um vendedor e um comprador, com uma postura positiva entre eles

Trabalhar seu relacionamento com seus clientes é uma estratégia super importante

Os benefícios desse investimento

Junte todas as características que citamos até aqui com o uso massivo de tecnologia, análise de dados constante e acompanhamento próximo e tenha ações e um plano de marketing melhor embasado e mais assertivo para o seu público-alvo. 

Mas não para por aí. Conheça agora outros benefícios que as martechs possibilitam! 

Campanhas personalizadas

Acompanhando a jornada de compra e entendendo sua persona através dos dados constantemente gerados, você conseguirá criar campanhas e ações muito mais personalizadas, segmentadas e assertivas.

Entender os hábitos do seu consumidor pode contribuir (e muito) com o aumento da conversão. Isso porque você enviará a comunicação certa, pra pessoa certa e na hora certa e ele, certamente, perceberá esse cuidado.

Melhor experiência do usuário

Cerca de 70% das empresas brasileiras ainda não utilizam a tecnologia como foco na experiência do usuário, e porque não implementar isso como um diferencial em seu negócio? Existe um espaço vago nesse quesito e você pode fazer a diferença!

Uma experiência personalizada e constantemente otimizada com base no comportamento do próprio consumidor, ajuda a melhorar a experiência do usuário e até incentiva a fidelização desse cliente. 

Decisões embasadas e melhor sucedidas 

Um clássico das martechs já que elas são completamente data-driven! Naturalmente, decisões baseadas em dados e fatos têm maior chance de serem bem sucedidas. 

O modelo permite que a coleta, armazenamento e análise dos dados sejam feitas de forma mais efetiva e controlada, o que possibilita que as ações sejam verdadeiramente baseadas nessas informações adquiridas através do comportamento do usuário.

Aqui, nada é no feeling ou no gosto pessoal, absolutamente tudo guiado por informações verdadeiras e consistentes.

Ilustração de duas pessoas analisando dados para montar sua estratégia de negócios

Estratégias data-driven trazem mais assertividade ao seu negócio

A melhor otimização para seu negócio

E se a gente está falando de otimização, tecnologia, inovação e inteligência estratégica, com certeza a All in é a melhor pedida. Nós somos data-driven, todas as nossas soluções seguem esse racional para oferecer o melhor aos clientes.

Além de ferramentas que contribuem com as vendas do seu negócio, como lightbox, pop up, enquete e etc, nós vamos sempre além! Por isso, trabalhamos em soluções que façam o consumidor se apaixonar pela sua marca e permaneçam engajados através de e-mails, web e app push, sms, entre outras soluções personalizadas que ajudam seu negócio a entender os resultados das campanhas a longo prazo e traçar estratégias a partir disso, por exemplo.

Aqui, você pode ficar tranquilo, toda a jornada de consumo do seu usuário é bem assistida e acompanhada de perto para gerar os melhores resultados e, claro, otimizando tempo,  recursos e a estratégia do seu negócio. Quer saber como? Nos envie uma mensagem!

E não deixe de conferir mais sobre marketing digital, estratégias eficientes, soluções inteligentes e muito mais em nosso blog. A gente te espera!

Clique e descubra mais sobre como recuperar clientes inativos através de uma nova estratégia.

(Visited 224 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 6 de outubro de 2022
Fechar