Escrito por 12:23 Estratégias, Marketing Digital

KPI indicadores: mensurando o desempenho da sua empresa!

o KPI é uma métrica de grande relevância quando o assunto é mensurar o desempenho de uma estratégia, por exemplo.  Realizando essa mensuração, você consegue identificar o que acrescenta ou não nos seus processos, sendo assim o KPI é uma maneira muito eficiente de analisar os resultados, com base nos números apresentados.

E é muito comum que empresas vistas como de sucessos são aquelas que acompanham e reconhecem a performance de suas ações!

Para te ajudar a entender melhor sobre o KPI e saber como ele pode te ajudar a alavancar os seus processos, continue com a leitura!

Mas, o que é KPI?

KPI significa Key Performance Indicator, em português: indicador-chave de performance e tem exatamente essa função, medir os indicadores mais importantes de uma empresa. 

A estratégia ajuda gestores e equipes a entenderem como está o funcionamento do negócio, escolhendo as métricas mais importantes a serem avaliadas e traçando objetivos e metas mais claras e palpáveis, de acordo com o desempenho do negócio.

E qual a importância de utilizar o KPI? 

KPI é uma das estratégias que pode ajudar o seu negócio a compreender os números e estabelecer novas metas.

Segundo a Content Trends 2017, 78,1% das empresas que utilizam a estratégia se consideram bem-sucedidas, enquanto nos negócios que não utilizam o indicador chave de performance, o número é de apenas 25,2%.

É importante entender que kpis não são necessariamente métricas, por mais que pareçam sinônimos! 

As métricas referem-se a algo a ser medido, ou seja, é muito amplo, pode ser apenas uma métrica de acompanhamento, uma métrica para medir o desempenho do time de marketing ou vendas, por exemplo.

Entretanto, se esse número for muito relevante para o bom funcionamento do seu negócio como um todo e te ajudar a tomar decisões, nesse caso essa métrica se tornará um indicador chave de performance.

Quais são os tipos de KPI?

Para entender melhor sobre os tipos de kpi, lembre-se de não levar em conta os nomes no sentido literal. O kpi primário não é mais básico, mas sim o que reflete o sucesso da empresa diretamente.

  • KPI primário

Usando nosso exemplo prático de marketing digital, o KPI primário é aquele que mensura os resultados das estratégias que estão sendo utilizadas no processo. Perguntas como “a campanha está funcionando?”, “Estamos adquirindo leads?”, “Qual o custo?” podem ser respondidas através deste tipo de KPI.

Alguns exemplos de dados omitidos no kpi primário:

  • Receita por compra/total;
  • Taxa de conversão;
  • Tráfego.
  • Kpi secundário

Esses são os responsáveis por monitorar os resultados dos kpis primários. Os kpis secundários também são mais específicos.

Ou seja, avaliam resultados como:

  • Efetividade do call to action;
  • Custo detalhado por lead;
  • Assinantes da newsletter;
  • Origem do tráfego;
  • Etc.
  • Kpi prático

Esse é complementar ao kpi primário ou secundário, sendo assim, funciona como uma espécie de explicação ainda mais específica dos dois primeiros e abrange indicadores, como:

  • Ranqueamento da página em comparação a concorrência;
  • Visualizações dos conteúdos;
  • Alcance de publicações;
  • Interações;
  • Tráfego.

Metas e objetivos do KPI 

Como em toda a estratégia, para implementar os indicadores-chave de performance (KPI) é essencial ter um objetivo. Por isso, analise o seu negócio, entenda o momento atual da empresa, trace um objetivo e coloque uma data para alcançá-lo. 

Uma dica interessante para definir um objetivo para a sua empresa é usar uma metodologia, como a SMART.

Pense na seguinte situação: temos por objetivo recuperar 30% da base de contatos inativos através da ferramenta da AlliN em 6 meses. Tendo esse objetivo, é possível adequar o SMART da seguinte forma:

Essa metodologia é bastante usada durante a implementação de estratégias como kpi indicadores.

Sobre as metas, separe seus grandes objetivos em pequenas metas para facilitar a visualização das conquistas e também o funcionamento de cada etapa, assim você consegue fazer alterações no percurso, caso seja necessário e acompanhar também as estratégias de sucesso.

Trabalhe com metas que ajudem na construção do seu objetivo, usando o nosso exemplo, se o objetivo é recuperar 30% da base de inativos em 6 meses, uma meta pode ser entender o que é relevante para esses leads adormecidos.

Como a implementação do KPI pode ajudar nos seus negócios?

A utilização dos indicadores-chave de performance pode mudar o nível da sua empresa, profissionalizando o negócio e ajudando a fazer previsões mais assertivas de acordo com o desempenho mostrado pelo kpi. 

Isso ocorre uma vez que, utilizando os indicadores chave de desempenho, você consegue acompanhar de perto as informações mais importantes para o seu negócio. Ou seja, caso seja preciso ajustar, mudar, excluir ou adicionar algo no percurso, você consegue prever com antecedência e evita qualquer tipo de ameaça para o seu negócio

Utilizando o KPI, toda a equipe, desde o TI, equipe de vendas, marketing, diretoria e demais envolvidos, consegue acompanhar o desempenho dos indicadores definidos como fundamentais para o bom funcionamento do negócio.

Além disso, os indicadores chave de performance também permitem que os objetivos e metas traçadas sejam mais realistas e palpáveis, já que todos poderão acompanhar a evolução de determinada área.

Exemplos de KPI utilizados no marketing e suas métricas

Ainda usando o exemplo do marketing digital, vamos entender alguns kpis comuns no mercado e como são as métricas deles! 

Aqui você conseguirá entender melhor a diferença entre métrica e indicador chave de performance. A fim de facilitar destacamos os kpis em negrito antecedendo a métrica. Confira:

  • Índice de engajamento: Total de visitantes que interagiram com a página ÷ Total de visitantes;
  • Índice de influência social: Total de posts “curtidos” ou “retuitados” ÷ Total de posts publicados;
  • Taxa de Conversão: Total de Vendas ÷ Total de Visitas ao site;
  • Tíquete-Médio: Total de Receita ÷ Total de Vendas.

As métricas e KPIS podem variar de acordo com as informações mais importantes para a sua empresa. Por isso, existem indicadores chave de performance específicos para cada ramo de atividade e até para cada empresa.

Escolhendo um bom KPI 

A escolha do KPI ideal é um passo importante para elaborar metas e objetivos cada vez mais assertivos.

Como escolher KPIS mais indicados para o seu negócio não é uma tarefa difícil, mas para isso é preciso responder algumas perguntas sobre o seu negócio, como:

  • Qual o momento da sua empresa : Avalie de forma realista a situação do negócio, se vocês estão em ascensão ou passando por um momento delicado. É preciso entender o momento para implementar a estratégia de forma funcional;
  • Quais são os seus objetivos : Você já tem algo em mente? Se não tiver, é hora de traçá-lo;
  • Quais e quantas metas são necessárias para a conquista desse objetivo: Traçar metas é essencial, portanto, estabeleça e reconheça quais e quantas metas serão necessárias para enfim alcançar o objetivo principal;
  • Quanto tempo será preciso investir para alcançá-lo: Com uma boa análise dos dados e necessidades da empresa, será possível presumir o tempo de investimento, estabelecendo uma deadline para o seu objetivo.

Essas são as primeiras perguntas que você deve responder para dar início ao processo de implementação dos indicadores chave de performance. Pois, como em toda estratégia, o primeiro passo é entender o que você pretende alcançar com essa implementação.

Ao compreender o momento do seu negócio, saiba como avaliar um bom KPI para sua empresa:

  • Importância para o negócio: qual a relevância desse indicador para o seu negócio? Lembre-se que essa é a premissa básica para tornar uma métrica em indicador chave de performance, ela precisa ser relevante para conquistar o objetivo da empresa.
  • Relevância: Para quem ele é importante? Para a equipe de vendas? Para o marketing? Esse indicador precisa ser relevante para a empresa como um todo, leve em consideração avaliar um indicador que te ajude a tomar boas decisões de modo geral, não apenas focadas em uma área.
  • Periodicidade: o kpi escolhido deve estar disponível para ser mensurado regularmente. O acompanhamento constante é o que faz a diferença em qualquer estratégia, se não houver frequência, não há acompanhamento eficaz. 
  • Disponibilidade: Escolha kpis que estejam disponíveis para serem analisados e, conforme as demais ferramentas sejam disponibilizadas, você pode analisá-las também. Aproveite esse tempo para reavaliar quais são os indicadores chave de performance mais importantes para o seu negócio como um todo.

Além de entender o momento da sua empresa, também é importante compreender o que é ideal em seu ramo de atividades. Cada área possui particularidades e, por isso, existem kpis indicadores específicos que podem fazer toda a diferença no processo de análise. 

Esperamos ter te auxiliado a entender o que é kpi indicador e como ele pode ajudar o seu negócio, contribuindo com a mensuração de desempenho e visualização das suas metas, objetivos e conquistas.

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Última modificação: 7 de julho de 2022
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