Escrito por 16:59 Sem categoria

A importância em manter o fluxo de disparos de email marketing!

i

Você trabalha com e-mail marketing, a sua campanha foi devidamente organizada, está estruturada, mas, ainda assim, você não tem notado melhora em seus índices e aumento em suas conversões? Já parou para pensar se o seu fluxo de disparos de e-mail marketing está adequado às necessidades dos seus clientes?

No artigo abaixo, vamos indicar a você as principais ações para que seus clientes voltem a engajar com a sua empresa, incluindo a relevância em manter um bom fluxo de disparos de email marketing. Acompanhe!

Disparos de email marketing: qual sua relevância?

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital extremamente eficiente, tanto para empresas, quanto para clientes. Diversas marcas utilizam essa abordagem para comunicar-se com seus consumidores e leads, tanto com o objetivo de aumentar suas conversões, quanto para criar um relacionamento saudável com o usuário e, posteriormente, fidelizá-lo, utilizando uma comunicação fácil, rápida, objetiva e eficaz.

Mas, para que todos esses passos que citamos acima aconteçam, é fundamental que o seu fluxo de disparo de email marketing esteja de acordo com o que seu cliente necessita. É importante considerar que alguns leads são mais engajados com determinados tipos de e-mail, outros nem tanto. Por isso, é imprescindível que você conheça seus consumidores e entenda a necessidade de cada um para atendê-los de forma assertiva.

O que um bom fluxo de disparo pode trazer?

Para você compreender melhor a relevância de criar um bom fluxo de disparos de e-mail marketing, separamos abaixo algumas das principais vantagens em manter os e-mails em um fluxo bem estabelecido.

Cria relacionamento 

Claro que a venda é importante, mas se você enviar apenas e-mails indicando a compra, seus leads podem se cansar da sua comunicação. Faça conteúdos interessantes e atrativos, de acordo com os interesses de cada um dos seus leads.

Crie segmentações e réguas de relacionamento que não indiquem somente compra. Envie newsletters, e-books, infográficos, e-mails comemorativos e preocupe-se também em nutrir esse lead. Pense além da venda e tente conquistar seus clientes.

Aumenta o ROI

O ROI do e-mail marketing é superior a qualquer outro meio de geração de leads. Isso porque milhares de pessoas utilizam o e-mail, o custo unitário para envio é razoavelmente baixo e, se a sua campanha for bem planejada, a entregabilidade e taxa de abertura podem aumentar consideravelmente suas conversões.

Levando isso em consideração, se você tiver um bom fluxo de disparo de e-mail marketing, muito possivelmente seu ROI aumentará, concorda?

Quando falamos em conversão, podemos pensar que: se você tem uma taxa de conversão proveniente do e-mail marketing que está acima de 20% isso é muito Entre 10% e 20% a taxa está boa, mas você pode melhorar esses índices. Entretanto, se a sua taxa de conversão está abaixo de 10%, é importante repensar sua estratégia e verificar se há algo de errado ou que pode ser melhorado. Verifique como está a sua entregabilidade, se você mantém um bom fluxo de e-mails e estude como melhorar seus índices.

Ainda assim, lembre-se que essa taxa de conversão pode ser variável e subjetiva, já que nem sempre você enviará conteúdos que levem ao seu site ou indiquem compra, necessariamente. Avalie sua campanha e entenda o que está bom, o que não está e o que pode ser melhorado, observe cada particularidade do seu caso para compreender as melhorias que precisam ser feitas.

Colabora com as taxas de e-mail marketing

ii

Manter um bom fluxo de disparo de email marketing pode colaborar com o aumento das vendas do seu negócio.

Claro que alguns fatores são variáveis, entretanto, existem algumas boas práticas que ajudam a melhorar seus índices dentro da estratégia de e-mail. Se você seguir um raciocínio dentro do seu fluxo de disparos de e-mail marketing, poderá melhorar suas taxas.

Confira, abaixo, alguns pontos em que você deve ter atenção na sua estratégia de e-mail marketing:

Frequência

Esse é um ponto fundamental para manter um fluxo de disparo de e-mail marketing saudável. Como dissemos até aqui, você necessariamente precisa disparar conteúdo para os seus clientes, entretanto, é preciso achar um equilíbrio para não exagerar, ser inconveniente e, inclusive, chamar atenção dos provedores.

Quantos e-mails mensais são necessários para fazer um bom trabalho com seus clientes? Estude sua base, faça testes, veja quais são as necessidades de cada um e defina uma frequência razoável para atingir todos, mas sem desgastar seus contatos.

Segmentação

Outra dica fundamental para quem quer trabalhar com e-mail marketing e ter bons números: a segmentação é indispensável para colher bons resultados. Converse especificamente sobre os interesses de cada lead, personalize, entenda o que cada consumidor precisa e espera de você. 

Existem ferramentas que trabalham de acordo com o comportamento do usuário no seu site. Por isso, analise plataformas, como a All iN, e extraia informações importantes de cada uma. Use a estratégia de segmentação de forma bem planejada. 

É importante que o trabalho seja feito minuciosamente, não apenas no “modo automático” para que os seus clientes reajam de acordo com os seus esforços. Um bom exemplo de segmentação são as usadas nas estratégias de remarketing, por exemplo.

Régua de relacionamento

Crie uma régua que faça sentido para o usuário, que tenha uma sequência na comunicação para que, em cada e-mail, ele avance um passo na jornada de compra.

Conte histórias, crie conteúdo coeso, organize-se e mostre isso ao seu lead. Indique discretamente que os seus e-mails seguem um fluxo de disparo lógico.

Entregabilidade

Ao criar um fluxo de disparo de e-mail marketing, consequentemente você melhora sua entregabilidade, sabia?

Isso porque os provedores avaliam a reputação do remetente e, se você tiver um fluxo consistente, sua taxa de entregabilidade melhora. Como mostra o relatório Sender Score Benchmark 2018, realizado pela Return Path, remetentes com pontuação entre 91 e 100 tiveram 91% de suas mensagens entregues, aqueles com pontuação entre 81 e 90, tiveram diminuição na taxa para 68%, já os que têm reputação entre 71 e 80, as entregas de e-mail ficaram em 42%.

Além disso, como explicamos aqui (na parte sobre entregabilidade – dica 14) você precisa conferir algumas informações para garantir que o seu domínio ou IP não estejam comprometidos com os provedores e, por consequência, que seus e-mails não caiam em spam.

Para melhorar a entregabilidade, ainda, é preciso trabalhar bem com a segmentação de bases e e-mails, principalmente porque ela serve para a comunicação com clientes em etapas diferentes: os mais engajados, menos engajados e os que não interagem com a sua empresa.  

Entretanto, se a sua empresa utilizar um IP compartilhado ou se você estiver receoso de prejudicar algum processo, você pode criar um domínio à parte apenas para trabalhar com reativações. Na All iN, por exemplo, você pode ter um ambiente exclusivo para recuperação de inativos.

Inativos

Clientes inativos sempre deixam dúvidas. É difícil saber exatamente como agir com cada um deles, e uma das perguntas mais feitas nesse momento é: como vou recuperar esses clientes inativos? A resposta é: trabalhando com um bom fluxo de disparo de e-mail marketing!

É extremamente possível recuperar clientes com bons conteúdos e um fluxo de disparo de email marketing consistente, sabia? Muitas empresas de diversos nichos, como grandes varejistas de beleza e vestuário já conseguiram recuperar clientes inativos com uma boa estratégia e com redes de domínio à parte, apenas para trabalhar com esses clientes que estavam inativos.

Faça o teste, estude seus usuários inativos, entenda o porquê eles se encontram nessa posição e defina estratégias para reengajá-los. Alguns deles compraram apenas uma vez, ou não compram já faz um tempo. Outros acompanham seu site, mas não compram, certo? 

Essas são apenas algumas das muitas opções para um cliente não interagir com a sua marca, por isso, é importante entender o que o levou a esse estado e o que você pode fazer para modificá-lo.

Novos clientes

Agora que você já conseguiu recuperar seus clientes inativos, está na hora de atrair novos leads, concorda? Para isso, você pode trabalhar com o marketing integrado, por exemplo.

Crie uma campanha que possa ser veiculada em diversos meios de comunicação digital, defina um fluxo de disparos de email marketing, adicione um banner em seu site, divulgue em suas redes sociais, trabalhe com anúncios, capriche no SEO e vincule tudo isso a sua estratégia de e-mail marketing.

Lembre-se que, para ter uma campanha consistente, é fundamental que a sua comunicação seja coesa em todos os canais de comunicação, tanto no quesito imagem quanto linguagem, por exemplo.

Trabalhar com as redes sociais é quase que mandatório nos dias atuais e, além de proporcionar um ótimo alcance, permite que você acompanhe os feedbacks dos seus clientes em tempo real. Assim, as mídias sociais podem te dar um direcionamento imediato sobre a campanha e se são necessárias melhorias ou mudanças específicas.

Já com os anúncios, você conseguirá atingir diversos clientes de forma rápida e prática, basta selecionar as mídias que te interessam e segmentar o seu público para atingir as pessoas certas, no momento certo.

Não esqueça que para você conseguir um novo usuário, é preciso que ele se interesse minimamente pela sua empresa, produto e/ou serviço, por isso, a segmentação é tão importante, pois ela permite que você selecione os possíveis clientes com determinados interesses ou hábitos de consumo, por exemplo.

Alinhando essas abordagens a uma boa estratégia de criação e disparo de e-mail marketing, suas chances de melhorar seus índices e aumentar suas conversões são, consideravelmente, maiores.

Por isso, estude bem o seu planejamento, veja se todos os processos estão alinhados, entenda as necessidades dos seus clientes, faça testes e observe se o seu fluxo de disparo de e-mail marketing está adequado ao que o que seus usuários esperam.

Lembre-se que ter um bom conteúdo não será importante se você mandar um e-mail a cada 2 meses ou todos os dias, é preciso que o fluxo de disparo de e-mail marketing seja estudado e tenha embasamento. Tenha cuidado para não desgastar o cliente com o excesso e fique atento para não cair no esquecimento com a falta de conteúdo. Encontre o equilíbrio que o seu cliente espera e conte sempre com a gente, estamos aqui para te ajudar.

(Visited 515 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar