No post de hoje falaremos sobre as diferenças e vantagens do email marketing em relação ao Spam. Embora muitas pessoas se confundam com as duas práticas elas apresentam diferenças que são decisivas para o sucesso ou fracasso de uma campanha. Na verdade, depois de ler esse texto vocês perceberam que não são práticas apenas diferentes, na verdade elas geram resultados opostos.
A principal e talvez mais significativa diferença é que para uma empresa poder enviar email marketing o usuário precisa solicitar ou autorizar que essas mensagens cheguem a sua caixa de entrada. É o internauta quem decide o que ele deseja receber em seu email, e essa é uma outra característica que só existe no email marketing. Quando uma pessoa pede para receber um determinado tipo de email ela está ajudando a empresa a configurar e classificar o seu público. Ao conhecer as preferências de seus clientes as campanhas podem ser segmentadas e personalizadas, ou seja, direcionadas a um determinado tipo de usuário, com interesses específicos. Através de ferramentas de busca e pesquisa nos bancos de dados, as empresas conseguem perceber o perfil de seus clientes e assim, enviar somente emails sobre assuntos que ele demonstra interesse. Ou seja, uma vez que a pessoa só recebe emails que ela autorizou e que são de seu interesse, porque ela não iria gostar dessa empresa? Com uma boa campanha de email marketing, direcionada ao público certo, a empresa só tem a ganhar, pois com seus clientes satisfeitos, o tráfego no site aumenta, com mais pessoas conhecendo seus serviços sua visibilidade também aumenta.
Quando falamos de Spam temos que ter em mente que estamos nos referindo a uma prática ilegal. O Spam é invasivo porque chega as pessoas sem que elas queiram. Ele é enviado indiscriminadamente o que ao invés de gerar efeitos positivos acaba trazendo prejuízos para quem o pratica. Empresas que optam pelo Spam têm sua imagem prejudicada frente aos clientes porque ninguém gosta de ver sua caixa de email cheia de mensagens que não interessam. Os usuários acabam associando a imagem da empresa ao desconforto causado pelo Spam. Em casos mais severos, quando os usuários conseguem provar que estão recebendo Spam, a empresa que envia as mensagens sem autorização pode cair em uma Blacklist e assim perder sua credibilidade e o direito de enviar mensagens diretas aos principais provedores.
Agora que sabemos que email marketing é uma ferramenta de extrema importância no desenvolvimento de estratégias comerciais pela internet, além disso, proporcionam para a empresa um canal de relacionamento aberto com seus clientes; por que continuar prejudicando a imagem de sua empresa com Spams? Opte pelo Email Marketing!
All In Comunicação
(Visited 219 times, 1 visits today)
Última modificação: 3 de novembro de 2020